16 dezembro 2007

A Participação nas Assembleias de Freguesia

É com assiduidade que vou assistir às Assembleias de Freguesia de Vila das Aves e me deparo com uma triste realidade: a quase ausência de jovens e mulheres.
As Assembleias de Freguesia, embora umas mais participadas que outras, considero que até têm um número relevante de pessoas. Todavia, o público é constituído maioritariamente por homens de 3ª idade ou lá perto. Não que haja qualquer tipo de inconveniente nisto, bem pelo contrário, é extremamente positivo que pessoas desta franja etária ainda se interessem pela política local. Contudo, urge apelar ao interesse de mais jovens para a política local. Além de mim, talvez mais um jovem ou outro se encontrasse entre a assistência. A política não é so feita pelos que agora estão no poder, a política presente e futura passa pelos jovens. O que fazer para motivar os jovens para a política? Vila das Aves conta com muitos jovens na sua população habitante, onde estão eles e porque não se interessam e motivam por uma participação mais activa nos destinos da nossa vila?
Escasso é também o número de mulheres em participação na Asssembleia de Freguesia. Embora variando de Assembleia para Assembleia, ainda ontem, além da D. Margarida funcionária da Junta de Freguesia, encontrava-se somente eu e uma outra senhora. É deveras lamentável que as mulheres não despertem interesse a participar mais interessadamente na política local. Quando estamos perto de novas eleições em que com as novas regras será necessário a inclusão de mais mulheres nos cargos políticos, onde páram elas?


Seria pertinente dizer aqui que, na Assembleia de Freguesia, foi referida pelo Sr. Presidente da Junta a fonte da Praceta das Fontaínhas cujo estado eu havia aqui denunciado. Tal como eu pensava o seu estado e cuidado pertence à Câmara Municipal.


Nota: A Junta de Freguesia está a recolher roupas e brinquedos usados para distribuir por pessoas e famílias carenciadas. A quem esteja interessado em ajudar é favor dirigir-se à Junta de Freguesia e entregar. Se não tiverem transporte próprio para a deslocação do material podem solicitar na respectiva Secretaria da Junta transporte que passe por vossas casas.

6 comentários:

Daniel Martins disse...

Cara Helena, gostei imenso de ler este post e louvo a tua perspicácia relativamente a este tipo de assuntos.

Efectivamente os jovens de Vila das Aves não têm uma presença política muito vincada. A começar pelas "Jotas", é do conhecimento público que estas estruturas têm vindo a crescer, mas os seus membros são na maioria "jotas não-praticantes".

Entendo que é necessário consciencializar estes jovens da importância de pertencer a uma jota seja qual for a sua cor política e fomentar um espírito pró-activo.

A juventude avense tem de despertar para os assuntos da sua vila de modo a que tenhamos uma sociedade cada vez mais democrática e com um espaço aberto de debate.

Gisela Rodrigues disse...

Eu sei que não é motivo de orgulhoe e se por exemplo na vizinha Espanha ou em terras Gaulesas, a política é o "prato forte" das conversas banais de café, cá isso não acontece, será porque toda a gente acha que está tudo bem? Afinal as pessoas só se preocupam com os problemas quando estes os afectam directamente, certo?
Já assisti a assembleias municipais e o cenário é idêntico, quase não há jovens na assistência(muito menos mulheres) e nem a assitência é representativa. Talvez o problema seja ainda da falta de informação à população e da confusão que a maior parte das pessoas ainda fazem quando dizem "o governo", acham que se estão a referir a algo que não lhes diz respeito (parece que nem sequer é eleito), ou ainda o "estado paga", pois mas esquecem-se de que somos nós que pagamos os impostos e é desse dinheiro que o"estado paga"...Enfim há prioridades diferentes para cada indivíduo...

Helena Antunes disse...

Obrigada, Daniel!

Helena Antunes disse...

Estou de acordo contigo, Gisela. Diria mais: os jovens enganadamente pensam que a política é feita para e pelos políticos. E depois, verdade seja dita, o perfil dos políticos leva ao desinteresse por parte dos jovens.
Mas a minha opinião é que nós estamos cá para encetar a mudança e fazer diferente. Cabe a cada um de nós fazer política local!

BEJA TRINDADE disse...

Cara Helena Antunes

Quanto a mim, importa antes de mais analisar as razões que levam os jovens a desinteressar-se da política.
Quais serão os factores que originam esta situação?
Será a frustração de verem promessas dos políticos não cumpridas, será verem os políticos em campanhas eleitorais prometerem baixar impostos impostos e depois no poder fazerem o contrário, será verem os políticos em campanhas eleitorais prometerem fazer o referendo ao tratado europeu e depois de seguida negarem tudo que disseram, enfim, quanto a mim tudo isto somado, contribuirá seguramente para o afastamento dos jovens da actividade, política que se pretende que seja nobre e séria.

Helena Antunes disse...

Concordo consigo, caro Beja Trindade. O desinteresse dos jovens pela política passa pelas razões por si enunciadas e por mais razões ainda. Contudo, cabe aos jovens enveredarem pela mudança na forma de fazer política.

Arquivo do blogue