12 março 2008

Prefiro as crianças aos adultos

Ontem fui convidada para dar uma aula/palestra a uma turma de 8º ano, na Escola EB 2/3 de Vila das Aves integrado na actividade Ler Consigo, do Plano Nacional de Leitura.
Dado que fui como ex-aluna daquela escola e enquanto socióloga, achei por bem levar alguns excertos de um livro de um sociólogo. Escolhi Ganchos, Tachos e Biscates de João Machado Pais. Os excertos diziam respeito a entrevistas a indivíduos que tinham abandonado precocemente a escola por motivo de insucesso escolar enveredando pelo caminho da delinquência: furtos, roubos, consumo de tabaco e estupefacientes, e até alguns que foram presos. E com o avançar da idade há todo um sentimento de arrependimento e vontade de mudar a sua vida. Nalguns casos é tarde demais. Pareceu-me, assim interessante dar-lhes um pouco o incentivo à leitura e, ao mesmo tempo, incutir-lhes a prevenção para determinados riscos e caminhos errados que enveredam nestas idades.

Penso que correu muito bem e a mim deu-me alguma satisfação. Eu adoro crianças e adoro estabelecer diálogo com elas, acho que conseguimos criar grande empatia. Para o dia de ontem que foi um dia horrivelmente péssimo para mim, aqueles 90 minutos de aula foram os 90 minutos do dia que estive bem disposta. As perguntas que me colocavam eram questões muito directas e algumas dotadas de grande pertinência.
As crianças são pessoas sinceras e espontâneas. Dizem tudo o que pensam e sentem directamente, cara-a-cara.

Os adultos são pessoas cobardes, falsas, hipócritas. Os adultos fazem queixinhas, são piores que as crianças, neste aspecto.

Os adultos dizem-se nossos amigos e depois apunhalam-nos pelas costas.

Se isto é ser-se adulto... Prefiro as crianças!

13 comentários:

E. A. disse...

É verdade! As crianças são muito mais criativas e espontâneas, mais frontais e curiosas! Só temos a aprender com elas... e tentar responder a qualquer pergunta q façam com o máximo de respeito e verdade. Todos os grandes filósofos que foram tb pedagogos, assim o diziam e assim acredito. :)

Helena Antunes disse...

Concordo, Papillon!

Obrigada pela tua visita :)

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Os adultos são "oportunistas" e as crianças para lá caminham. É o sistema nacional de favores... Já não pensam; procuram unicamente "tachos". daí o mal-estar entre adultos.
Abraço

E. A. disse...

Francisco, n percebi o seu comentário:

Os adultos são "oportunistas" e as crianças para lá caminham
Pois, ser criança é um estado anterior ao ser adulto, por isso dizer que elas caminham para lá - para serem como os adultos - parece-me evidente.

Já não pensam; procuram unicamente "tachos". daí o mal-estar entre adultos.
Os adultos n pensam - então, quando pensaram? Houve um dia em que os adultos pensaram? O Das Man sempre foi uma possibilidade, o pensamento das massas, a-crítico e atemático.
Depois: os adultos têm mal-estar? O "mal-estar da civilização" já diagnosticado? Então, uma boa razão para atentar às sempre novas perguntas das crianças, que olham o mundo pela primeira vez, e neste olhar inaugural, talvez a luz.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A resposta é: as pessoas têm medo de perder o emprego nesta sociedade capitalista. Esse medo paralisa-as...
O que os jovens querem? Mudar as coisas? Não! Querem emprego e pensar pouco!

Anónimo disse...

de uma noticia acerca de crianças fala-se dos "males" da "sociedade capitalista"... mais papista que o papa este senhor... ao que a cegueira leva...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Deve viver numa sociedade extraterrestre!

E. A. disse...

Eheheheh...

Olhe que o seu Robbie Williams diz que vai estudar Ufologia! Eles andam aí...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Gosto de escutar histórias de Ufologia! ou OVNILOGIA!

Daniel Martins disse...

Interessante a discussão... mais ainda quando não concordo com ninguém...
Tudo bem que é próprio do ser-se criança a curiosidade, a honestidade, a originalidade. Mas isso não quer dizer que os adultos são más pessoas.
Ora vejamos, se os adultos criam as crianças e as crianças tendem a imitar os adultos, então porque é que uns são bons e outros são maus?
Conheço muitos adultos que são excelentes pessoas. Se assim não fosse, quem estaria certo era o Peter Pan que não queria crescer.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Daniel

Eu e a Papillon estavamos a discutir a necessidade de mudança social qualitativa e o papel da escola nessa tarefa de libertação. E continuamos a falar disso no meu post. Claro, o assunto é complexo! :)

E. A. disse...

Eu n disse os adultos eram "maus". Infelizmente o mundo n é assim tão simples: bons e maus.

Anónimo disse...

gosto do tema, mas devo confessar que apenas me surge um comentário. Somos atomos e como tal não podemos fugir ao que somos. Não podemos lutar contra o universo. ou se calhar podemos mas muito lentamente. Somos muito pequenos.. Todos. Professores pais crianças, presidentes da republica seja quem for. Somos muito pequenos e quando somos adultos temos a capacidade de ver que mais vale ser criança. Quando somos adultos ficamos mais exigentes, conseguimos perceber o sentido da incapacidade, da impotencia.

Viver comparando só nos leva à pequenez, sempre, por mais arrogantes que sejamos, por mais convencidos. Somos um parcela infima de atomos, nada mais!