26 janeiro 2009

Criminalidade juvenil violenta a aumentar

Todos os dias nos apercebemos que, em todo o país, há um tipo de criminalidade violenta que está a florescer. A crise económica influencia evidentemente este fenómeno. Mas não é a única justificação. A própria resposta da Justiça deve ser pensada ao nível da criminalidade juvenil. Temos uma função repressiva e o problema que estamos a assistir é a uma explosão de jovens a praticar crimes com um sentimento de alguma impunidade. Sem pôr culpas a ninguém, questiono se temos um sistema adequado em termos de jurisdição de menores a trabalhar esta realidade antes da prática deste tipo de crimes? Por regra, antes deste tipo de crimes há pequenos delitos e sinais de desestruturação social. A explosão da criminalidade é a criminalidade juvenil.

Temos cada vez criminosos mais jovens. Muitos deles sem antecedentes. Para a PJ, torna-se complicado porque, não havendo referências anteriores, o trabalho é iniciado do zero. Muitos roubos são feitos em cima do joelho, sem planeamento. As últimas detenções são de gente muito nova. Os clássicos criminosos, com antecedentes criminais e mais violentos, na zona do Norte, estão presos. Temos assistido a assaltos de um nível mais baixo, de restaurantes, de farmácias, de CTT, que antes seriam vítimas de furtos mas não roubos [com violência]. Está-se a assistir a uma explosão de criminalidade violenta, mas ao mesmo tempo em termos de quantitativos são muito pequenos. É quase o sustento para o dia-a-dia...

Entra também o desemprego. Pessoalmente, penso que também entra a forma como foram construídos e delimitados alguns bairros sociais. A polícia de proximidade tem alguma dificuldade em ter acesso a eles. Aquando da construção não se pensou na segurança nem na facilidade com que a polícia pode intervir. Foi um período histórico em que se tentou resolver o problema da habitação, mas acabou por transformar-se em guetos . Aí, as referências são elementos que exibem carros e dinheiro, apesar de terem problemas de famílias desestruturadas, e não encontram outras referências sociais.


Director da Polícia Judiciária, João Batista Romão no Jornal de Notícias

4 comentários:

PQ disse...

Que tal...uma Escola para Pais? Obrigatória.

Que tal agravamentos no IRS dos que não fazem trabalho comunitário?

Que tal um PGR eleito?

Que tal obrigar (por actos de competência e pressão mediática) a comunicação social a ouvir mais os técnicos e menos os lobbies?

Isto sou eu a dizer...

Ordepuir disse...

Considero que, um dos, principais problemas da criminalidade passa pela educação dos jovens, ou a falta dela! Hoje em dia uma grande maioria dos pais esquece, ou negligência, a educação dos seus filhos.

Menos tempo para dar atenção aos filhos, menos tempo para os educar e menos qualidade de educação. Hoje em dia há imensos pais que delegam na escola a responsabilidade de educar os filhos, a responsabilidade da "escola" é formar os nossos jovens, a educação terá de sair de casa de cada um.

Sem a educação devida em casa e com professores com a autoridade (quase) perdida (e responsabilidades acrescidas até pela inércia da autoridade paternal) os nossos jovens caem muitas vezes nas malhas do crime, quem sofre é o país...

Santo Tirso não é Cuba disse...

Vejam a nova votação!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=z6y510GfehE