08 dezembro 2007

Cimeira UE-África: Apelo aos Direitos Humanos


Mais do que ficar pelas ideias seria, todavia, de extrema importância passar aos actos. Toda a gente merece ser respeitada e merece que lhe sejam dadas condições dignas de vida, toda a gente merece usufruir dos Direitos Humanos.
Na abertura desta Cimeira que decorre em Lisboa, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, afirmou que esta é uma cimeira "entre iguais". Portanto, respeitemos de igual forma todos os povos.

9 comentários:

Gisela Rodrigues disse...

Sim, passar aos actos era mais que necessário. Actualmente a situação de Darfur é conhecida de muita gente, mas parece-me que noutros países de África os direitos humanos não se aplicam a toda a população e ninguém está preocupado...nem noutros países do mundo...
"O último Rei da Escócia" e "Hotel Ruanda" são dois filmes que demonstram as atrocidades que se cometem (ou cometeram) em África e como actuaram os Países civilizados em defesa desses povos...

Anónimo disse...

E como referiu Durão Barroso, é chocante ver líderes que se bateram em movimentos de libertação dos seus países face à colonização oprimir agora os seus próprios povos...

Helena Antunes disse...

Luciano, assim como também disse a eurodeputada Ana Gomes que muitos dos líderes africanos deviam estar presos pela repressão que exercem sobre os seus povos.

Como bem dizes, Gisela, já há muito que a situação de Darfur é conhecida, assim como a de Zimbabwe já é muito antiga. Contudo, nada ou quase nada se tem feito para alterar a situação.
É muito bonito ouvir os políticos europeus referirem que somos todos iguais, quando na verdade há por aí países e povos aos quais não são dadas as oportunidades de usufruirem dignamente as suas vidas.
PASSEMOS DA TEORIA À PRÁTICA.

Cumprimentos a ambos.

BEJA TRINDADE disse...

Naturalmente que o respeito pelos direitos humanos são importantes, mas, que eu saiba esta cimeira teve outros objectivos sobre os quais eu vejo muito poucas pessoas comentar.
Porque isto de direitos humanos muito haverá a dizer mesmo em países que estão constantemente a dar lições ao mundo de direitos humanos, quando dentro das suas portas esses direitos são esmagados se necessário com polícia de choque.
Não serão certamente ex colonialistas os mais indicados para dar lições de direitos humanos aos países africanos.

Helena Antunes disse...

Diz Manuel de Carvalho n'O Público:

"A cimeira estava à partida condenada ao mero simbolismo porque é impossível ser parceiro de quem não partilha valores básicos nem preocupações comuns".

Helena Antunes disse...

Tem toda a razão, caro Beja Trindade.

Anónimo disse...

Caro sr Trindade,

Lamento ilucida-lo mas o Sr. está equivocado no que diz, ou melhor funda-se num discurso a roçar o sindicalismo e notória marca do pcp. É uma Verdade que colonizamos, mas temos de entender o colonialismo à luz da história, e nao no contexto da Cahamada era contemporanêa, hoje colonialsmo é mau e nao deve ser aceite pela comunidade internacional, mas à 500 anos atrás era certo, o caminho para a subsistencia da Europa, e se o senhor fosse contemporanêo dessa época certamente que estaria de acordo.
Agora, a Cimeira teve outars razoes que ninguem comenta mas o senhor também nao, porquê?
A violação dos Direitos Humanos é uma questão central do debate internacional, e a resolução desse problema não passa pela vontade dos governantes africanos de regimes de cariz comunista, que governam com mau de ferro os seus povos, mas sim da formação dos povos do melhoramento da qualidade de vida, quanto mais desenvolvidos formos mais exigentes somos do ponto de vista politico.
O sr fala que quem usa a Policia de choque não pode dar ensinamentos de Direitos Humanos, olhe o Sr fala de "barriga Cheia" pode dizer o que pensa que nenguem faz nada, mas por exemplo, em Angola, um regime comunista quem foropositor ao regima é torturado, isso não é muito pior? Por questões politico-económicas deslocam-se populações e matam-se aldeias inteiras, a policia abusa do poder e os governos ficam com dinheiros poublicos para a sua fortuna pessoal, as leições desde o tempo que estes senhores tomaram o poder nunca foram livres.
Para não falar de quen os milhões que a Europa Vai dar para Africa, o senhor sabia que nem 10% Chega às populações.
A europa tem a o dever de tentar dar lições de moral para implementar os direitos humanos em Àfrica, até pelo peso histórico e influencia cultural que tem no território.
a relação colonizado/colonizador nao deve ser de ódio eterno.

BEJA TRINDADE disse...

Caro Pedro batista


Sei perfeitamente o terreno que piso, desconheço se a minha barriga esteja porventura tão cheia antes de ver a sua, a qual não conheço,
mas, pelos gemidos, deduzo estar na presença de uma muito boa "barriga".
O anti comunismo primário que utiliza de forma gratuita demonstra bem o ódio que os facistas e nazis sempre destilaram sobre os homens comunistas, não julgue que está a ser inovador nesse seu estilo provocatório, muitas gerações antes da sua usaram os mesmos métodos e não foi por isso que levaram a deles avante, como se veio a verificar, com a Revolução de Abril.
Se julga que, com esses métodos vai combater os comunistas, desiluda-se
porque quanto mais os atacar e reprimir, eles mais onde crescer.

Por isso se quer um conselho, não cante vitória.

A sua cegueira anti comunista não o deixa ver, quantos países africanos há com ditaduras capitalistas, que pelos vistos essas, tanto lhe agradam.

O ódio eterno de que fala, não será porventura aquele que o senhor acaba de demonstrar nesse seu comentário.

Mais, se hoje o senhor e todos nós temos liberdade e democracia, honra seja feita aos comunistas e outros democratas que pagaram caro, muitos deles com a própria vida,para agora alguns poucos ingratos falarem de "barriga cheia".

Anónimo disse...

caro sr trindade,

1.o sr. desvirtuou completamente o sua respsta para aquilo que lhe convém. nao nego as ditaduras de cariz ca+pitalista, muito menos as aprovo, nao sei onde foi tirar essa ideia. Pois para o senhor quem não é comunista e fascista ou ditador?
2. O sr. por muito que lhe custe tem de admitir que a mior parte dos regimes totalitários africanos, que nao respeitam os direitos humanos são de cariz marxista-leninista, isso é facilmemte comprovavél.
3. Apenas lhe gostaria de ilucidar que, ao contrário do que senhor diz, nós povos europeus estamos mais aptos a dar lições de respeito pelos direitos humanos, que por exemplo povos americanos, erros?há-os, nenhum regime é perfeito. Ou será que não? o 25 de Abril nao nos trouxe um regime democratico e que respeite os direitos humanos?
4. para terminar ninguém quer atacar os comunistas, mas sim os ditadores comunistas e todos os outros. Já agora diz que o os comunistas cada vez mais crescem, quanto mais os criticam, nao vejo onde, na Venezuela? só se for, pois u URSS já caiu, a China está a adoptar um novo comunismo, o "comunismo capitalista". E em Portugal tende a desaparecer, nao sei a que se refere. Mas de todo queria atacar somente o comunismo.

cumprimentos

Arquivo do blogue