31 maio 2008

As directas do PSD - Presidente


As directas do PSD - Santo Tirso

Passos Coelho - 50,2% (130 votos)

Manuela Ferreira Leite - 29% (75 votos)

Santana Lopes - 19% (49 votos)

Patinha Antão - 0,6% (2 votos)

Votos em Branco: 3 - 1, 2%

29 maio 2008

Feira do Livro em Santo Tirso

Do dia 30 de Maio a 7 de Junho a Feira do Livro de Santo Tirso terá lugar no Átrio da Câmara Municipal.

Horário: Das 9 às 19 horas de segunda a quinta-feira; das 9 às 23 horas à sexta-feira; das 15 às 23 horas ao sábado e das 15 às 19 horas ao domingo.

24 maio 2008

Já temos Candidato!

Ontem à noite no Plenário do PSD de Santo Tirso com uma sala cheia, os militantes apoiaram e aplaudiram a decisão da Comissão Política Concelhia:

João Abreu será o candidato do PSD às Autárquicas de 2009!

Benfica já tem treinador

Quique Flores é o novo treinador do Benfica!

Os candidatos à liderança do PPD/PSD

Terminado o prazo para a apresentação das candidaturas à liderança do PSD são quatro os candidatos que vão a votos no próximo dia 31 do corrente mês: Manuela Ferreira Leite, Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Santana Lopes.

Na passada 2ª feira, a Distrital do Porto organizou um primeiro debate entre os candidatos. Estiveram presentes Passos Coelho, Patinha Antão e Neto da Silva. Estive presente nesta Assembleia Distrital extraordinária e tive muita pena que Manuela Ferreira Leite e Santana Lopes não pudessem estar presentes pois, sem dúvida, que a presença de ambos teria dado outra vivacidade ao debate que na realidade pouco teve de debate, dado que os três candidatos presentes limitaram-se a apresentar as suas ideias. Por tal, não surgiram ataques entre candidatos tendo até Patinha Antão tecido rasgados elogios ao companheiro Passos Coelho.
O Pedro preparou-se para ser líder e tem um percurso que deve ser visto com atenção pelo partido. É um percurso de dedicação ao partido. Por momentos até julguei que ali naquele momento Patinha Antão, no dia em que angariou as 1500 assinaturas necessárias para concorrer à liderança do partido, iria desistir manifestando o seu apoio a Passos Coelho dada os elogios estranhamente dirigidos ao mesmo.


Não obstante, no Sábado anterior estive na Trofa para ouvir Manuela Ferreira Leite. O discurso da mulher candidata à liderança do partido social-democrata traduziu-se em mudança e esperança para os portugueses.
O Partido será o que quisermos. O que quisermos no voto livre, sem dono, não respondendo a nenhuma voz que não seja a da nossa consciência, contribuindo para que o partido volte a ser credível na sociedade e recupere a confiança nos portugueses.
Sempre partilhei convosco os melhores e os piores momentos do PSD. Sabem o que eu penso, sabem quem eu sou. Sabem que não vos engano.

Acerca do meu voto, o mesmo recairá sobre Manuela Ferreira Leite e passo a explicar porquê. Por um lado, eu penso que o partido precisa efectivamente de mudança, de caras novas e jovens, de alguém que o faça rejuvenescer mas com ideias novas, alguém com garra e empenho, e "sangue novo" e por essa razão a minha opção até recairía em Pedro Passos Coelho. O partido precisa de alguém jovem como ele.
No entanto, tendo em contas que as legislativas estão aí à porta, para combater com José Sócrates, precisamos de alguém com elevada experiência política e governativa, alguém de renome no PSD capaz de lhe dar a estabilidade interna que tem desaparecido, alguém capaz de devolver a credibilidade ao partido, alguém que volte a dar a esperança de vitória aos social-democratas e a sociedade em geral. E esse alguém é Manuela Ferreira Leite!
Adenda: Foi feita referência a este meu post em: http://psd2008.lisbonlab.com/

23 maio 2008

Portugal no limiar da pobreza

Pobreza em Portugal: "É preciso subir os salários e diversificar fontes de rendimento".
O coordenador do estudo “Um Olhar Sobre a Pobreza”, Alfredo Bruto da Costa, não tem dúvidas: os baixos salários são um problema grave, que contribui para a pobreza em Portugal. É preciso aumentar os ordenados e democratizar as empresas.

Ler a entrevista de Bruto da Costa na íntegra aqui.


19 maio 2008

O protagonismo só para alguns...


Tudo o que é jogo da Selecção Nacional A tem transmissão televisiva, seja a "sério" seja a "feijões". Com a Selecção de Sub-21 sucede a mesma coisa.

Esta semana a Selecção Sub-19 disputa na Hungria a Ronde de Elite que será a fase decisiva para o apuramento do Campeonato da Europa República Checa 2008.

E porque razão estes jogos da Ronde de Elite não têm transmissão televisiva?



Que tudo corra pelo melhor a Romeu Ribeiro, Ruben Lima, Miguel Vítor e companhia!

12 maio 2008

O desinteresse pela política (II)

Cavaco Silva pede reflexão "séria e serena" sobre alheamento dos jovens face à política.

2007/2008: Liga Vitalis

Chegada ao fim a época 2007/2008 eis que:

Trofense e Rio Ave sobem à Liga principal de futebol. Se o Rio Ave já tem experiência na mesma, já o Trofense marcará presença pela primeira vez na Iª Liga. A equipa que a época passada subiu à II Liga, sobe agora à Bwin Liga. O mais provável é viver uma época de decepções e a descida é quase certa.

O grandioso Desportivo das Aves teve uma época muito instável e aquém do desejado, normal para uma equipa que havia descido da Iª Liga. Contudo, a grandeza do clube e qualidade do plantel demonstrou-se e terminamos a época em 7º lugar.
Dos reforços de Inverno de destacar as boas contribuições de Romeu Ribeiro e Ruben Lima, este último pareceu-me o melhor reforço. Miguel Victor e Yu Dabao ficaram um pouco aquém do desejado.
Seria bom para a equipa que o Benfica deixasse estes quatro jogadores permanecerem por mais uma época no Aves.
Esperemos para o ano ter um Aves a lutar pelos primeiros lugares!

Fátima e Penafiel descem à 2ª Divisão B.

2007/2008: Bwim Liga

Chegada ao fim a época 2007/2008 eis que:

FC Porto Campeão Nacional
A equipa de azul e branco foi novamente campeã e assim conquistou o tricampeonato. O Porto foi sem dúvida a melhor equipa de campeonato e a distância pontual entre os restantes classificados demonstra-o.

O 2º lugar ficou reservado ao Sporting, 3º para o Vitória de Guimarães, o Benfica fica no 4º lugar.
A época foi instável e de crise para o maior clube português. A equipa da Luz não protagonizou uma boa época e Camacho foi embora sem ter sido o salvador que todos desejávamos que fosse.
O último jogo do campeonato ficou também marcado pela despedida de Rui Costa enquanto jogador.
O Vitória de Guimarães protagonizou uma excelente época, sem dúvida que o 2º lugar era mais que merecido para os minhotos. Plantel e equipa técnica estão de parabéns!

Marítimo e Setúbal conseguiram os lugares que dão acesso à Taça UEFA, ao Braga ficou reservado o 7º lugar. A equipa da capital do Minho também teve uma época decepcionante.
Leiria e Paços de Ferreira descem à Liga Vitalis.

A época fica ainda marcada pelos processos finais do Apito Dourado.

11 maio 2008

A despedida do Maestro...


...Fica a saudade!

De volta ao Enterro da Gata!

Ontem mais um jantar de curso seguido da ida aos concertos do Enterro da Gata! Se Jorge Palma não faz muito o meu género, já Gabriel o Pensador deu um concerto excelente!

Desta vez o recinto teve lugar na Alameda do Estádio Municipal: melhores condições, sem dúvida. Mas para quem passou 5 anos na quinta ao lado da Universidade, fica a saudade.

De lamentar o preço exagerado do bilhete para não estudante: 12€.

09 maio 2008

Desportivo das Aves acusado de ter salários em atraso

No Desportivo das Aves, o presidente pondera agir judicialmente contra o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol por este ter incluído hoje (ontem) o clube, da Liga de Honra, na lista de equipas com salários em atraso. João Freitas admitiu responsabilizar o sindicato, caso o Desportivo das Aves perca apoios financeiros na sequência da divulgação da lista dos clubes com salários em atraso, no mínimo com o mês de Abril por liquidar.

"Deixa-me muito triste que algumas pessoas coloquem em causa um clube inatacável no futebol português como o Desportivo das Aves, que até já tem meio mês de Maio pago", afirmou o presidente. Segundo explicou, o Desportivo das Aves paga os salários dos jogadores em 10 prestações e, como em Junho já não há jogos oficiais, pagou em Agosto de 2007 meio mês de Maio deste ano. Por liquidar o clube tem o mês de Abril e meio mês de Maio, relativos à época de 2007/08.

João Freitas considera que o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, foi "malicioso" e acrescenta: "já há dois anos tivemos que explicar ao presidente do Sindicato qual era o nosso procedimento, mas não vamos explicar mais". O dirigente pondera mesmo agir judicialmente contra Evangelista, deixando a decisão para a reunião de direcção, hoje à noite.

Também para o capitão da equipa, Octávio, as declarações de Joaquim Evangelista são "uma falta de delicadeza para um clube cumpridor como o Desportivo das Aves". "O grupo de trabalho repudia esta atitude, porque não há atraso nenhum. Hoje é dia oito e ainda estamos a tempo de receber, além de que já recebemos meio mês de Maio", confirmou o jogador que está há 10 épocas no Desportivo das Aves.

Fonte: O Público

Se há ponto pelo qual o Desportivo das Aves sempre foi conhecido é por ser um clube honesto, sempre com os salários em dia com os seus jogadores. Aliás um dos principais motivos porque muitos jogadores preferem o Desportivo das Aves a outros clube e porque se sentem bem cá.
Haja decência!

03 maio 2008

Aniversário: ...Avense

VILA DAS AVES, é, hoje, o título dignificante e urbano da antiga freguesia rural de S. Miguel das Aves, situada justamente no bico terráqueo onde o Ave e o Vizela se abraçam. Desde meados do Liberalismo, esta freguesia experimentou um surto assinalável de progresso e teve, por isso, um historial algo complicado do ponto de vista administrativo. Na realidade, a partir de 1835/36, aquando da primeira tentativa de reorganização administrativa do país, passou ela a englobar as pequenas paróquias de Santo André de Sobrado e S. Lourenço de Romão, pois, estas três paróquias da Arquidiocese de Braga, estavam enlaçadas pelo abraço mesopotâmico de Entre Ambos-os-Rios, a saber do Ave e do Vizela (Avicella) (…)
Já agora, diga-se que o nome AVES nada tem a ver com pássaros, mas antes com água conforme sugere o sema AV, possivelmente celta, tão comum a outras terras portuguesas, onde a água constitui um elemento natural e característico.
Mais tarde, seria exactamente o progresso industrial e económico, que desencadearia o movimento bairrista, o qual haveria de levar o Governo, em data de 1955, a dar a esta terra o merecido diploma, que elevava a freguesia a VILA DAS AVES!


In Vila das Aves em Livro Aberto

02 maio 2008

Perdeu-se o Maio de 68...

O Maio de 1968 demonstrou que é possível fazer uma revolução fora dos partidos e além do objectivo da tomada do poder. Mas, hoje, por outro lado, praticamente deixaram de existir as realidades que produziram o Maio de 68; por exemplo, já não existe concentração do proletariado. A questão da mudança social coloca-se de outra forma, não sei sequer se ainda se pode chamar revolução. A própria palavra degradou-se num slogan publicitário...

Anselm Jappe em entrevista ao Diário de Notícias

Aniversário: Socióloga...

Vou dizer as coisas de forma rude: há o que escrevem sobre a sociologia; há os que a aplicam. O blogue da Helena está na segunda categoria. Ela não tem necessidade de dizer que é socióloga, tal como o leão não carece de mostrar a sua leonice. E tanto quanto julgo perceber, Helena tabém não faz uso daquele tipo de expressões enigmáticas e feiticistas do género "do ponto de vista sociológico". Nas mais variadas vertentes, pelas mais variadas janelas, o olhar da autora vai às coisas da vida e fotografa-as. E não se inibe de opinar, de meter a cidadã à testa da socióloga. É por isso para mim um prazer renovado ler Helena, helenizar-me neste belo blogue.

Carlos Serra, sociólogo moçambicano
Autor do blogue Diário de um Sociólogo

01 maio 2008

1º Aniversário Socióloga Avense

Hoje comemoro um ano como blogger e assim este blogue comemora o seu 1º Aniversário!
Lancei-me na blogosfera com o blogue Socióloga Avense e durante este primeiro ano integrei mais dois projectos: sou colaboradora do BlogMinho e administradora do blogue Artes & Manias que criei juntamente com um grupo de pessoas.
A blogosfera tem-se apresentado como um universo fascinante onde a dinamização e discussão de ideias, sonhos, ambições são ponto fulcral. Ao longo deste ano a Socióloga Avense tentou fazer, directa ou indirectamente, jus ao seu nome e publicar e discutir assuntos do foro social e sociológico; tentou sempre que possível aportar ao debate assuntos da sua terra – Vila das Aves – e da sua cidade concelho – Santo Tirso.
As questões sociais e os assuntos e política local são pano de fundo neste blogue, sem esquecer a política nacional, o desporto (com especial enfoque para o meu Desportivo das Aves), outros assuntos de menor domínio ou significância e até alguns “desabafos”.


Um muito obrigada a todos os leitores e comentadores que fizeram com que este blogue chegasse hoje ao seu 1º Aniversário!
Continuaremos a encontrarmo-nos por cá!