02 maio 2008

Perdeu-se o Maio de 68...

O Maio de 1968 demonstrou que é possível fazer uma revolução fora dos partidos e além do objectivo da tomada do poder. Mas, hoje, por outro lado, praticamente deixaram de existir as realidades que produziram o Maio de 68; por exemplo, já não existe concentração do proletariado. A questão da mudança social coloca-se de outra forma, não sei sequer se ainda se pode chamar revolução. A própria palavra degradou-se num slogan publicitário...

Anselm Jappe em entrevista ao Diário de Notícias

1 comentário:

Ordepuir disse...

Penso que não podemos entender o "Maio de 68" como uma revolução, mas sim como, um marco de viragem no panorama político e social da Europa.

O "Maio de 68" foi iniciado por estudantes, a que depois se foram juntando as classes trabalhadoras, que se retiraram quando os carros começaram a arder.

A grande derrota, do que alguns pretendiam para o "Maio de 68", aconteceu pouco tempo depois, com as forças mais à esquerda a perderem as eleições de forma clara. No entanto, não podemos ignorar este facto marcante para a França e para a Europa, "Charles de Gaulle" que o diga!
Sem o "Maio de 68", não me parece que a França, hoje, tivesse um presidente como "Nicolas Sarkozy", mas é, só, a minha opinião.

Cumprimentos.