30 novembro 2008

XX Congresso Nacional da JSD

Resultados das eleições


CPN:
Pedro Rodrigues - 308
Bruno Ventura = 245
(63 de diferença)

MESA
Daniel Fangueiro - 321
Vânia Neto - 231
(90 de diferença)

JURISDIÇÃO:
Tiago Gonçalves = 310 (4)
Pedro Figueiredo = 240 (3)

CONSELHO NACIONAL

Lista A = 308 (31)
Lista B = 239 (24)

Mais uma vez Pedro Rodrigues saíu vitorioso do Congresso da JSD.
Ainda não foi "a nossa vez" caro amigo e companheiro Bruno...

26 novembro 2008

Como combater a crise?

Redução do IVA para combater a crise

É a proposta de Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.


Quatro medidas para combater a crise e relançar a economia, segundo João Oliveira ex-presidente do BPA em declarações ao Expresso.

- tornar o crédito disponível, exigindo uma solução rápida para os problemas de liquidez;
- estimular o financiamento das empresas orientado para a produtividade e focado nas exportações;
- libertar capacidade orçamental para a coesão social, recusando a lógica do estatuto e declarando guerra ao desperdício;
- simplificar o sistema fiscal e, numa acção concertada com a União Europeia, baixar o IVA para estimular o consumo.

Outro fenómeno de nova pobreza...

25 novembro 2008

Violência dos filhos sobre os pais


O fenómeno de violência doméstica de filhos sobre pais não é novo. Esta realidade sempre esteve, isso sim, demasiado oculta. A violência doméstica tende erradamente a ser percepcionada como unicamente violência física de homens sobre mulheres. Todavia, nem só a violência doméstica incide sobre mulheres como vítimas como, concomitantemente, incidem sobre homens e de filhos sobre os pais, e não somente o contrário. Da mesma forma, de realçar que a violência não é só física como também psicológica, podendo esta apresentar contornos deveras graves.

A violência e maus-tratos que os pais sofrem dos seus filhos tem como principais vítimas os idosos. E aqui os maus-tratos atingem o auge assim como a violência psicológica é também ela bem patente, sendo os idosos acusados de pertencerem a uma faixa etária inútil, parasita, sem sentido prático de vida visto que muitos representam um encargo económico elevado e as necessidades que os mesmo necessitam são grandes.

Contudo, este problema social cada vez mais patente na sociedade continua ainda muito desconhecido talvez porque as suas vítimas têm vergonha e medo das repressões que os seus agressores, que são nada mais nada menos que os seus próprios filhos, possam sofrer. Não obstante, a verdade é que o fenómeno tem vindo a agravar-se. A sociedade actual cada vez menos paciente e tolerante com as gerações mais velhas descarregam todas os seus problemas e frustrações nos pais e até nos avós. De salientar que este fenómeno atinge todas as camadas sociais e não somente as mais desfavorecidas como tendencionalmente se julga.
A notícia acima citada destaca ainda facto de muita desta violência ocorrer em famílias onde está presente somente o filho - agressor - e a mãe - vítima. Isto devido à não existência do pai ou onde o pai é uma figura ausente.

Felizmente, têm vindo a intensificar-se os apoios a estas vítimas de maus-tratos o que lhes dá mais segurança para apresentarem queixa. O caso desta linha é um exemplo onde vai intervir para restaurar o equilíbrio emocional e, depois, fornecer ferramentas que permitam aos pais lidar com o problema.

Carta ao Pai Natal


Os meus pedidos para 2009:

- Tirar o Engº Castro Fernandes da Câmara Municipal de Santo Tirso.

- Tirar o Engº José Sócrates do Governo.

22 novembro 2008

Boas recordações...

2002/2003 - Latada em Braga

18 novembro 2008

Desemprego no Norte de Portugal...muito preocupante

Em seis anos, o Norte de Portugal enfrentou mais de 60 casos de reestruturação de empresas que motivaram despedimentos em massa. Dados da Eurofound sugerem a destruição de mais de 17 500 postos de trabalho, sobretudo no sector têxtil. Os autores admitem que existam mais casos.
O Norte de Portugal é a segunda região europeia com mais situações de despedimento em massa. Com 60 casos, a região surge em segundo lugar num 'ranking' elaborado pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound), que analisa o período entre 2002 e 2007.


Uma realidade deveras preocupante e do qual nós no Vale do Aves e mais concretamente no concelho de Santo Tirso somos vítimas. Não esqueçamos que Santo Tirso é o concelho com maior taxa de desemprego.

O que fazer para potenciar o crescimento económico e para criar mais postos de trabalho?

12 novembro 2008

Parabéns AVES!

78º Aniversário

11 novembro 2008

Taça de Portugal: Benfica-Aves (III)

Ontem foi a primeira vez que fui à magnífica Catedral!
Sonhava lá ir apoiar incondicionalmente o Benfica. Contudo, o destino quis que da primeira vez que lá fosse o meu apoio se dirigisse não ao Benfica mas ao Desportivo das Aves!

Ontem lá estive eu no Estádio da Luz não a gritar pelo meu Benfica mas sim a apoiar com toda a minha força o meu Desportivo das Aves. Foi com enorme tristeza que de lá saí com uma derrota por 3-0.




Quanto ao estádio ele é enorme, lindo e magnífico! Espero lá regressar a curto prazo para um jogo onde possa apoiar o Benfica juntamente com toda aquela massa humana.


Até lá!


10 novembro 2008

Taça de Portugal: Benfica-Aves (II)


Hoje pelas 20:30h, no Estádio da Luz.

07 novembro 2008

XX Congresso Nacional JSD

Nos dias 28, 29 e 30 do corrente mês terá lugar em Penafiel o XX Congresso Nacional da Juventude Social Democrata (JSD).
Os candidatos à presidência da Comissão Política Nacional são os mesmos do último Congresso: Pedro Rodrigues (actual Presidente) e Bruno Ventura.
Aqui ficam os sítios da internet de ambos os candidatos.




Pedro Rodrigues http://www.agoranos.com/













05 novembro 2008

"Yes we can!"



Que consequências para os EUA?

Que consequências para o mundo?

Que consequências para Portugal?

Mais blogues

- A Goreti Martins apresenta-nos http://espelhoquereflecte.blogspot.com/

- A Natali Martins lança-se na blogosfera com http://onhicaptothom.blogspot.com/. A fazer mestrado em Interculturalismo em New York, a Natali mostrar-nos-á coisas interessantes.
- Mais um blogue tirsense http://maissantotirso.blogspot.com/

04 novembro 2008

O quotidiano em New York

O meu amigo Daniel, a morar em New York, escreve regularmente passagens da sua vida por terras norte americanas. Para quem gosta desta cidade ou para quem tem vontade em conhecê-la com mais afinco, acompanhem o blogue do Daniel.