19 junho 2008

A Linguagem Sociológica - (II)

Há uns meses eu escrevia aqui o seguinte:
A Sociologia e os Sociólogos orgulham-se de ter uma linguagem muito própria e que encanta muita gente.
Todavia, o devido uso da linguagem sociológica e a sua devida interpretação não está ao alcance de todos. Aliás, creio que só um número resoluto de pessoas é capaz de dela fazer um uso correcto e uma interpretação credível. Penso que nem todos os formados em Sociologia o são capaz de fazer, quanto mais os outros.
À conta disto já me tenho rido na blogosfera com o uso inapropriado de terminologia sociológica, ou seja, referem termos sociólogicos a algo que não se aplica. O que também tem sucedido é uma má interpretação de alguns assuntos que vou escrevendo onde predominam vários termos sociológicos, isto é, termos os quais não são correctamente interpretados pelos leitores.
De facto, a interpretação da terminologia sociológica não está ao alcance de qualquer um e mais vale não sair por aí a fazer falsas interpretações para não caírem no ridículo.

Ora isto continua.
A conclusão a que tenho chegado é que parece que usar a palavra "sociológico" ou "sociológica" é chique ou é algo de muito intelectual.
Em Fevereiro deste ano, numa Assembleia Distrital do PSD/Porto, quando uma delegada pediu a palavra, ela falava constantemente de capital humano e capital sociológio. E ela insistia na ideia de que uma pessoa tem capital sociológico. Isto enervou-me um bocado. Quanto muito, pode falar-se em capital social.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quantas vezes leio que Design é Arte (o que, para os designers, é gravíssimo) e não escrevo um post deste tamanho por causa disso...

CR

Anónimo disse...

Cá para mim o autor do blogue que refere deve ler assiduamente o seu blogue e fascina-se com a linguagem sociológica. Depois não a aplica correctamente e cai no ridículo.

E quem este é este CR que vem em defesa do dito cujo? Será Cristiano Ronaldo? Ou será Claudio Rodrigues? Não perde uma oportunidadepara defender o seu amiguinho.