30 novembro 2007

Aniversário da morte de Fernando Pessoa


Fernando Pessoa morreu há precisamente 72 anos, a 30 de Novembro de 1935. Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888 e viria a falecer em 1935 no hospital, onde lhe foi diagnosticada uma cólica hepática.

Passou uma parte da sua vida, mais concretamente a infância e a adolescência em Durban, África do Sul. O domínio da língua inglesa levou-o a escrever também poesia em inglês.

Em vida publicou uma única obra: A Mensagem .


Dizem que finjo ou minto
Tudo o que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso a razão.
Fernando Pessoa, Cancioneiro

Um dia talvez compreendam que cumpri, como nenhum outro, o meu dever nato de intérprete de uma parte do nosso século; e quando o compreendam, hão-de escrever que na minha época fui incompreendido...
Bernardo Soares

Não tenho ambições nem desejos
Ser poeta não ambição minha,
É a minha maneira de estar sozinho.
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

Trago dentro do meu coração
Como num cofre que se não pode fechar de cheio
Todos os lugares onde estive.
Álvaro de Campos, Passagem das Horas

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Ricardo Reis, Presença

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Fernando Pessoa, A Mensagem

Sem comentários:

Arquivo do blogue