07 dezembro 2007

A Criminologia Científica de Lombroso

Cesare Lombroso tentou relacionar determinadas características físicas à psicopatologia criminal, assim como a tendência inata de indivíduos sociopatas e com comportamento criminal.

"Estigmas físicos" do criminoso nato: forma ou dimensão «anormal» da calota craniana e da face; fartas sobrancelhas; molares proeminentes; orelhas grandes e deformadas; dessimetria corporal; grande envergadura de braços, mãos e pés.

"Estigmas psíquicos" do criminoso nato: sensibilidade a dor diminuida; crueldade, leviandade, aversão ao trabalho, instabilidade, vaidade, tendências a supertições e precocidade sexual; os criminosos formavam um tipo antropológico unitário; o verdadeiro criminoso é nato.


Mudam-se os tempos, mudam-se os criminosos.

Ou será que, as bases de dados genéticos para investigação criminal poderão conduzir a um lombrosionismo do século XXI?

11 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Sinceramente, acho que não, a menos que seja usado arbitrariamente. São técnicas diferentes, muito diferentes.
Abraço

Paula disse...

Não acho que o ser criminoso vem tanto do seu aspecto físico ou dos seus gens, mas sim das condições sociais em que o indivíduo nasce e cresce, é a partir dos valores, das normas que lhe são transmitidas ou não que pode levar ao crime. Como dizia Lacassagne, por sinal um critico de Lombroso, que diz que a sociedade tem os criminosos que merece, e aponta o meio social como causa do crime.
As bases de dados tem aspectos positivos, mas tambem muitos aspectos negativos porque consoante os fins que a base fosse utilizada poderia gerar preconceito e discriminações, pois um criminoso pode deixar de o ser mas os seus dados continuam na base.

Helena Antunes disse...

As teorias de Lombroso também sempre me pareceram descabidas.
Lacassagne diz muito bem que cada sociedade não tem os criminosos que quer, mas sim os criminosos que merece.

No que concerne às bases de dados, como bem dizes Paula, tem vantagens e inconvenientes. Elas não serão 100% fiáveis e há sempre a hipótese de erro.
Mas esperemos para ver...

Helena Antunes disse...

Contudo, estas teorizações de Lombroso não deixam de ter uma certa piada! Quantas vezes as pessoas olham para alguém mal-vestido, feio, rude e pensam "Aquele tem ar de drogado. Ou: aquele tem ar de criminoso."
Temos que ver também o tipo de crime. Certamente a estas pessoas tu associas crimes relacionados com furtos ou roubos, ou consumo de estupefacientes. Por exemplo, não associas a burla informática, branqueamento de capitais, ou falsificação de títulos de crédito.

Mas como diz o ditado "Quem vê caras, não vê corações" e não podemos ditar pelo aspecto físico quem é criminoso ou não.

Helena Antunes disse...

Hoje em dia cada vez mais o crime é estudado e pensado antes de ser executado.

Vejam quando falei dos crimes da actualidade:
http://sociologavense.blogspot.com/search?q=crimes+da+moda

Anónimo disse...

Eu sou a favor da criação desta base de dados. Parece-me mais credível que muitos juízes e advogados. E assim não há hipótese de fuga ou benefício.

Helena Antunes disse...

Caro Anónimo, como em cima supracitado, as bases de dados têm vantagens e inconvenientes. Não se esqueça que não são 100% fiáveis.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mas para isso os crimonosos têm de ser apanhados. Algo que nem sempre acontece. lol

Paula disse...

Sim, tem uma certa piada as teorias de Lombroso, até porque sem darmos conta estamos a utilizar diariamente quando alguem com aspecto rude, sujo passa por nós a rua a tendencia é ter medoe segurar a mochila. Mas já o conrário não se verifica quando por exemplo temos um individuo muito bem vestido atras de nós nao esperamos que nos va assaltar mas é o que muitas vezes acontece. Os estereotipos do crimoso estao muito enraizados no nosso pensamentoe muitas vezes nos leva a cometer gandes falhas nos juizos de valor.

Anónimo disse...

Lombroso foi o cara mais idiota que já existiu em todos os tempos. Se puser uma criança que nasceu rica para morar em uma favela e uma da favela para viver com família rica,qual delas tem maior probabilidade de ser uma pessoa de ser um bom cidadão?

Anónimo disse...

Nao creio que ele seja idiota...vemos resquicios de sua teoria até hoje...esse preconceito, discriminação veio de onde? Vemos uma pessoa mal vestida na rua e já atravessamos para o outro lado, com medo de que possa nos assaltar....sem contar que graças a Lombroso temos a Medida de Segurança hoje em dia, pois ele achava correto segregar pessoas com problemas mentais dos que não portam essas doenças, para que pudessem ter um tratamento adequado e reinseridos na sociedade.

Arquivo do blogue