23 dezembro 2007

Incentivo à Reinserção Familiar de Idosos

As respostas sociais para a terceira idade estão a passar cada vez menos por lares e mais pelo apoio domiciliário e pela integração em famílias de acolhimento. Neste momento existem em Portugal continental cerca de 900 idosos inseridos em quase 600 famílias de acolhimento, de acordo com dados fornecidos ao DN pelo Instituto da Segurança Social. Quase todos se encontram na zona norte.

Pela "prestação de serviços" ao Estado, as famílias que acolhem idosos recebem 412 euros mensais da Segurança Social, subsídio esse que pode chegar aos 614 euros quando está em causa o acolhimento de pessoas em situação de grande dependência.

Embora reconhecendo a falta de equipamentos sociais para a terceira idade, numa população em acelerado envelhecimento, o presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, considera que "nem todas as soluções para os idosos se encontram nos lares" e que "o verdadeiro problema não é a velhice, mas sim a dependência".

A solução das famílias de acolhimento é determinada pela "inexistência ou insuficiência de respostas sociais eficazes que assegurem o apoio adequado à manutenção no seu domicílio da pessoa idosa ou pessoa adulta com deficiência" e a "ausência da respectiva família ou quando esta não reúna condições mínimas para assegurar o seu acompanhamento".

Fonte: Diário de Notícias

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Bom Natal para si, Helena.
Abraço

Arquivo do blogue