21 setembro 2009

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

O conjunto de 35 milhões de pessoas que actualmente sofrem da doença de Alzheimer pode quase duplicar a cada 20 anos, concluiu um estudo do King´s College of London, publicado esta segunda-feira em que se assinala o Dia Mundial do Alzheimer.

Esta doença cada vez mais avassaladora no nosso século atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Portugal não foge à regra e há já um número assinalável de pessoas atingidas por esta doença.
Quem tem um familiar vítima desta doença sabe bem o quão complicado é viver e conviver com uma pessoa assim, o quanto frustrante é querer ajudar e não haver como.

Algumas conclusões do Estudo:

- Os custos que suportam os pacientes de demência são não apenas uma questão social, mas uma questão económica, que aumentam a carga que recai sobre a população economicamente activa e sobre os sistemas de saúde, diz o relatório.

- «O actual investimento em investigação, tratamento e cuidados é, na verdade, bastante desproporcional ao impacto geral da doença sobre os pacientes, os seus enfermeiros e os terapeutas, nos sistemas sociais e de saúde e sobre a sociedade», disse o psiquiatra Martin Prince.

- O relatório recomenda à Organização Mundial de Saúde (OMS) que declare a demência como uma prioridade no campo da saúde e ainda um aumento no investimento em investigações para tentar encontrar a cura, ou novos tratamentos para a doença, que até hoje não tem cura e da qual se desconhece a origem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um familiar. É muito triste...

Anónimo disse...

A Menina Tirsense disse num dos seus comentários:

"Assim, tenho dificuldades em encarar o projecto do PS/Santo Tirso como sólido e sério, mas esta é apenas a minha opinião e vale o que vale..."

Ela própria não acredita no PS. Eu já tinha dito que ela era PSD, ninguém acreditou....

Anónimo disse...

e se a menina tirsense for um homem? que defende como niguém o sr. presidente
pensem nisto....