07 agosto 2008

Esquadras da PSP degradadas

O comandante metropolitano da PSP do Porto queixou-se, esta quarta-feira, perante o ministro da Administração Interna, da degradação das esquadras do Grande Porto.

...as condições em que os profissionais da Polícia trabalham "não estão, de forma alguma, em consonância com as exigências policiais que são feitas, nem com a qualidade e dignidade de que se deve revestir um serviço público desta natureza".

"São instalações sem os espaços adequados, sem a necessária funcionalidade, antigas e bastante degradadas, que não reúnem condições de trabalho", sustentou, também, o intendente Abílio Pinto Vieira, numa alusão ao que disse ser um problema "crónico" da Polícia de Segurança Pública no Porto.

[Jornal de Notícias]


Em Santo Tirso passa-se a mesmíssima coisa.
A esquadra da PSP de Santo Tirso apresenta condições físicas degradantes. O seu aspecto exterior é, por si só, assustador. Mas, tanto ao quanto sei, as condições interiores são de péssimo e degradante aspecto e não apresentam as mínimas condições de trabalho. A antiguidade é muita e obras de requalificação nem vê-las.
Mas em conversa com o meu tio, agente da PSP em Santo Tirso, ele transpareceu-me este cenário aterrorizador em que trabalha. As condições são péssimas, no Inverno as vezes chove lá dentro; a esquadra é imensamente fria que nem com um aquecedor próximo o frio diminui; o local reservado aos detidos é também ele de horríveis condições, local esse onde os próprios polícias passam as noites. As viaturas não estão muito melhores...
A Câmara Municipal de Santo Tirso já há alguns anos que disponibilizou terreno para a construção de uma nova esquadra mas, até agora, o Ministério da Administração Interna nada emitiu.

Depois não venham dizer que os polícias são maus profissionais porque... as condições em que os profissionais da Polícia trabalham não estão, de forma alguma, em consonância com as exigências policiais que são feitas.

Sem comentários: