05 novembro 2008

"Yes we can!"



Que consequências para os EUA?

Que consequências para o mundo?

Que consequências para Portugal?

3 comentários:

Heidi disse...

Ah pois é...
Facto: é presidente!
Consequências: ninguém, sabe...
Para já as bolsas reagiram positivamente...bom sinal
(grande comentário para quem não percebe nada de economia, nem da doméstica....lol):P joky

Ordepuir disse...

Cara Helena,

Para Portugal não me parece que vá haver muitas diferenças entre o que se passou com George W. Bush e a forma como vai actuar o novo presidente Barack Obama.

Para o mundo esperam-se diferenças significativas: ao nível da política internacional esperam-se uns EUA menos belicistas e mais sensatos. Ao nível da economia mundial, a nova administração americana, mesmo antes de tomar posse, é uma grande esperança para o ultrapassar da actual crise, novas ideias são precisas, bem como novas políticas.

Para os EUA em particular, acredito, que se espere uma maior tranquilidade para os próximos anos: Obama parece trazer novas formas de fazer política, social e economicamente falando, os americanos esperam certamente o cumprir das promessas eleitorais. De referir, em jeito de lembrança do passado, que Clinton deixou a economia americana em superavit, coisa que Bush tratou de converter num valor recorde de défice.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

A alta finança só abandona o poder político quando já não vale a pena abanar a arvore das patacas; voltará ao poder, se Obama tiver sucesso, daqui a uns anos. Porém, desta vez, é um conhecedor profundo da Constituição americana quem toma o poder e em tempos de profunda mudança. Talvez seja possível acabar, de vez, com o incrível poder da indústria de guerra americana, que põe e tira presidentes conforme dão ou não lucro criando guerras.