27 dezembro 2007

A Participação nas Assembleias de Freguesia (II)

No passado dia 15 realizou-se mais uma Assembleia de Freguesia. Como é normal desde que presido à Junta de Freguesia, e já lá vão quase seis anos, que estas Assembleias mantêm uma participação activa de Avenses, quase sempre na casa das dezenas.
Penso tratar-se de caso raro nos tempos que correm e principalmente no nosso concelho. Até prova em contrário, digo mesmo que é das Assembleias de Freguesia mais concorridas desta região.
Ao contrário do que alguns (poucos) querem fazer crer, tem sido nestas Assembleias que os problemas da nossa Vila têm sido debatidos, muitas vezes de forma algo calorosa, é certo, mas também com resultados práticos evidentes e de interesse público geral.
(...)

Carlos Valente, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, no Boletim Informativo

12 comentários:

AGRY disse...

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, está de parabéns. Num país onde a participação politica dos cidadãos anda pelas ruas da amargura, estamos, doa a quem doer, na presença de um feito notável! Está igualmente de parabéns a população da freguesia.
Não tenho procuração para me poder expressar em nome de mais ninguém. Por isto, endereço a toda a população e ao senhor Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves o meu apreço por este belo exercício de democracia e faço votos que os políticos e os habitantes deste país
adormecido se reveja na Vila das Aves

Helena Antunes disse...

Muito obrigada, caro Agry!
Modéstia à parte, a população de Vila das Aves, nomeadamente o presidente da Junta de Freguesia, são um exemplo vivo a ser seguido. Vila das Aves está inserida num dos concelhos menos desenvolvidos de Portugal, mas é um verdadeiro exemplo de crescimento e desenvolvimento! Deixo um convite a todos os que por cá poderem passar e conhecer a realidade desta vila que deveria servir de exemplo para muitos.
Cada terra é aquilo que os seus habitantes fazem dela, e nós avenses temos feito o possível por uma Vila das Aves maior e melhor! Mas ainda há muito pela frente!

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Este seu comentário, não será pretensiosismo partidário?

Helena Antunes disse...

Não há aqui qualquer pretensionismo partidário, sr. Beja Trindade. Acho que não é preciso ser-se do PSD para reconhecer o magnífico trabalho desenvolvido por Carlos Valente em Vila das Aves. E não sou só eu a dizer, aliás poucos comentários tenho tecido em público relativamente ao seu desempenho. Vejo pela minha família e muitos conhecidos que são do PS, por exemplo, e fartam-se de elogiar o desempenho de Carlos Valente.
Só não vê quem não quer...

BEJA TRINDADE disse...

Essa reacção será muito natural.
Também no mandato do anterior autarca do PS, vi gente do PSD a fartar-se de o elogiar.
Também no mandato do autarca do CDS, vi gente do PS e PSD a fartar-se de o elogiar.
Como socióloga, julgo, estar mais preparada para reconhecer estes comportamentos humanos.
Agora dizer-me que há aqui um trabalho magnífico, tenho muitas dúvidas, porque então desconhece as atitudes de Junta de Freguesia, perante casos graves que se passam, sem que a Junta de Freguesia tome uma posição pública, por exemplo: as águas sulfurosas do Amieiro Galego, aliás, a oposição do PS, comungam do mesmo silêncio cúmplice.
Saberá a cara Helena Antunes explicar-me, as razões de tanto silêncio sobre o assunto?
Outros temas haveriam:
como promessas de mudança ,em relação aos mandatos anteriores.
Aqui teremos que ser realistas, com a actual Lei das Finanças Locais, não há milagres, tudo o resto, será pura especulação político-partidária.

Não basta usar de atitudes de "encher o olho à plateia".
Seria necessário e urgente nos casos como este que referi, que houvesse da parte da Junta de Freguesia coragem para frontalmente denunciar a situação latente das águas sulfurosas do Amieiro Galego.
Se a Helena Antunes desconhece o que se passa sobre este tema, seria bom que se informasse.
Peço desculpa, mas sem pretensiosismos, seria bom que manifestasse a parte positiva, (que a
há), mas que vi-se também a parte negativa.
As águas sulfurosas do Amieiro Galego são uma mais valia para a saúde pública, que a freguesia sempre usufruiu
há mais de um século.
O que tem dito a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal sobre o assunto? NADA!...

Cumprimentos

Helena Antunes disse...

Confesso que já há muitos anos que não passo pelo Amieiro Galego. Contudo, encontrando-se no estado em que diz, partilho da sua preocupação.
Sugiro que o sr. Beja Trindade faça ver o seu parecer relativamente a essa questão junto da Junta de Freguesia ou porque não numa Assembleia de Freguesia. Se é que já não o fez..

Todavia, não podemos esquecer que nem tudo depende da Junta de Freguesia e que esta nem sempre tem verbas suficientes para proceder a reabilitações de muitas coisas.

Abraço.

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Tanto a Junta de Freguesia assim como a Câmara Municipal, tem de há longa data, perfeito conhecimento da situação, daí a razão da minha chamada de atenção para o silêncio manifestado.
Quanto ás verbas insuficientes, jamais levantei essa questão, quando muito seria da competência da Câmara qualquer tipo de investimento.
O que ponho em questão é a pretensa das águas sulfurosas, sendo que, até à data ninguém "desata o nó".
Tudo indica com tal silêncio se caminha para um acordo tácito com o novo proprietário, sob pena, da freguesia e população, sair profundamente prejudicada.

Anónimo disse...

Caro Sr. beja Trindade

Saudações,

Mais uma vez o vejo aqui vir defender os interesses das populações, e com o seu pseudo-acutilante discurso demonstrar que ninguém faz nada por nada. Mas engraçado, que a história da nossa freguesia não o coloca como um dos principais protagonistas do desenvolvimento da nossa terra, apenas criticar e criticar e mais criticar. Temos de saber reconhecer as mais valias daqueles que não são dos nossos quadrantes partidários.
Relativamente ao facto de a Junta nao dar atenção a muitas questões da freguesia, aconselhva-o a assistir a uma A.F. onde se discutem os problemas das pessoas e onde se dão muitas informações ou muitas soluções, saberia igualmente que a CMST tem tido uma atitude de atrofiamento de a Junta de Freguesia.
No que concerne às àguas do amieiro galego o senhor nao deve conhecer a realidade da situação, estas foram privadas, e são, só porque tem interesse público, mas o propietário nao pode vender, a Junta ou Câmara não podem fazer nada, temos de respeitar a lei e a vontade dos propiétarios. De certeza que o Senhor nao conhece a realidade da situação, pois não dizia essas incoerencias todas.

um bom 2008

BEJA TRINDADE disse...

Caro Pedrosa Batista

Já me apercebi, que sempre que a autora do blogue, por qualquer razão não dá seguimento ao diálogo, vem sempre um esperto como reforço substituir a autora e vem com frases persecutórias que eu não sou protagonista, como que só os protagonistas do seu quadrante, é que pode exercer cidadania nesta terra.
Vem este senhor falar de Leis mas que Lei?
No Amieiro Galego o que foi vendido, se é que foi, foi o terreno e não as águas sulfurosas.
As águas sulfurosas sempre foi e serão património da freguesia!
Quanto à participação nas Assembleias de Freguesia, parece estar bem informado da minha ausência, contudo devo dizer-lhe que nessa matéria, não tenho satisfação a dar-lhe, porque nem sequer o conheço.

Helena Antunes disse...

Queria fazer uma ressalva: quando eu não dou continuação ao debate é porque não tenho mais nada a acrescentar, não quero ou não possuo mais informação acerca do assunto. Que fique claro que quando cesso os meus comentários não peço a ninguém que continue o debate por mim. As pessoas que aqui comentam fazem-no de livre e espontânea vontade.
Trato de igual forma e valorizo igualmente os comentários venham eles do sr. Beja Trindade (que gosto muito de ter por cá a comentar), pessoa que não conheço, como seja o meu amigo Pedrosa Batista ou outro amigo.

Cumprimentos.

Alirio Canceles disse...

Também eu corro o risco de fazer o papel de “advogado de defesa”, que de facto não sou, acho mesmo que não precisas. Estou plenamente de acordo com o teu último comentário. De facto, o blog que de forma aberta e democrática moderas, não pode, nem deve, transformar-se num monólogo entre o moderador e qualquer participante que sinta essa tentação. Os argumentos das partes podem e devem ser contraditados, não pode no entanto, trocar-se o princípio do contraditório pelo insulto fácil e gratuito.

Cumprimentos e um excelente ano de 2008-01-02
Alirio Canceles

Anónimo disse...

Caro Beja Trindade

saudações,

1)O senhor nao gosta de ser contraditado, contudo tenho-lhe a dizer que nao defendo ninguem, falo sempre em resposta a algum comentário.
2)Nao estou informado das suas ausencias das AF, mas o desconhecimento com que fala de muitos assuntos, so revelam que não está presente nas mesmas, até porque não o connheço minimamente.
3)Quanto à questão do amieiro galego, pois disso que se falou, o sr. mais uma vez revela ignorancia do assunto, os terrenos tiveram sempre um propriétario, que por boa vontade deixou explorar as aguas, agora o dono do terreno é dono das àguas, pode é haver um acordo entra propriétario e entidades publica para exploração das mesmas, mas neste momento isso é impossivel. Informe-se da situação antes de demagogicamente falar do assunto.
atentamente,

Arquivo do blogue