29 novembro 2007

Sobre o Aeroporto...

A discussão sobre a escolha do local para a construção de o novo aeroporto internacional de Portugal está a comprovar a justeza de um popular ditado «Cada cabeça, cada sentença». No caso, mais propriamente, cada estudo, cada novo local.

Compreendo que estamos perante uma decisão que implica enormes investimentos com fortes repercussões para o presente e, sobretudo, para o futuro do país e da sua população. É por isso louvável e de registar a atitude positiva que o surgimento de todos estes estudos representa por parte da dita sociedade civil. (Será mais rigoroso dizer, por parte de instituições e associações dessa sociedade civil). Até será de lamentar é por que razão essas mesmas entidades não se têm feito sentir noutras ocasiões e sobre outros assuntos não menos importantes e transcendentes para a vida nacional.

O rigor científico em grande parte nasce do confronto das componentes de alguma subjectividade que cada estudo comporta. Estamos perante um objecto de estudo que terá de articular factores técnicos, ambientais, sociais, financeiros, económicos. Ressalta daqui a importância (e a dificuldade) de um estudo comparativo o mais objectivo e independente possível.

Portugal é um país de difíceis decisões. Portugal é um lugar do Mundo, onde é forte a implicação de cada cabeça em cada sentença. E quase todos os cidadãos deste país ficam zangados quando a sentença não é a da sua cabeça.

Paquete Oliveira, Sociólogo
Jornal de Notícias

Sem comentários:

Arquivo do blogue