16 abril 2008

Acreditar é Poder!

Ontem desloquei-me a Braga, mais concretamente ao Projecto Homem, instituição na qual estagiei. Fui convidada a assistir à alta terapêutica de três utentes os quais acompanhei durante o meu estágio.
Foi com alguma emoção que no fim tomei a palavra para lhes endereçar os parabéns e mostrar o meu contentamento por terem conseguido alcançar um objectivo a que se propuseram. "Sinto que este vosso percurso também se deve um pouquinho a mim. Eu levei um pouco de vós, vocês têm um pouco de mim." Foram algumas das minhas palavras. Assim como: "Desejo que daqui para a frente tudo vos corra bem, que não desistam ao primeiro problema, à primeira contrariedade. Se os problemas e adversidades aparecerem lutem por vocês próprios, e peçam ajuda aqueles que vos rodeiam. Sorriam para a vida. Mais do que ser a vida a sorrir-vos, sejam vocês capazes de sorrir à vida! Tenham sempre em mente que as drogas não vos ajudam a superar nenhum problema ou obstáculo, as drogas complicam ainda mais."
Fiquei feliz com o convite dos "meus tóxicos" para assistir à alta terapêutica deles. É sinal que fui (e ainda sou) um elo importante no percurso terapêutico deles. Durante o meu estágio eles diziam-me "Tu és má! És pior que os terapeutas!" Mas estou certa que a minha rigidez e inflexibilidade com eles só se traduziu numa coisa: o seu sucesso terapêutico. Daí a elevada consideração que têm por mim ao ponto de me convidarem para a alta terapêutica, já para não falar nos jantares que de vez em quando vamos tendo!

Que saudades dos meus tempos no Projecto Homem! Que saudades dos "meus tóxicos"!

2 comentários:

Anónimo disse...

Helena, és mesmo uma pessoa formidável e incansável!

Daniel Martins disse...

Palmas para a Helena Antunes! :-)