24 maio 2008

Os candidatos à liderança do PPD/PSD

Terminado o prazo para a apresentação das candidaturas à liderança do PSD são quatro os candidatos que vão a votos no próximo dia 31 do corrente mês: Manuela Ferreira Leite, Patinha Antão, Pedro Passos Coelho e Santana Lopes.

Na passada 2ª feira, a Distrital do Porto organizou um primeiro debate entre os candidatos. Estiveram presentes Passos Coelho, Patinha Antão e Neto da Silva. Estive presente nesta Assembleia Distrital extraordinária e tive muita pena que Manuela Ferreira Leite e Santana Lopes não pudessem estar presentes pois, sem dúvida, que a presença de ambos teria dado outra vivacidade ao debate que na realidade pouco teve de debate, dado que os três candidatos presentes limitaram-se a apresentar as suas ideias. Por tal, não surgiram ataques entre candidatos tendo até Patinha Antão tecido rasgados elogios ao companheiro Passos Coelho.
O Pedro preparou-se para ser líder e tem um percurso que deve ser visto com atenção pelo partido. É um percurso de dedicação ao partido. Por momentos até julguei que ali naquele momento Patinha Antão, no dia em que angariou as 1500 assinaturas necessárias para concorrer à liderança do partido, iria desistir manifestando o seu apoio a Passos Coelho dada os elogios estranhamente dirigidos ao mesmo.


Não obstante, no Sábado anterior estive na Trofa para ouvir Manuela Ferreira Leite. O discurso da mulher candidata à liderança do partido social-democrata traduziu-se em mudança e esperança para os portugueses.
O Partido será o que quisermos. O que quisermos no voto livre, sem dono, não respondendo a nenhuma voz que não seja a da nossa consciência, contribuindo para que o partido volte a ser credível na sociedade e recupere a confiança nos portugueses.
Sempre partilhei convosco os melhores e os piores momentos do PSD. Sabem o que eu penso, sabem quem eu sou. Sabem que não vos engano.

Acerca do meu voto, o mesmo recairá sobre Manuela Ferreira Leite e passo a explicar porquê. Por um lado, eu penso que o partido precisa efectivamente de mudança, de caras novas e jovens, de alguém que o faça rejuvenescer mas com ideias novas, alguém com garra e empenho, e "sangue novo" e por essa razão a minha opção até recairía em Pedro Passos Coelho. O partido precisa de alguém jovem como ele.
No entanto, tendo em contas que as legislativas estão aí à porta, para combater com José Sócrates, precisamos de alguém com elevada experiência política e governativa, alguém de renome no PSD capaz de lhe dar a estabilidade interna que tem desaparecido, alguém capaz de devolver a credibilidade ao partido, alguém que volte a dar a esperança de vitória aos social-democratas e a sociedade em geral. E esse alguém é Manuela Ferreira Leite!
Adenda: Foi feita referência a este meu post em: http://psd2008.lisbonlab.com/

17 comentários:

Anónimo disse...

Cara Helena,

Infelizmente não posso concordar consigo. De facto e quando diz "...para combater com José Sócrates, precisamos de alguém com elevada experiência política e governativa, alguém de renome no PSD capaz de lhe dar a estabilidade interna que tem desaparecido, alguém capaz de devolver a credibilidade ao partido, alguém que volte a dar a esperança de vitória aos social-democratas e a sociedade em geral. E esse alguém é...", comete um grande erro. Na minha opinião o PSD precisa de romper com um passado recente de má memória. O PSD precisa de virar a página. O PSD precisa de novo rumo. O PSD precisa de romper com as caras que têm estado na "ribalta" politica nos últimos 30 anos. O PSD precisa de marcar uma diferença clara com o PS, nomeadamente em termos de politica macroeconómica. O PSD precisamente urgentemente de alguém descomprometido com o passado mas com experiência politica. O PSD precisa de alguém que admita referendar internamente a regionalização (para que o Norte deixa de ser a região mais pobre de Portugal). O PSD precisa de alguém que não permita que Socrates continua a reduzir o debate politico ao período de 2001-2003. Mais do que pessoas, o PSD precisa de novas politicas, novas ideias, energia e ousadia. Ao contrário do que diz, o PSD precisa de alguém com competências intrínsecas e com experiência politica. Como sabe o Zapatero e o Tony Blaer não tinham experiência Governativa e foram e ainda são grandes Governantes. Se a Helena olhar á sua volta vai ver um conjunto de jovens Presidentes de Câmara e que não tinham experiência governativa e que empreenderam projectos de mudança com sucesso. Cara Helena o decisor politico não precisa de ter experiência Governativa, precisa isso sim, de ter inteligência e sensatez. Poderia ainda dizer-lhe que em politica macroeconómica a Drª Manuel Ferreira Leite perdeu para o "Engº" Socrates e se ganhar vai ter muitas dificuldades em comparar os quase 7% de défice que deixou (mesmo recorrendo a receitas correntes, vendendo créditos e património) com os 3% de Socrates sem ter utilizado estes truques. Lembro-lhe por ultimo que as eleições não estão à porta, falta um ano e todos os candidatos têm tempo e condições para se prepararem e construírem uma equipa para liderar um processo de mudança e projectar o futuro de Portugal( nb que temos 4 canais de televisão). Chega de soluções de curto prazo e de candidaturas de facção. Só Pedro Passos Coelho (que não tem á sua volta aqueles que com o patrocínio da Drª Ferreira Leite quiseram “matar” o PSD e apelidarem os seus dirigentes e militantes de caciques e de mafiosos e até viraram a seta do PSD ao contrário no dia seguinte á eleição do Drº Luis Filipe Meneses, com o propósito de lançar o caos para depois fazerem emergir a Drª Ferreira Leite). Só Pedro Passos Coelho reúna apoios transversais que lhe permitirão usufruir de condições politicas internas para virar o partido para fora. Se assim não for… o PSD vai passar tempos difíceis.

Anónimo disse...

Testeminho de Paulo Teixeira Pinto

" O ex-presidente do Millenium BCP Paulo Teixeira Pinto afirmou este sábado que o partido se encontra «numa verdadeira encruzilhada», justificando o seu apoio a Passos Coelho por este ser o candidato que reúne os melhores requisitos «objectivos e subjectivos».

«Na circunstância presente, que considero crucial, o partido está numa verdadeira encruzilhada. Julgo que não era responsável qualquer abstenção ou omissão da minha posição», afirmou Paulo Teixeira Pinto aos jornalistas, durante um jantar de apoio a Pedro Passos Coelho, no Jardim Zoológico de Lisboa.

Militante dos sociais-democratas desde 1995, Teixeira Pinto acrescentou que fez uma escolha com base em «critérios puramente políticos de fundamento racional e lógico» e não de amizade pessoal, apesar da «cumplicidade e amizade» que tem com Pedro Passos Coelho «há alguns anos».

«Temos de escolher entre os candidatos que existem. Não por razões de amizade ou outras de qualquer outra índole, mas apenas pela questão programática e pragmática. O candidato que reúne os melhores requisitos objectivos e subjectivos é o dr. Pedro Passos Coelho», justificou Paulo Teixeira Pinto









Experiência «adquire-se fazendo»

Questionado se não se assusta com a falta de experiência de Passos Coelho, o ex-presidente do Millenium BCP afirmou que a «experiência é a única coisa que se adquire fazendo».

«Assustar-me-ia se lhe faltassem outras qualidades, como as que ele tem: sensibilidade política, visão e sentido de responsabilidade. Essas não se adquirem com o decurso do tempo», respondeu. "

Estou de acordom com Paulo Teixera Pinto "A experiencia adquirie-se fazendo". Se assim não fosse que seria dos jovens qualificados e altamente qualificados...

Anónimo disse...

que alivio... ainda bem que ela que ela é util ao partido... o pais que se lixe...

Anónimo disse...

Dizem que caso Manuela Ferreira Leite vá para o Governo vai fazer mais ou menos a mesma coisa que o Eng. Sócrates. Se calhar é mesmo isso que é preciso. Mas que seja alguém do PSD.
Se ela ganharo PSD, nas legislativas terá o meu voto.

Anónimo disse...

Então não é, que se for a Manuela Ferreira Leite a fazer a mesma política de José Sócrates, este imbecil já vota na dita senhora.

Anónimo disse...

Não vamos cair no erro de voltar ao passado!
O PSD está como está graças a Santanas, Barrosos, Manuelas, Pachecos Pereiras e outros iguais...
Vamos dar uma oportunidade a gente nova!
De que vale endarmos a dizer que o futuro são os jovens, se depois fazemos exactamente o contrário?

ANONIMO disse...

Transcrição da Mensagem de apoio a Pedro Passos Coelho do Presidente da JSD Pedro Rodrigues:

"A candidatura de Pedro Passos Coelho representa uma viragem, uma mudança de paradigma na forma de estar que vai trazer jovens para a política. O PSD precisa de reinventar bandeiras, reinventar causas, não são os jovens que estão afastados da política, são os políticos que estão afastados dos jovens, não têm conseguido falar na mesma linguagem dos jovens. Este apoio é meramente pessoal e não institucional."

ANONIMO disse...

"Manuela Aguiar
A ex-deputada social-democrata Manuela Aguiar afirmou hoje que Pedro Passos Coelho «é o melhor líder para o PSD», elogiando a sua «coragem serena» e o discurso consistente aliado à credibilidade, que o distinguem da maioria dos políticos portugueses.

«É uma pessoa em quem acredito absolutamente. Aprecio a forma como faz política e que é muito rara em Portugal», declarou à Lusa a antiga secretária de Estado das Comunidades.

Manuela Aguiar descreveu Pedro Passo Coelho como um homem «muito ponderado» e com experiência, seguro de si, «mas não arrogante», com ideias «firmes e assentes».

«É um corredor de fundo, que não pratica aqueles vícios portugueses da demagogia e do taticismo«.

A ex-deputada entende que Pedro Passo Coelho se soube manter à margem desses conflitos e soube afirmar as suas ideias »sem guerras pessoais e respeitando o veredicto das eleições«

Manuela Aguiar foi secretária de Estado das Comunidades pela primeira vez em Janeiro de 1980 no VI Governo Constitucional presidido por Sá Carneiro, retomando as mesmas funções noutros governos posteriores.

Além de ter sido eleita deputada pelo círculo da Europa (1985), Porto (1987) e Aveiro (1991), ficou conhecida, sobretudo, como deputada pelo círculo Fora da Europa, onde foi eleita em 1995, 1999 e 2002."

Anónimo disse...

Se o partido tem de ser presidido por jovens, metam lá o Pedro Duarte ou até o Pedro Rodrigues. São jovens, fizeram carreira na JSD.
Por favor...
Quero ver se na altura de dar um murro na mesa o Passos Coelho será homem para isso.

Anónimo disse...

Vote nele e verá!
Apenas lhe lembro que Passos Coelho não teve qualquer problema em dar murros na mesa quando Cavaco Silva era primeiro-ministro!

Anónimo disse...

E quem disse que o partido "tem" de ser presidido por jovens? Nada disso.
Apenas temos que perceber que o partido tem neste momento uma oportunidade única de mostar ao país que quer renovar, quer mudar, pois, quer queiramos ou não, o PSD precisa de mudar!
Todos são bem-vindos e teremos que apoiar quem ganhe mas acima de tudo está Portugal e a Portugal apenas Pedro Passos Coelho poderá devolver a esperança!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=nikjVx7axao

Anónimo disse...

Dia 31 veremos quem sairá vencedor.

Anónimo disse...

Viva o PSD!

Anónimo disse...

Ferreira Leite do lado do Governo na questão dos combustíveis.
Afinal onde está a diferença?

Anónimo disse...

Pelo menos a Dra Manuela é sincera. Ao contrário de Passos Coelho que vê nos combustíveis (apelando à descida de preços) uma excelente forma para arranjar votos.

Anónimo disse...

Arranjar votos?
O sr anónimo certamente só anda a pé...
Baixe-se o ISP e corte-se na despesa pública! Isso sim, isso é uma politica correcta!