16 março 2008

Um tributo ao Vitória!



Quem me conhece sabe das raízes que me ligam à cidade de Guimarães e, como adepta que sou do futebol, o grande carinho que nutro pelo Vitória local. Há pessoas que só têm uma clube ou dois, eu posso dizer que tenho três: o Desportivo das Aves, o Benfica e o Vitória de Guimarães.
O Vitória de Guimarães é indiscutivelmente o 4º grande clube português!

O Vitória sempre atraíu muitos adeptos ao estádio e não só ao D. Afonso Henriques. Mesmo jogando fora de portas o Vitória é capaz de ser, a seguir ao Benfica, o clube que mais move adeptos e simpatizantes. A sua passagem pela Liga Vitalis a época transata não veio mostrar a inferioridade do clube, bem pelo contrário. O Vitória mostrou a sua grandeza como clube unido que é: dirigentes, treinador, jogadores e adeptos.
Cito alguns exemplos: na época 2000/2001 em que o clube andou numa época tremida quase descendo de divisão os adeptos corriam na mesma em massa aos estádios. Ainda me lembro da recepção do Aves ao Vitória em que o estádio estava a abarrotar, num dia de chuva os adeptos de uma equipa que andava a jogar muito mal vieram apoiar a sua equipa do primeiro ao último minuto. Tinhamos mais vimaranenses que avenses. O estádio estava mais cheio que na recepção aos 3 grandes.Dizia eu a um senhor de Guimarães sentado a meu lado "Veio muita gente de Guimarães!" Respondeu-me ele "E se o Vitória andasse a jogar bem este estádio não teria capacidade para receber todos os adeptos que viriam."
Há alguns anos que os jogos de apresentação, de início de época, do Aves são com o Vitória de Guimarães. Não mentiria se dizesse que se encontram mais vimaranenses do que avenses no nosso estádio. Mesmo a época anterior, o Aves militando na Bwim Liga e o Vitória na Liga Vitalis, os adeptos da cidade berço aderiram em massa ao jogo de apresentação da equipa avense aos sócios.
A época passada cheguei a ir ao D. Afonso Henriques ver o Vitória que, mesmo na II Liga, tinha estádio quase cheio e adeptos vibrantes!

O Vitória mais do que merece a classificação conseguida esta época. Se me perguntassem: o Vitória merece ficar em 2º lugar relegando o Benfica para 3º? Eu responderia: Não! Este Vitória merecia ficar em 1º lugar e vencer o campeonato!
O Vitória se continua a jogar assim qualquer dia torno-me sócia!

3 comentários:

Anónimo disse...

A tua praga contra o Braga tem dado resultados. Cada vez mais se afundam na tabela! hihihi

Anónimo disse...

Braga é merda. Os bracarenses sao uma merda. O pedro morgado é o bracarense mais deficiente.

Anónimo disse...

Esse pedro morgado é um imbecil, oportunista.