28 novembro 2007

Sobre o Consumo de Drogas

A cannabis é a substância ilícita mais consumida em Portugal mas é a cocaína, muitas vezes associada à heroína, que surge como a principal droga nos consumos considerados problemáticos. Esta é uma das conclusões genéricas dos dados do ano passado, ontem divulgados, na Assembleia da República, pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). Além disso, resulta também do documento, verifica-se uma tendência para a redução da incidência de infecção com VIH/sida entre os toxicodependentes.

Ler mais no: JN

Esta análise relativa ao ano de 2006 não difere muito do ano de 2005. Neste a substância ilícita mais consumida era o haxixe, o resto mantêm-se.
Vejamos o que dizia o Instituto de Droga e Toxicodependência no ralatório de 2005 e que consta no meu relatório de estágio:

"No que concerne aos consumos, o haxixe é a substância ilícita mais consumida em Portugal, destacando-se com prevalências de consumo muito superiores às das outras substâncias nos estudos nacionais e assumindo o papel de substância principal nos processos de contra-ordenação por consumo de drogas.
É no entanto a heroína, muitas vezes associada à cocaína, que surge como a principal droga nos contextos dos consumos problemáticos, como se constata nos estudos e indicadores relacionados com a procura de tratamentos e mortes.
A cocaína tem vindo a ganhar maior visibilidade nos últimos anos, quer nos resultados dos estudos em populações escolares quer nos contextos da procura de tratamentos e mortes."


Substâncias como o haxixe, a cannabis e, sobretudo, o ecstasy são aquelas que são mais consumidas por jovens adolescentes, em idade escolar. Nos estudos mais recentes em populações escolares, constata-se ainda um acréscimo das prevalências de consumo de LSD e de cogumelos alucinogénios.
Nas populações adultas a heroína é a substância mais consumida, assim como muitas vezes a mesma associada à cocaína. Cada vez mais temos estado perante policonsumos, não somente na mistura de substância ilícitas como também na mistura de substâncias ilícitas com substâncias lícitas. O álcool aparece como uma das substâncias mais consumidas ao longo da vida e leva, não raro, ao consumo de substâncias ilícitas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue