27 novembro 2007

Iniciativa Importante da APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) vai ter a partir de amanhã (hoje) um website para a prevenção da violência sobre crianças e jovens ou entre estes grupos etários.
O site "apav j" (www.apav.pt/apavj), que será apresentado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Nuno Gonçalves, em Lisboa, tem como objectivo explicar às crianças e jovens vários tipos de violência, bem como formas de se protegerem em casa, na rua, na escola e na Internet.
Este portal, segundo a APAV, está direccionado para várias idades (menos de oito anos, dos oito aos 13 e mais de 13), com abordagens específicas, histórias de outras crianças e jovens e formas de procurar ajuda junto dos serviços da associação.
De 2001 até ao primeiro semestre de 2007, foram atendidos e apoiados pela rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV cerca de 5850 crianças e jovens.
As crianças e jovens atendidos e apoiados pela APAV foram, na sua maioria, vítimas de crimes no âmbito da violência doméstica (cerca de 5367). No entanto, nos últimos anos, a APAV tem verificado a existência de outras formas de vitimação infantil e juvenil em contextos como a escola, a rua e a Internet.
O website contém ainda uma área para pais e educadores, onde é feito o alerta para as consequências da vitimação, e onde os adultos são sensibilizados para esta problemática, oferecendo-se também ajuda.
Este produto inovador foi desenvolvido no âmbito do Projecto MUSAS II (co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Leonardo da Vinci - Programa comunitário de acção em matéria de formação profissional - Redes Transnacionais).

Notícia: O Público

Sem comentários:

Arquivo do blogue