20 abril 2008

Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso

O reconhecimento chega de dentro e fora do país. Tem o apoio da crítica, dos músicos e até do público. Mas o ministério da Cultura parece não lhe ligar nenhuma. O Festival de Internacional de Guitarra de Santo Tirso cumpre este ano a sua 15ª edição. Em 2002 o mesmo ministério reconheceu-o como o melhor festival organizado no país e apoio-o à altura. Era então ministro Augusto Santos Silva que permanece fiel espectador dos concertos realizados em Santo Tirso.

Mas desde então que o festival vai cumprindo a sua missão sem o apoio do Estado. Porque ainda novo no cargo, Castro Fernandes dá o benefício da dúvida ao actual ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, mas não deixa de lamentar profundamente que o certame continue sem garantia de financiamento. Assim foi enquanto o ministério era dirigido por Isabel Pires de Lima e assim continua agora que o responsável ministerial mudou. Seja como for, Pinto Ribeiro vai receber um convite para estar presente no 15º Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Na apresentação pública do programa que decorreu ontem, o presidente da Câmara deu conta que o investimento de 75 mil euros conta com o apoio de algumas instituições públicas e privadas mas é, na sua quase totalidade “um esforço" da autarquia tirsense.

A edição de 2008 começa a 10 de Maio com o Los Angeles Guitar Quartet (auditório P.e António Vieira, Caldas da Saúde); colectivo de excepção que actuou pela primeira vez em Santo Tirso em 1996. O festival prossegue a 11 de Maio, no mesmo espaço, com o guitarrista Marco Meloni num concerto de música e dança barroca; acompanham-no em palco os bailarinos Nina Tiikanova e Hubert Hazebroucq. A presença portuguesa faz-se este ano pela mão do Concentus Duo, a 16 de Maio no auditório da Biblioteca Municipal; a música clássica pelos guitarristas Manuel Tavares e Paula Sobral.

A mestria técnica e artística da chinesa Xue Fei Yang (na foto) constitui uma das apostas fortes da edição deste ano do festival, apresentando-se em palco a 17 de Maio (auditório da Biblioteca Municipal). Nos concertos, sucede-lhe o argentino Ricardo Moyano que se apresenta pela segunda vez neste festival de guitarra. No Centro Cultural de Vila das Aves, a 30 de Maio, sobe ao palco o Zagreb Guitar Trio da Croácia e no encerramento do festival, o Yamandú Costa Trio do Brasil (auditório Engenheiro Eurico de Melo).

[Jornal EntreMargens]

Sem comentários: