08 janeiro 2009

Pobreza económica ou pobreza de espírito?

A pobreza é um fenómeno demasiado complexo e que urge uma explicação muito elaborada. O conceito de pobreza é visivelmente identificado como sendo uma situação de necessidades materias, isto é, pelo seu lado económico. Todavia, a ela acorrem também elementos de ordem psicológica, social, cultural, espiritual, etc. No entanto, aqui focar-nos-emos na pobreza apenas nas suas dimensões de necessidade material (uma situação de privação de bens e serviços necessários) e de circunstâncias económicas com a consequente falta de recursos.

Deixemo-nos de definições e teorizações e passemos de facto à mensagem que me incubo de apresentar. Estes dias dei por mim a pensar, através de informações que vou recebendo de diversos meios e de situações com que me fui deparando na minha curta vida profissional, em determinadas ocorrências do quotidiano familiar e social de certos indivíduos a quem a pobreza vai atingindo. Contudo, estou em crer que mais que uma pobreza a nível material (que não nego que a tenham) a muitos indivíduos aparentasse-lhes uma pobreza de espírito.

Ainda assistimos hoje a famílias nuclear-conjugais que têm diversos filhos e cujos recursos económicos não lhes permitem ter uma habitação devidamente decente para uma vivência dentro da normalidade. Deparamo-nos com irmãos de sexo oposto a dormirem juntos, filhos a dormirem com pais até uma tenra idade, situações estas pautadas de uma vulnerabilidade económica e, não raro, uma consequente vulnerabilidade social. Muitas vezes tal ocorre por habitarem em casas degradas, cujo número de divisões não permite albergar devidamente os indivíduos. No entanto, muitas vezes tal deriva da própria opção dos pais que não se incomodam e até apoiam que irmãos e irmãs durmam juntos ou que os mesmos durmam com os pais, começando desde novos a assistirem a relações sexuais dos seus pais, a tentarem descobrir e explorar a sua sexualidade com os irmãos pois assistem a toda uma promiscuidade familiar. Aqui falo de pobreza de espírito.
Recordo aqui como exemplo uma casa que percorri no meu trabalho de rua no meu anterior emprego em que num T3 viviam 11 pessoas, um casal com 4 filhos, 4 sobrinhos e um senhor idoso. Recordo-me de outra casa onde nos quiseram mostrar a sua habitação T3, muita pequena, onde nem sequer existiam portas que fechassem as divisões pondo a família numa vivência de promiscuidade. Mas aqui também lhe chamo pobreza de espírito pois denotava-se, pela linguagem dos filhos, o ambiente familiar mentalmente decadente.

Não me alongarei mais, objectivei apenas aqui deixar uma mensagem e alguns exemplos. Apelar à atenção das pessoas para o que vai acontecendo na vida real e com o que não nos parecemos importar. Temos que combater estas situações de "pobreza", resta saber como...

18 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, será eleito amanhã para a liderança da Assembleia Geral da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Oitenta municípios escolheram o Edil Tirsense para aquele importante cargo, numa instituição que assume como objectivos primaciais a transformação da Região do Porto e do Norte no terceiro destino turístico português, tal como afirmou há dias ao jornal «Correio do Minho», o futuro presidente da entidade, Melchior Moreira. Na sequência da divulgação desta notícia, logo vieram a público numerosas vozes acusar o Presidente da Câmara de Santo Tirso de estar a aceitar mais um cargo – e “mais um tacho” –, revelando, uma vez mais, essa tendência tão característica dos Tirsenses para falar, e em demasia, do que não sabem. A Menina Tirsense resolveu investigar a génese e as principais premissas por que se rege a nova Entidade Regional de Turismo, e apurou aquilo de que já desconfiava: o cargo de Presidente da Assembleia Geral NÃO É REMUNERADO (assim garante o «Diário da República» do dia 15 de Setembro de 2008, na publicação da Portaria nº 1039/2008, cuja legalidade e veracidade julgo que nem o PSD ousará questionar). Castro Fernandes foi escolhido por 80 municípios. A meu ver, esta indigitação é uma honra. Para ele, enquanto autarca de mérito reconhecido, e para Santo Tirso, Concelho cuja pujança e desenvolvimento estiveram na base dessa escolha. Parabéns, Santo Tirso!

by Menina Tirsense

Anónimo disse...

Santo Tirso PUJANTE? é por isso que é o campeão do desemprego, imaginem se nao fosse pujante??
E então nível turisco? Qual Povoa, qual Vila do Conde, qual Espinho, qual Gaia, qual Porto, qual Matosinhos, qual...., qual..., quantos mais querem. Só mesmo alguém que quer fazer dos Tirsenses "patos" ou "parvos" pode dizer tamanha barbaridade. Pois claro, só podia ser a meninia tirsense. Saiba que a fidelidade quse "canina" de Socrates ao Engº Socrates tem o seu retorno...!

Anónimo disse...

Turistas em Santo Tirso? onde? quanto? em que zonas? Sinceramente esta menina tirnsese deve mesmo ter um caso com o Castro Fernandes.

Santo Tirso não é Cuba disse...

»»Santo Tirso - Capital da Publicidade««

http://santotirsonaoecuba.blogspot.com/

Anónimo disse...

Imaginem uma musica epica, do genero Indiana Jones. Ecran negro, continua a musica, aparecem os primeiros de creditos do filme e logo a seguir em letras cor de rosa: MENINA TIRSENSE, EM DEFESA DO CASTRO FERNANDES, de maneira cega e parva.
Depois o resto do filme ja o conhecem: e alguem que diz n ter nenhumas relacoes com o Castro Fernandes ou PS, que tem um blogue cor de rosa (faz lembrar um partido, n?), e sp que nalgum blogue apareça algo contra ela esta ali para defender os direitos desse pobre coitado, que, pobrezinho, sofre muito e precisa de alguem que o defenda.
A sequela ainda esta pra chegar mas e bem pior. Porque qdo alguem apresenta argumentos validos e crediveis a nossa heroina (a heroina dizem que perigosa, misturada com outras substancias chama se cavalo, ou egua...)recorre aos super poderes da invisibilidade ou idiotez.

Anónimo disse...

Perguntem aos comerciantes de Santo Tirso é um cocnelho pujante?

Anónimo disse...

Perguntem aos prestadores de serviços se acham que Santo Tirso é um concelho pujante??

Anónimo disse...

Perguntam aos pequenos e médios empresários de Santo Tirso é um concelho pujante?

Anónimo disse...

Perguntem aos cerca de 6.000 desempregados, se Santo Tirso (que lidera a taxa de desempregio) é um concelho pujante?

Anónimo disse...

Porque será que um estudo da Municipia, SA (de que são sócios os Municipios Portugueses) relegou Santo Tirso para a posição 306 no Ranking de Desenvolvimento Municipal, num estudo que envolveu os 308 municipios de Portugal?? Deve ter sido porque Santo Tirso é pujante. Haja decoro!

Anónimo disse...

Ainda outro dia na TSF, ouvi eu e ouviram milhares de pessoas, 2 comerciantes Tirsenses que até se identificarem, a dizer que o nosso concelho estava paralizado.

Ordepuir disse...

Mais uma vez a lógica e a batata juntas, onde é que eu já vi isto?

"Pujante" é a palavra-chave, não do concelho de Santo Tirso, mas do desespero em mostrar algum trabalho. Procurem bem, é possível que encontrem, mas tenham a decência de usar as palavras certas para o descrever, não vá alguma vítima do desemprego, esse sim, muito pujante no concelho de Santo Tirso se sentir ofendida.

Santo Tirso não é Cuba disse...

Não diria melhor!

Helena Antunes disse...

Só lamento que num post em que falo de um problema social não haja um qualquer comentário ao mesmo, limitando-se todos os comentários a discussão político-partidária.

Anónimo disse...

Dra. com estes comentários tem aqui mais exemplo de pobreza de espírito.

Anónimo disse...

Cara Helena,

Pode agradecer o facto dos comentários se terem desviado do tema em causa à Menina Tirsense, que na ansia de "bajular" o Castro Fernandes, utilizou de forma indevida este espaço. Quando poderia tê-lo feito no blog que gere. Mas não, pretendeu colocar o assunto em todos os blogues só que essa "...do concelho pujante" foi um autentico tiro no pé.

Desculpe, mas não podia deixar de clarificar a situação.

Menina Tirsense disse...

Cara Helena,

Tem toda a razão em lamentar o mau uso feito desta caixa de comentários. Por mim, peço desculpa por ter dado o tiro de partida, e digo-lhe que não ficarei ofendida se apagar o comentário que fiz, e que nada tem a ver com o assunto do seu post.

Aja como entender adequado.
isto começa a ser muito cansativo.
Obrigada.

Helena Antunes disse...

Não vou eliminar o comentário visto que todos os comentários posteriores vão de encontro ao que disse.
No entanto, gostaria de salientar, como chamada de atenção a si e aos que por aqui passam, que seria deveras interessante discutir os temas abordados no post porque se os coloco é porque acho que merecem abordagem séria.
A discussão política e partidária deve remeter-se para os post's onde falo da mesma.

Grata pela atenção.