09 dezembro 2007

A Violência Encoberta nas Escolas

Falo de uma violência muito mais perigosa porque mais subtil, mais pela calada, mais insidiosa.

Uma violência mais "normal".

E não há nada pior do que a normalização, do que a banalização da violência.

Violência é não saberem viver em comunidade, é o safanão, o pontapé e a bofetada como resposta habitual, o palavrão (dos pesados!) como linguagem única, a ameaça constante, o nenhum interesse pelo que se passa dentro da sala, a provocação gratuita ("bata-me, vá lá, não me diga que não é capaz de me bater? Ai que medinho que eu tenho de si!", isto ouvi eu de um aluno quando a pobre da professora apenas lhe perguntou por que tinha chegado tarde.)

Violência é a demissão dos pais do seu papel de educadores - e depois queixam-se nas reuniões de que "os professores não ensinam nada".

Porque, evidentemente, a culpa de tudo é sempre dos professores - que não ensinam, que não trabalham, que não sabem nada, que fazem greves, qualquer dia - querem lá ver? - até fumam!

Os seus filhos são todos uns anjos de asas brancas e uns génios incompreendidos.

Cada vez os pais têm menos tempo para os filhos e, por isso, cada vez mais os filhos são educados pelos colegas e pela televisão (pelos jogos, pelos filmes, etc.). Não têm regras, não conhecem limites, simples palavras como "obrigada", "desculpe", "se faz favor" são-lhes mais estranhas do que um discurso em Chinês - e há quem chame a isto liberdade.

Mas a isto chama-se violência. Aquela que não conta para os estudos "científicos", mas aquela da qual um dia, de repente, rompe a violência a sério.

E então em estilo filme americano.

Com tiros, naifadas e o mais que houver.

Alice Vieira no JN


Muito interessante este texto de Alice Vieira e que retrata o contexto escolar e, não raro, familiar actual.

11 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Oi
Todos deviamos denunciar essa violência encoberta nas escolas.
Abraço

Helena Antunes disse...

Lol. Já emendei o meu erro!

Helena Antunes disse...

Devia-se colocar também câmaras de filmar nas salas de aula e nos recreios. Assim, estas ocorrências denunciadas por Alice Vieira passavam para o exterior e poderiam ser melhor combatidas.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Escreva um post sobre isso, se tiver dados. A indisciplina na sala de aula ou fora deve ser denunciada. A ministra reconhece mas não vê a gravidade do problema e faz muito mal. :)

Helena Antunes disse...

Não disponho dados sobre isto. Mas, sem dúvida, seria um assunto bastante interessante a expôr!
A ministra devia ir às escolas sem aviso prévio e ver o que lá se passa no dia-a-dia. Ir às escolas tidas como mais problemáticas e não somente às bem cotadas. Em vez de andar sempre a dar a cara, devia começar a pôr planos de disciplina em prática. Reconhecer os problemas e depois nada se fazer para combatê-los, assim não vamos a lado nenhum.

Por acaso já há muito que ando para falar numa violência mais aluno-aluno (e não tanto aluno-professor)mas ainda não me predispus a isso, que é o bullying nas escolas.
Vamos lá ver se um dia destes me chega o apetite para escrever sobre isso. :)

Daniel Martins disse...

Ainda na semana passada assisti a uma notícia sobre este tema, relacionada com a escola onde fiz estágio: a Escola Secundária Carolina Michaelis.

Ora bem, tanto se fala em melhorar o pessoal docente, em formar melhores profissionais, bla, bla, bla... E que tal darmos condições a estes homens e mulheres para trabalhar?

A culpa do insucesso é sempre do professor: não ensina ou não explica bem, é chato ou muito sério, não elabora aulas divertidas, etc.

Acho que os pais e os alunos deviam procurar as razões para o insucesso dentro e fora da escola. Os alunos têm de perceber de uma vez por todas que aprender envolve esforço e dedicação.

E não há nenhuma negativa que justifique a agressão a um professor.

Bem sei que nem todos os professores são profissionais exemplares. Mas, não é por causa de um ou outro parasita que a classe toda vai pagar.

Pais e alunos, está na hora de chamar a responsabilidade a vós próprios e olhar para o ensino como o futuro e não como uma parede.
A escola deve começar logo em casa...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Subscrevo as vossas preocupações!
Abraço

Helena Antunes disse...

Concordo com as tuas palavras, Daniel.
Ainda há uns meses falava disto com uma professora de 1º Ciclo, minha familiar. E ela dizia-me que há uns anos para cá já nem se atrevia a dar uma palmada a um miúdo porque senão no dia a seguir tinha os pais à porta da sala de aula exigindo explicações por ter batido ao menino.
Os miúdos hoje em dia sabem bem como manipular os pais.

Ainda sou do tempo das réguas de pau. E apesar de não ter levado nenhuma reguada, muitos amigos meus levaram dado os muitos erros nos ditados e por não saberem as tabuadas. E nunca os pais dos meus amigos apareceram à escola para tirar satisfações com a professora.
A minha mãe quando, às vezes, me levava à escola dizia à minha professora: " Rosa, se ela merecer podes lhe bater. Desde que não a magoes. A partir do momento em que a deixo na escola, ela está entregue a ti como se fosse tua."
Levei umas palmadas, não morri por isso.

Sou contra a violência por parte dos professores sobre os alunos. A violência, por exemplo, a que os nossos pais e avós foram sujeitos na escola.

Mas umas palmadas bem merecidas não fazem mal a ninguém. Fazem muita falta aos miúdos de hoje...

Paula disse...

O qwue faz falta aos miudos de hoje é terem os pais presentes, a serem os pais a educar os filhos e nao esperara que seja a escola a transmitir toda a educação e os valores. A função da escola é educar nao so no sentido de continuara a transmitir as regras e valores da sociedade mas acima de tudo de lhes ensinar a matéria, essa deveria ser a preocupaçao da escola. Contudo a escola ve-se confrontada com um grande problema que é ausencia dos pais na educação dos filhos, eles estão é preocupados que a escola ocupe o tempo dos jovens para estes não ficarem muito tempo em casa sozinhos, mas nao acompanham o que os filhos fazem ou deixam de fazer, ha um total desinteresse.
E depois a perda da autoridade por parte dos professores que actualmente nem uma bofetada podem dar, quando os jovens não lhes tem respeito e pensam que são intocaveis, que fazem tudo o que lhes apetece e ninguem lhes pode fazer nada, até mesmo para com os colegas nao existe a palavra respeito.
Uma boa palmada no momento certo pode fazer muito e quem a leva vai aprender algo com isso.

Helena Antunes disse...

Concordo contigo, Paula. Os pais de hoje não educam tanto os filhos por falta de tempo. Passam pouco tempo em casa com os filhos e tentam compensá-los materialmente, dando prendas e deixando-os fazerem tudo o que querem. Mas é uma forma errada de recompensa e esses abusos e maus comportamentos são trespassados para a escola.
É imperativo dar um novo rumo a esta situação!

Anónimo disse...

Anónimo disse...

Eu acho que todos voces profissionais da area de educação... pedagogia, letras e etc.. deviam tomar vergonha na cara todos professores sabem quem são os vagabundos no colegio e todos sabem quem eh de familia e quer estudar.. + n tomam uma porra de uma atitude e deixam os alunos ruins corromperem os bons.. Vcs tambem sabem que n tem porque um aluno como eu que pretende fazer direito estudar biologia e quimica ate o terceiro ano... minha tia fez agora doutorado em piscico pedagogia uma merda assim e diz que eh para desenvolver o raciocinio e acumular informação i balbalbalbalbla N SERIA MELHOR EU ESTAR ME APROFUNDANDO NOS ASSUNTOS DA MINHA AREA? AO INVEZ DE ME MATAR EM UM MONTE DE MERDA PRA UM VESTIBULAR QUE N SERVE PRA ND?!?!? UM VESTIBULAR Q AGORA VAI TER 50% DE COTAS -.-. um monte de filho da puta q prefere as coisas no mole envez de procurar lutar por uma melhora do ensino publico prefere as cotas porque eh + facil.. 100 falar na porra da nossa lingua que eh uma das + dificeis no mundo inteiro... isso dificulta todos os tipos de negocios.. dificulta do pais ganhar + dinheiro e facilita vagabundo rico enganar pobre fudido 100 escolaridade pra ganhar voto.. eh isso que vcs profissionais da lingua portuguessa formados em letras fazemm ND! vcs n passam de uma amontoado de lixo burrus e idiotas N PERCEBEM QUE ESSA LINGUA DIFICIL SOH PIORA NOSSA SITUAÇÃO?!?! vcs soh estão aumentando a divisoria entre pobres e ricos.. afinal pra isso que a lingua eh dificil aquele que fala bem geralmente eh rico aquele que fala mal geralmente eh pobre salvo raras exeções.. vejo por exemplo um juiz da minha familia.. o individuo fala com um elemento negro de 25 anos semi analfabeto com aquele jeitam de juiz aqueles termos i tal aquelas palavras dificeis... ai eu pergunto a vcs doutores em letras O POBRE DE 25 ANOS SEMI ANALFABETO ENTENDE ALGUMA PALAVRA DO JUIZ!??! COMO ELE SE DEFENDE?!?! PQP VCS MERECEM GANHAR MERRECA SEUS FILHOS DA PUTA MIZERAVEIS PELO AMOR DE DEUS PENSEM E FAÇAM ALGO PELO PAÍS Q N SEJA COÇAR ESSA PORRA DESSE SACO E FAZER GREVE REBANHO DE LIXO IMUNDO

Arquivo do blogue