04 dezembro 2007

A Linguagem Sociológica

A Sociologia e os Sociólogos orgulham-se de ter uma linguagem muito própria e que encanta muita gente.
Todavia, o devido uso da linguagem sociológica e a sua devida interpretação não está ao alcance de todos. Aliás, creio que só um número resoluto de pessoas é capaz de dela fazer um uso correcto e uma interpretação credível. Penso que nem todos os formados em Sociologia o são capaz de fazer, quanto mais os outros.
À conta disto já me tenho rido na blogosfera com o uso inapropriado de terminologia sociológica, ou seja, referem termos sociólogicos a algo que não se aplica. O que também tem sucedido é uma má interpretação de alguns assuntos que vou escrevendo onde predominam vários termos sociológicos, isto é, termos os quais não são correctamente interpretados pelos leitores.
De facto, a interpretação da terminologia sociológica não está ao alcance de qualquer um e mais vale não sair por aí a fazer falsas interpretações para não caírem no ridículo.

Viva a Sociologia!

4 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Viva s sociologia crítica!
De facto, as pessoas usam termos cujo sentido desconhecem e isto porque desconhecem as teorias das quais são oriundos. Cada vez a admiro mais e é bom termos ligações entre bons blogues.
Abraço

Helena Antunes disse...

Obrigada, Francisco, pelas suas palavras sempre simpáticas!

Um abraço.

Bárbara Cunha disse...

Gostei!

Fez-me lembrar uma aula qualquer onde fomos celindrados (e ainda bem!) com a diferença entre problema social e problema sociológico...
No entanto, todo o bom português é perito em ver problemas estruturais a cada esquina: é o fatalismo que os/nos caracteriza :)

Helena Antunes disse...

Também me lembro dessa aula, Bárbara. Foi em Métodos e Técnicas em Investigação Social com o Professor Albertino.
E depois em várias aulas de Solidariedade e Exclusão Social, com o Professor Carlos Veiga, voltamos a virar a nossa atenção, com casos concretos, para a distinção entre problema social e problema sociológico.

Ainda bem que relembraste isto, Bárbara. Porque aqui está algo que as pessoas também tendem a confundir e a falar enganadamente. Por vezes, confundem problema social com problema sociológico, julgando que todos os problemas sociais são problemas sociológicos.

Beijinhos.

Arquivo do blogue