12 maio 2008

O desinteresse pela política (II)

Cavaco Silva pede reflexão "séria e serena" sobre alheamento dos jovens face à política.

8 comentários:

AGRY disse...

Achei interesante enviar-lhe o link sem qualquer intenção "maldosa"
JSD discorda de Cavaco e acusa políticos do afastamento
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=331987

Helena Antunes disse...

Olá Agry!

Também vi a notícia que refere.
Concordo com ambos. Cavaco Silva tem razão quando diz que os jovens andam alheados da política. Concordo com a posição de Pedro Rodrigues, companheiro de JSD, quando refere que em grande parte se deve aos políticos actuais.
Mas o exemplo negativo dos políticos não é o único motivo do afastamento dos jovens da política. Os jovens são poucos interessados pelo empenho, pelo esforço, pela mudança.

Anónimo disse...

Cara Helena,
gostava de deixar aqui a minha opinião focando, aquele que acho ser, o factor mais decisivo para o alheamento da juventude em relação à politica.

Na minha simples opinião existe um factor que, apesar de não ser o unico, é talvez o que mais contribui para esta realidade, os OCS ( Orgãos de comunicação social), nos quais incluo evidentemente a internet. E passo a justificar...
Jornais e Tv`s bombardeiam-nos SÓ e somente com os aspectos negativos da vivência politica, generalizou-se uma fama muitas vezes descontextualizada da realidade em relação aos politicos. Estereotipou-se esta função, deveriam ser mais rigorosos e atentos! POr fim a internet, na forma de sites e blogues que muitas vezes só servem para promover o mal-dizer e a calúnia.
Cara dra Helena, a sua profissão é uma profissão de risco, o homem tende a deixar de ser um ser social, está a tornar-se num homem solitário e mal encarado que não admite hierarquias, nem as respeita. Já aconteceu com os padres com os professores, com os politicos.. um dia será contra jornalistas.. o tempo o dirá. Diz que a Jsd discorda de Cavaco.. é natural. Agora não concordo quando dizem que são os politicos que afastam os jovens...ou melhor talvez as oposições cegas o sejam. As oposições sem futuro, sem experiencia, sem conhecimentos, sem prática, sem conteudo, fraca... como acontece no nosso concelho.

Obrigado pela oportunidade de expor a minha opinião.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que aqui foi dito. Urge arranjar novos mecanismos para chamar os jovens para a política.

Anónimo disse...

O Prof. Cavaco e Silva deveria olhar para o seu partido (PSD). Ainda agora se pode ver para as eleições internas que as caras são as mesmas de ha 30 anos. Quando aparece alguém com menos idade mas com com vontade de trabalhar e com valor dizem logo que não tem experiência.É assim que querem atrair os jovens. Será que os jovens só para votar naqueles que querem controlar tudo e todos? Até gostava de saber quem é que o Profº Cavaco e Silva apoia e assim já percebiamos se tudo não passa de discurso fácil. Peço desculpa da sinceridade mas detesto hipocrisia.

Sérgio Costa disse...

Essa questão parece-me um pau de dois bicos. Por um lado vemos os partidos com mais militantes jovens, por exemplo na JSD, e por outro vemos um desinteresse global da população que inclui não só os jovens mas todo um povo que não vê nem admira com bons olhos a politica em Portugal.

Anónimo disse...

a questao de o desinteresse dos jovens para com a politica não pode estar resumida a umas eleiçoes partidarias onde se diz se se apoia um canditado e n outro prova alguma coisa. a governação de um partido é uma coisa; e este tema é outro. o desinteresse dos jovens em relação á politica é um problema de base. o jovens estão desinteressados em geral em relação a tudo. têm dificuldade em assumir compromissos, sejam eles quais forem. mas também os partidos têm responsabilidade nisto pois cada vez há menos ideologia e mais centralismo. os partidos, os principais, são mais ou menos, "iguais". depois os politicos falam de coisas distintas da mesma maneira: respostas vagas e demagogas. primeiro há que falar em descredito em relação aos politicos e depois por consequencia, desinteresse.
o facto de se apoiar um canditato em relação a outro deve ser primeiro uma decisão responsavel. se isso seerve de desculpa, podemos referir que os ultimos tres primeiros ministros eram relativamente jovens para o cargo que desempenharam (barroso, santana lopes e socrates).

Anónimo disse...

Cara Helena Antunes, em quem vai votar para a liderança do PSD?