27 novembro 2007

Chafariz em Degradação

Nos últimos dois meses tenho estado todos os dias no centro da vila, por tal, tenho estado minimamente atenta ao que por ali se vai passando. Por vezes, passo junto aquela fonte ou chafariz (como lhe queiram chamar) que fica junto à Torre das Fontaínhas e tenho consequentemente reparado no estado de degradação que o mesmo se encontra.
A água que vai caíndo é limpa, sem dúvida. Contudo, o mesmo não se poderá dizer do mármore que está cada vez mais sujo, aquele espécie de riacho por onde corre a água que, não raro, se encontra com lixo, verdete, tornado aquilo num lugar em nada aprazível. A madeira dos bancos que lá se encontram estão já num estado de podridão, assim como as passagens de madeira no chão enfrente ao mesmo chafariz.
É, de facto, lamentável que se encontre nesta situação degradante algo que poderia dar brilho e cor aquele espaço. Ainda me lembro de em tempos de escola ir até lá com os meus amigos, onde passavamos algum tempo a conversar.

Certamente que a reabilitação daquele espaço compete à gestão autárquica, mas terá já a Junta de Freguesia de Vila das Aves feito chegar a informação à Câmara Municipal?
É urgente a reabilitação do espaço, sobretudo a madeira do solo, antes que alguém lá passe e se magoe enterrando lá os pés.
Todavia, não poderemos desconsiderar o importante facto de se encontar no centro da vila onde dá péssimo aspecto. Sobretudo tendo em linha de conta que lá próximo se encontram importantes infra-estruturas marcantes da nossa vila onde frequentemente recebem pessoas fora da vila, fora mesmo do próprio concelho, como sejam o Centro Cultural, a Escola da Ponte e até mesmo a Junta de Freguesia.
Não poderemos correr o risco de que se torne em mais um espaço deixado ao abandono e entregue aos consumidores de drogas.

É importante que vejamos o que está mal e o denunciemos, por uma Vila das Aves cada vez melhor!

4 comentários:

Anónimo disse...

Cara Helena Antunes

Estou plenamente de acordo, na verdade começa haver desleixo em determinados pontos da Vila,incluindo lixeiras que apesar dos alertas já feitos, tudo continua na mesma.

Anónimo disse...

gostava que me esclarecesse sobre que entidades ja foram alertadas? por vezes nao se fazem os alertas as devidas entidades.

Anónimo disse...

Caro Pedrosa Batista

Nestas questões a entidade mais próxima a quem os cidadãos recorrem, naturalmente será à Junta de Freguesia, que por sua vez encaminhará para quem de direito, caso o assunto não seja da sua competência.
Agradeço que me corrija, se não for assim.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, contudo deve compreender o porque das coisas continuarem assim? E já agora sabe quem, neste caso concreto, executou ultima limpeza?Foi a JF, ma sdado à centralisação dos poderes e recursos na CMST a JF podia fazer mais, mas nao tem recursos para tal. Pr isso coisas simples que pouco custariam a resolver mas que se tormam impossiveis, para que precisamente se fique com a ideia de que nao se quer saber destas pequenas coisas, que em muito contribuem para o bem estar das nossas populações.

Cumprimentos

Arquivo do blogue