17 julho 2008

Blogue da Candidatura do Dr. João Abreu

Visitem e deixem as vossas mensagens de apoio a João Abreu.
Por Santo Tirso!

09 julho 2008

Mais do mesmo: JSD propõe, Câmara ignora

Depois da sugestão para a Criação do Conselho Municipal Jovem em Santo Tirso, depois da apresentão de ideias e medidas para uma maior divulgação e aquisição do Cartão Municipal Jovem, eis que:

Mais uma vez a JSD de Santo Tirso apresentou, em sede de Assembleia Municipal, no passado dia 30 de Junho, uma proposta, no caso para a criação de Bolsas de Estudo de Mérito Escolar, assim como exigiu a reposição da atribuição das bolsas de estudo a estudantes carenciados inscritos em estabelecimentos de ensino superior.
Mais uma vez o Sr. Presidente da Câmara desvalorizou a proposta, desvalorizando ao mesmo tempo os milhares de jovens que poderiam vir a auferir desta iniciativa.
Não deixa, no entanto, de ser estranho o Sr. Presidente ignorar tais propostas, visto estar sempre com queixinhas de que a oposição não apresenta propostas, limitando-se a criticar a sua gestão. Tal não corresponde à verdade, como, aliás, facilmente se comprova pelas sucessivas propostas apresentadas em sede de Assembleia Municipal, sistematicamente rejeitadas ou ignoradas pela Câmara Municipal e pelo Partido Socialista.
Refira-se que a proposta para criação das Bolsas de Estudo de Mérito Escolar não foi sequer aceite a votação…

Ler a proposta da JSD aqui:

A podridão do futebol em Portugal

A diferença entre o futebol e o chamado 'futebol português' é que em Portugal a bola não é redonda, não são apenas 11 de cada lado e a modalidade não se joga num campo aberto mas nas alfuras dos interesses.
[João Paulo Guerra, no Diário Económico]

A frase supracitada fez-me pensar no que tenho vindo a reflectir ultimamente: o quanto o futebol em Portugal está inócuo, podre, ridículo e baseado num jogo de interesses.
Cada vez mais me apetece concentrar unicamente no meu Desportivo das Aves e na Liga Vitalis e esquecer que há Benfica, Porto, Sporting e que há Iª Liga de futebol. Aliás, na Iª Liga há sempre um campeão pré-estipulado (FC Porto) e o resto que lute como muito bem puder pelos lugares cimeiros.
A mais recente decisão FIFA em admitir o FC Porto na Liga dos Campeões é mais uma prova de um jogo de interesses e sujidade que mancha o cenário futebolístico português e europeu que muito poderia ter de belo. Ao FC Porto foram tirados uns míseros pontos que em nada alteraram a sua situação na tabela classificativa. Aquele que é o clube português mais corrupto derivado do seu presidente que é a corrupção em pessoa continuam oportunamente a conseguirem o que querem. Se a sua admissão nas competições europeias foi permitida, porque razão o Boavista tenderá a descer de divisão? Se o FC Porto pode este ano ir à Liga dos Campeões podendo só levar a emenda na próxima época, porque razão ao invés de lhe tirarem seis pontos na época que já havia terminado, o FC Porto não começa a presente época retirando-lhe esses seis pontos? Se a Pimenta Machado lhe foram descorbertas artimanhas e este saiu do futebol, se Vale e Azevedo foi condenado e preso, se Valentim Loureiro é também ele uma personagem corruptiva, depois do que se descobriu e se vai descobrir (ou não) de Pinto de Costa porque não colocam este homem "fora de jogo"? De facto, o poder que este senhor exerce no mundo do futebol e mesmo no mundo da justiça é de tal ordem que consegue manipular os seus agentes e continuar a comandar o futebol português a seu bel prazer.

É por estas e por outras que sempre digo que prefiro que o meu Aves seja um grande da IIª Liga do que um pequeno da Iª Liga. Para já porque aquando das nossas participações no principal escalão do futebol profissional somos tratados como pequenos e condenados/obrigados a descer, seja pelos outros clubes seja pelos senhores do apito. Depois porque na IIª Liga não se distinguem os grandes e o resto é lixo. É uma Liga muito mais competitiva onde os candidatos à subida são vários e há emoção e disputa do primeiro ao último jogo do campeonato.

Estou farta do futebol em Portugal. Estão todos fartos do futebol em Portugal. Ou isto muda ou mais vale acabar com esta modalidade desportiva suja e corrupta.

Preocupante...


O comércio e posse de armas de fogo ilegais é um crime cada vez mais em voga e que urge combater. Cabe um papel mais atento e interventivo por parte das forças policiais para atenuar este fenómeno e uma repressão mais apertada por parte dos agentes competentes.

08 julho 2008

Festas S. Bento 2008

9 a 13 de Julho
Concurso de Fotografia “As Festas e a Cidade”

10 a 13 de Julho
Exposição de Coleccionismo de Santo Tirso



Dia 9 - Quarta-Feira
21h00-22h00 - Teatro de Rua
Praça dos Carvalhais
22h00 - Tun’Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho
Praça dos Carvalhais
23h00 - Tuna Académica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Praça dos Carvalhais

Dia 10 - Quinta-Feira
21h00-22h00 - Teatro de Rua
Praça 25 de Abril
22h00 - MARCO PAULO
Praça 25 de Abril
24h00 - Sessão de Fogo Preso
Praça 25 de Abril

Dia 11 - Sexta-Feira
19h00 - Missa Solene em Honra de S. Bento
Mosteiro de S. Bento
21h00-22h00 - Teatro de Rua
Praça 25 de Abril
22h00 - BLASTED MECHANISM
Praça 25 de Abril
24h00 - Sessão de Fogo do Ar

Dia 12 - Sábado
10h00 - Concurso de Montras alusivo a S. Bento
16h00 - Grupos de Dança do Concelho:
21h00-22h00 - Teatro de Rua
Praça 25 de Abril
22h00 - ANJOS
Praça 25 de Abril
24h00 - Sessão de Fogo Aquático e Cachoeira
Ponte do Rio Ave

Dia 13 - Domingo
21h00-22h00 - Teatro de Rua
Largo Abade Pedrosa
22h00 - Grupo de Fados “Cantares de Coimbra”
Largo Abade Pedrosa
Encerramento das Festas

[Ver programa completo aqui]

07 julho 2008

Desportivo das Aves 2008/2009

No passado Sábado teve lugar a apresentação do plantel do Desportivo das Aves para a época que se avizinha. Como não me foi possível estar presente deixo as palavras do meu conterrâneo autor do blogue Desportivo das Aves.

O Aves regressou hoje (Sábado) ao trabalho, a menos de um mês do primeiro jogo oficial da temporada, frente ao Freamunde para a Taça da Liga (dia 2 de Agosto). Não houve surpresas quanto a reforços: Jorge Duarte, Vinicius, Pedro Fernandes e André Carvalho já integraram os trabalhos. O plantel ainda está relativamente curto, pelo que haverá novidades em breve, certamente. João Freitas, presidente do clube definiu os objectivos da temporada, tendo em conta as limitações financeiras que levaram a um corte de 15% do orçamento: "Já há muito candidatos à subida. O grande objectivo é conseguir igual ou melhor que a época passada". O Aves já provou que com pouco consegue fazer muito o que significa que tudo poderá acontecer, esta época...

Muitas novidades em todas as notícias publicadas hoje, sobre a apresentação: Romeu Ribeiro é o empréstimo mais provável; Yu Dabao não é hipótese; Mário (Sanjoanense), Tiago (Avanca) e Henrique (Fafe) estão em negociações; alguns jogadores estrangeiros vêm prestar provas para a semana...

Violência no Namoro



Alguns pontos importantes a salientar deste estudo:

- Dessas vítimas, 20% sofreram violência emocional (insultos, ameaças, jogo psicológico e coerção) e 14% agressão física. Dos 4730 jovens, 30% admitiram ter agredido o parceiro, sendo 23% agressão física, 18% emocional e 3% física severa. Nesta amostra, 58% são raparigas e 42% são rapazes.

- Os rapazes são os que agridem com maior gravidade (sovas, murros e pontapés). Já na pequena violência, não há diferença de género e vale tudo, desde insultos, bofetadas, empurrões, puxões de cabelos e até ameaças.

- "Em geral, vítimas e agressores não percebem que a violência não é aceitável." Muitos deles "toleram" e chegam a "desculpabilizar" a violência, sobretudo quando ela é menor.

- "Só fez aquilo porque estava descontrolado, perdeu a cabeça" ou "o descontrolo é porque tem medo de a perder. Não é violência".

- Alguns afirmaram que "violência sexual no namoro não existe. Agora, relações sexuais forçadas, já são outra coisa". Ou até: "Se eles namoram, não acho que seja violência sexual." Alguns não vêem mal nos apalpões, toques contra a vontade da vítima e a pressão para ter relações sexuais, que estão longe de serem violação, algo que já consideram errado. O ciúme é tido como prova de amor. De resto, os níveis de violência física e psicológica no namoro são muito parecidos com os identificados nos outros países.
[Diário de Notícias]

Pensar Jovem, Pensar Portugal

A JSD de Braga levou a cabo este fim-de-semana umas jornadas intituladas "Pensar Jovem, Pensar Portugal" nas quais estive presente e posso dizer que decorreram com enorme sucesso! O programa contava com temas do maior interesse (gestão autárquica; educação formação e emprego; os jovens e a política; o Tratado de Lisboa; e muitos mais) com bons oradores tais como Carlos Coelho, Pedro Passos Coelho, Pedro Duarte, Emídio Guerreiro, Aguiar Branco entre muitos outros.
As temáticas foram abordadas com qualidade pelos oradores e os participantes aderiram à discussão com enorme vivacidade.
Não posso deixar de aqui enaltecer o trabalho e dirigir os parabéns ao Hugo Soares, caro companheiro e presidente da JSD de Braga, assim como a toda a Comissão Organizadora do evento. Se eu já acompanhava e admirava o trabalho da JSD de Braga, agora com a excelente organização destas jornadas não posso deixar de louvar todo o empenho e trabalho do Hugo e da sua equipa. O Hugo é um jovem bracarense admirável, assim como todos os membros da JSD de Braga, e que muito têm feito em prol da sua cidade.
Como disse ao Hugo e a outros membros da organização: façam mais iniciativas destas!