03 maio 2008

Aniversário: ...Avense

VILA DAS AVES, é, hoje, o título dignificante e urbano da antiga freguesia rural de S. Miguel das Aves, situada justamente no bico terráqueo onde o Ave e o Vizela se abraçam. Desde meados do Liberalismo, esta freguesia experimentou um surto assinalável de progresso e teve, por isso, um historial algo complicado do ponto de vista administrativo. Na realidade, a partir de 1835/36, aquando da primeira tentativa de reorganização administrativa do país, passou ela a englobar as pequenas paróquias de Santo André de Sobrado e S. Lourenço de Romão, pois, estas três paróquias da Arquidiocese de Braga, estavam enlaçadas pelo abraço mesopotâmico de Entre Ambos-os-Rios, a saber do Ave e do Vizela (Avicella) (…)
Já agora, diga-se que o nome AVES nada tem a ver com pássaros, mas antes com água conforme sugere o sema AV, possivelmente celta, tão comum a outras terras portuguesas, onde a água constitui um elemento natural e característico.
Mais tarde, seria exactamente o progresso industrial e económico, que desencadearia o movimento bairrista, o qual haveria de levar o Governo, em data de 1955, a dar a esta terra o merecido diploma, que elevava a freguesia a VILA DAS AVES!


In Vila das Aves em Livro Aberto

3 comentários:

Anónimo disse...

Vila das Aves é uma terra muito bonita e agradável para se viver. Se eu pudesse trocava Guimarães por Vila das Aves.

Ordepuir disse...

Orgulhosamente AVENSE, e mais nada tenho a dizer...

Daniel Martins disse...

Subscrevo as palavras do Rui Pedro.