01 maio 2007

"Portugal, Um Retrato Social"

Um bom programa que retrata a sociedade contemporânea e a sua evolução.
Um EXCELENTE programa de autoria de um EXCELENTE SOCIÓLOGO: António Barreto.
Delicio-me todas as semanas com cada tema apresentado!

6 comentários:

Elpibe disse...

Lol. Huuuum a fazer publicidade..

Helena Antunes disse...

Vitor, temos que começar por ser nós a valorizarmo-nos enquanto sociólogos e nos darmos a conhecer aos outros, não achas?! Para que nos comecem a valorizar e não perguntem constantemente "Sociologia??para que serve isso?"

Sara 99 disse...

Concordo totalmente! O programa está muito bem feito (e a BSO do Rodrigo Leão é, como sempre, excelente!). Alertou-me essencialmente para a sorte que tenho em ter nascido depois da revolução de Abril e confirmou mais uma vez uma terrível certeza: os jovens não têm a mínima noção do valor da liberdade de que usufruem hoje. "Portugal, um retrato social" fez-me perceber melhor como, apesar de tudo, Portugal tem vindo a crescer rapidamente nos últimos anos e como o Estado Novo prejudicou o nosso país, deixando uma herança pesada que os portugueses não merecem.

E já agora, aqueles que não sabem para que serve a sociologia ainda estão formatados pelo regime de ignorância cultivado pelo Estado Novo. Salazar sabia bem o que era a Sociologia e para que servia. Por isso é que proíbia o seu ensino e a sua prática.

Helena Antunes disse...

Já cá faltava Salazar como culpa de todos os males!..

Sara 99 disse...

"Portugal, um retrato social " é um pograma que retrata os últimos 50 anos da sociedade portuguesa. E nestes últimos 50 anos, Salazar é, como também mostra o programa, a culpa, não de todos, mas da esmagadora maioria dos males da sociedade portuguesa. Só alguns exemplos: milhões de contos gastos numa guerra colonial injusta, que envergomhou o país internacionalmente, quando a maior parte dos portugueses passavam fome. A defesa de um modelo de educação direccionado exclusivamente para as elites. O isolamento de Portugal em relação ao resto do mundo proibindo o acesso à cultura e às ideias que o mundo partilhava provocando um atraso cultural irreparável. A perseguição e tortura de qualquer ideia contrária ao regime, etc, etc, etc... Em suma, Salazar é responsável pelo que de pior se pode fazer aos seres humanos: condicionar a sua liberdade de pensar, de agir, de viver em sociedade. Ele formatou os portugueses para serem pobres e pequeninos, a obedecerem e calarem. E essa mentalidade não será fácil de apagar!

Unknown disse...

Em primeiro lugar um grande elogio a esse fantastico programa de Antonio Barreto e ao seu retrato da realidade portuguesa actual em comparação com o passado. um passado marcado por um regime ditaturial e que provocou este grande atraso no país e nas mentalidades dos portugueses...é incrivel o que uma pessoa como Salazar pode fazer, mas o mais inacreditavel é que as pessoas ainda o elegeram como o grande portugues...como podem ter esquecido todo o mal que ele nos fez?! Eu que não vivi esse tempo, mas que escutei muitos relatos jamais vou esquecer, não se apaga um passdo nem as marcas que esse passado deixou. E para terminar com Salazar não se podia pensar livremente, por isso um programa como o de Antonio Barreto jamais podia existir e muito menos licencioados em sociologia, eramos demasiado incomodativos e pensavamos e isso era algo proibido.

Arquivo do blogue