01 março 2008

Estudo a Vila das Aves

Quando em 2001 se conheceram os dados do Censos então levado a cabo no país, o número de habitantes de Vila das Aves não deixou de surpreender os agentes locais. Tendo em conta o número de eleitores e o crescimento, nomeadamente a nível da habitação, registado na freguesia, parecia quase consensual que o número de habitantes nunca seria inferior a 10 mil. No entanto, os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) não foram além dos oito mil e 492 habitantes. Embora se tenha registado um crescimento em relação ao último Censos, estando dentro das expectativas do INE, o certo é que o número de habitantes nunca convenceu os autarcas e população em geral continuando-se a atribuir a Vila das Aves a existência entre 10 a 12 mil habitantes.
Não é este o único propósito do estudo de caracterização demográfica, económica e social de Vila das Aves que a Junta local resolveu levar a cabo. Mas tendo em conta as palavras do autarca local, Carlos Valente, e da socióloga e coordenadora deste estudo, Helena Antunes, haverá pelo menos a preocupação de saber, afinal de contas, quantos são os avenses. "De facto pretendemos clarificar o número [apontado] pelo Censos de 2001 porque temos a ideia de que este não nos deu o número real dos habitantes de Vila das Aves e pretendemos agora cativar e pedir a colaboração das famílias para termos um número mais ou menos aproximado da verdadeira composição demográfica da freguesia", referiu ao Entre Margens Helena Antunes.
No final da semana passada começaram a ser colocados em cafés e outros locais os avisos alertando as pessoas para este estudo. Esta semana começam a ser realizados os primeiros inquéritos. Esta primeira fase de inquérito deverá demorar entre três a quatro meses e, para já, contará com quatro pessoas na rua, seguindo-se o período de tratamento de toda a informação recolhida. Os dados são para serem apresentados ainda este ano.
A nível demográfico, e segundo explicações da coordenadora do projecto, é feito um inquérito às famílias em que é pedida a composição do agregado familiar e "dados relaivamente ao mesmo, basicamente, nome, data de nascimento, profissão, habilitações escolares, número de eleitor". Mas o objectivo primeiro é o de "ter o número total da população constituinte de Vila das Aves". Ainda que, admita, exista o receio de o não conseguir. "Sabemos que vamos ter famílias que nos fecharão a porta, que não estarão receptivas para a nossa equipa de rua, mas vamos ter a preocupação de ter pessoas a fazer os inquéritos com simpatia, disponibilidade, atenção".
Ao nível da caracterização económica, acrescenta Helena Antunes "interessa-nos saber as empresas e serviços que temos em Vila das Aves". Por sua vez, a caracterização social "diz respeito a todas as entidades sem fins lucrativos" existentes na freguesia.

[EntreMargens]

3 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Não veja nesta pergunta qualquer crítica à iniciativa, apenas queria saber se para realizar esta recolha de dados, não terá que ser dado conhecimento, à Comissão Nacional de Dados?
Se é que ainda não foi feito.

Agradeço resposta.
Cumprimentos

BEJA TRINDADE disse...

Rectificação:

Queria-mos dizer Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Anónimo disse...

Helena, és uma uma pessoa espectacular e fantástica. És das melhores pessoas que conheço, muito humana, meiga e atenciosa. Sempre disposta a dar e fazer tudo pelos outros. És tão amiga do teu melhor amigo como daquela pessoa que pouco conheces. Entregas-me muito aos outros, és a verdadeira amiga sempre disposta a ajudar todos, os que merecem e os que não merecem, os que conheces bem e os que mal conheces. Sempre atenciosa e dedicada a apoiar e ajudar as pessoas. Esta é a tua grande virtude, por isso toda a gente gosta de ser tua amiga. Só que muitas vezes, aqueles que ajudaste em alturas más da vida deles, só se lembraram de ti quando precisaram de um ombro amigo para desabafar e chorar, depois ignoraram-te. Mas também é bem verdade que tens muitos amigos e que gostam muito de ti, e que estiveram a teu lado quando precisaste deles, porque te adoram.
À parte isto, fico feliz por teres conseguido um trabalho na tua área e desejo que este seja o primeiro de muitos trabalhos enquanto socióloga. Não só porque és a melhor pessoa que conheço mas porque tenho a certeza que tens todo o potencial, inteligência e perspicácia para ser uma excelente socióloga. O sucesso e êxito aguardam-te!
ADORO-TE!