09 julho 2008

A podridão do futebol em Portugal

A diferença entre o futebol e o chamado 'futebol português' é que em Portugal a bola não é redonda, não são apenas 11 de cada lado e a modalidade não se joga num campo aberto mas nas alfuras dos interesses.
[João Paulo Guerra, no Diário Económico]

A frase supracitada fez-me pensar no que tenho vindo a reflectir ultimamente: o quanto o futebol em Portugal está inócuo, podre, ridículo e baseado num jogo de interesses.
Cada vez mais me apetece concentrar unicamente no meu Desportivo das Aves e na Liga Vitalis e esquecer que há Benfica, Porto, Sporting e que há Iª Liga de futebol. Aliás, na Iª Liga há sempre um campeão pré-estipulado (FC Porto) e o resto que lute como muito bem puder pelos lugares cimeiros.
A mais recente decisão FIFA em admitir o FC Porto na Liga dos Campeões é mais uma prova de um jogo de interesses e sujidade que mancha o cenário futebolístico português e europeu que muito poderia ter de belo. Ao FC Porto foram tirados uns míseros pontos que em nada alteraram a sua situação na tabela classificativa. Aquele que é o clube português mais corrupto derivado do seu presidente que é a corrupção em pessoa continuam oportunamente a conseguirem o que querem. Se a sua admissão nas competições europeias foi permitida, porque razão o Boavista tenderá a descer de divisão? Se o FC Porto pode este ano ir à Liga dos Campeões podendo só levar a emenda na próxima época, porque razão ao invés de lhe tirarem seis pontos na época que já havia terminado, o FC Porto não começa a presente época retirando-lhe esses seis pontos? Se a Pimenta Machado lhe foram descorbertas artimanhas e este saiu do futebol, se Vale e Azevedo foi condenado e preso, se Valentim Loureiro é também ele uma personagem corruptiva, depois do que se descobriu e se vai descobrir (ou não) de Pinto de Costa porque não colocam este homem "fora de jogo"? De facto, o poder que este senhor exerce no mundo do futebol e mesmo no mundo da justiça é de tal ordem que consegue manipular os seus agentes e continuar a comandar o futebol português a seu bel prazer.

É por estas e por outras que sempre digo que prefiro que o meu Aves seja um grande da IIª Liga do que um pequeno da Iª Liga. Para já porque aquando das nossas participações no principal escalão do futebol profissional somos tratados como pequenos e condenados/obrigados a descer, seja pelos outros clubes seja pelos senhores do apito. Depois porque na IIª Liga não se distinguem os grandes e o resto é lixo. É uma Liga muito mais competitiva onde os candidatos à subida são vários e há emoção e disputa do primeiro ao último jogo do campeonato.

Estou farta do futebol em Portugal. Estão todos fartos do futebol em Portugal. Ou isto muda ou mais vale acabar com esta modalidade desportiva suja e corrupta.

12 comentários:

Anónimo disse...

e melhor mesmo ligares ao aves pois de futebol n percebes nada e aparentemente n queres perceber nada justiça. no teu mundo as coisas sao simples: o meu clube perde por causa dos outros. se nao sabes os factos, se so sabes os mitos, e melhor ligares so ao aves.
boavista: corrupcao activa;
porto: corruoçao passiva; alias ja foi absolvido num dos casos (claro o discurso do costume: n funciona a justiça neste pais, ele controla tudo);
Calciocao: clubes italianos com corrupçao activa a jogadores e arbitros, clubes condenados e uefa permite acesso a uefa. porque com portugal deveria ser diferente?
querem a champions? joguem a bola, ou vejam o aves...
e mesmo triste o teu discurso que se baseia em mitos e n em verdades. vergonha devias ter tu ao inisnuares coisas para aqual so a tua paixao desmedida pelo benfica serve como prova.

viva o aves...

Helena Antunes disse...

É muito curioso vir para aqui comentar e atacar-me sob o anonimato e tratar-me por "tu". Deve ser um(a) amigo(a) muito próximo, concerteza.

Anónimo disse...

desculpe me, você... vossa excelencia... eminencia ou como queira... perdoe me a falta de sofisticação...

Helena Antunes disse...

Desconfio quem seja e, por tal, penso que poderiamos ter discussões enriquecedoras sobre futebol. Mas a si, meu caro, o FC Porto também o cega.

Anónimo disse...

nao devo ser quem pensa... o porto n me cega. aceito quando os outros sao melhores ate admito que no inicio dos 90 o porto tinha o controlo do futebol portugues mas por ter comprado arbitros mas sim porque tinha as pessoas certas nos lugares certos, para o bem e para o mal. e tinha jogadores emprestados a praticamente todos os clubes profissionais. n acredito que tenha sido corrupçao na verdadeira acepçao da palavra. mas dizer que apartir de 2000 o porto n ganhou justamente e inequivocamente aquilo que ganhou é tapar o sol com uma peneira.

Helena Antunes disse...

Gosto de discutir futebol e quem me conhece realmente sabe que não sofro de benfiquismo doentio. Não sou mais anti-portista que benfiquista, sou benfiquista acima de tudo. Apenas detesto injustiças, seja contra quem for.
Apenas aqui não vou alimentar mais discussão porque não sei concretamente com quem estou a falar.
Comente sempre que quiser mas sem ataques pessoais por favor. E sem clubismo doentio! :)

Anónimo disse...

eu igual, alias n sou anti benquista, de todo... eu tb sou contra injustiças dai que n tenha gostado de grande parte do teu artigo. peço se por ventura ofendi lhe, n gosto de ataques pessoais.
a blogosfera e tao importante e bonita porque contruiu se atraves do anonimato. ai esta o seu fascinio. tal como a democracia tambem se faz e se produz no anonimato. melhor sao as ideias e opinioes e n quem as faz.
"tu" conheces me, n e a primeira vez que aqui comento. pode ser que algum dia te diga quem sou e me identifique.
mas não "aqui".

Daniel Martins disse...

Clubismos à parte, parece-me inequívoco que o FCP seja a melhor equipa portuguesa dos últimos 10 anos.
E digo-o apenas baseado nos resultados e títulos conquistados. A comunicação social e os adeptos de outros clubes insistem em manchar esses títulos.
Mas, e a Taça UEFA em 2004? A Liga dos Campeões em 2005? A Taça Intercontinental no mesmo ano?
E não são apenas os títulos. As prestações da equipa nas provas europeias nos últimos anos mostram um FCP capaz de ombrear com os grandes clubes da Europa.
Será que isto é fruto da corrupção?
Acredito que não. E não sou só eu. O Chelsea também acredita no valor do FCP (levou o Bosingwa). O Mourinho quer o Quaresma. A lista é interminável.

Helena Antunes disse...

Olha, juntaram-se os dois amigos a falar do FC Porto! :)

Anónimo disse...

Somos muitos,mais que muitos, agora já somos 3. Acho interessante como a politica e o desporto se cruzam. Como pode alguem ter tantos defeitos concentrados ém si mesma. Ser do PSD, ser Sociologa, e ser benfiquista.. muito mau:)).
Andam loucos por aí que nos querem enfrentar, guardo ódio a todos eles...o dia vai chegar.. vou continuar a lutar pelo Porto eu vou cantar porque Portista eu sou..la la lalala la la lalala...porque POrtista eu sou!!!

Anónimo disse...

ya.....já há uma beca que não vinha aqui....não sei o que se passa, mas já somos 4.....biba o porto carago
escrito por anonima
aloucadacasa lolololol

Anónimo disse...

ya.....já há uma beca que não vinha aqui....não sei o que se passa, mas já somos 4.....biba o porto carago
escrito por anonima
aloucadacasa lolololol