10 dezembro 2007

Violência e Crime no Porto

Nos últimos meses já se contam em seis os assassínios no Grande Porto, nomeadamente a empresários da noite. O Porto está perigoso e violento.
No passado Domingo, em Vila Nova de Gaia ocorreu mais um crime deste tipo vindo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gaia acusar o Governo pelo número excessivo de crimes que têm ocorrido nestas cidades denunciando um sinal de fraqueza da autoridade estatal.

O Director Nacional da Polícia Judiciária vem hoje comentar o sucedido anunciando estarem a trabalhar intensamente na área e de que os crimes violentos no Porto vão parar.

O criminologista, Moita Flores, considera que tais crimes já estão a ultrapassar "todos os limites" e apela a uma repressão "muito forte".
Moita Flores defendeu a constituição de equipas mistas da PSP e da Polícia Judiciária (PJ) "para uma acção de repressão muito forte" que ponha termo à sequência de homicídios. "Isto já está a ultrapassar todos os limites", frisou Moita Flores, realçando "o nível de profissionalismo muito elevado" destes homicidas.
O criminalista sublinhou que se está em presença de um tipo de criminalidade "novo" em Portugal. Moita Flores só vê uma ténue analogia destes crimes com os perpetrados pelas FP25 e alguns outros no quadro da exploração e tráfico de mulheres.
Segundo o criminologista, a investigação policial não deve limitar-se à averiguação dos homicídios mas também, e sobretudo, a toda a movimentação das organizações criminosas que os suportam.
Moita Flores recordou declarações proferidas, hoje mesmo, pelo director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, que disse esperar a resolução destes casos "para breve".
"Espero bem que sim, mas as detenções têm de ser bem sustentadas em provas", alertou Moita Flores. "É preferível que se demore um pouco mais, mas que se arranje boas provas para, de uma vez por tudo, começar a partir isto", acrescentou o criminalista.

O que é preciso para diminuir o número de crimes deste tipo? Será o que o grande criminalista, Moita Flores, enuncia?
A meu ver, muito mais está em causa...

6 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Caso estranho este? Não percebo porque demora a resolver! :)

Helena Antunes disse...

Câmaras de filmar na Ribeira já têm :)

Sérgio Costa disse...

parece S.Paulo. Vamos ver o efeito que vão ter as novas medidas

Helena Antunes disse...

A cidade do Porto está muito perigosa e medidas repressivas têm de ser tomadas.
As pessoas começam a andar com medo nas ruas e o medo aumenta ao saírem à noite.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Afinal, os terroristas são contratados em Lisboa! Hum... dá que pensar! :)

Paula disse...

Realmente o aumneto da criminalidade na cidade do Porto é algo que se tem que combater, falta saber com que medidas?! As pessoas esperam muito do Estado mas pouco ou nada fazem, as proprias pessoas conhecem os criminosos mas nao fazem nada para ajudar a dete-los. Ate admito que tenham medo mas mesmo assim o crime nao vai parar e mais pessoas vão morrer.

Arquivo do blogue