04 dezembro 2007

Homenagem a Francisco Sá Carneiro

A evocação de Francisco Sá Carneiro (vítima da queda do avião em que seguia, em Camarate, a 4 de Dezembro de 1980) faz parte da agenda do líder do PSD, Luís Filipe Menezes. Mas, além da romagem ao cemitério, da missão e do colóquio, programados para hoje, que actualidade tem o pensamento do fundador do partido? O JN falou com Pedro Roseta, seguidor e estudioso da vida e obra de Sá Carneiro. Ficou um retrato de um "personalista" que recusou todas as formas de ruptura, preferindo "o caminho reformista para a transformação da sociedade". Um reformismo que se afasta da prática de José Sócrates, no sentido em que seria "mais respeitador das pessoas e das instituições, como a Igreja Católica". Convicto de que o fundador do PSD, que teria 73 anos, já estaria retirado da vida política, "porque ele tinha a ética de saber sair", admite que tivesse chegado a ser presidente da República. APC

Ler mais aqui.

3 comentários:

Paula disse...

Antes de tudo lamento que um tema desta dimensão assim ainda nao tenha sido alvo de comentarios, pois é algo que deveria preocupar todos os jovens já que se refer e muito ao nosso futuro. A sociedade portuguesa é uma sociedade cxda vez mais envelhecida e que temos que inverter este facto. Algumas medidas do estado podem ajudar mas sao insuficientes, é preciso muito mais. As mulheres tem os filhos cada vez mais tarde porque a sua carreira se encontra em primeiro lugar e quando pensam em ter filhos paira sobre elas o despedimento e é muito sibre isso que o estdao tem que lutar, as empresa pouco ou nada interessa que as suas funcionarias ficam gravidas acima de tudo é mais uma despesa...por isso é preciso fazer muito mais.

Helena Antunes disse...

Paula, suponho que querias escrever este comentário no post anterior :) É que não me parece que relaciones natalidade com o fundador do PPD, Francisco de Sá Carneiro!

Paula disse...

Peço desculpa mas deve ter saltado quando carreguei sobre o deixar comentário porque era mesmo sobre a questão da natalidade que falo e não sobre Francisco Sá Carneiro.

Arquivo do blogue