26 dezembro 2007

Hospital com Urgência em 2008?

O novo Serviço de Urgência do Hospital de Vila Nova de Famalicão deverá estar a funcionar no final do último trimestre do próximo ano. "Vamos lançar este mês o concurso para a construção da nova urgência médico-cirúrgica e é nossa intenção que, até final de 2008, o serviço fique pronto para poder estar a funcionar no final do último trimestre", adiantou ao JN o administrador do Centro Hospitalar do Vale do Ave, José Dias.

O espaço para a nova urgência do Hospital de Famalicão já existe, mas, segundo aquele responsável, são necessárias as respectivas obras e equipamentos. "O programa funcional que já existia sofreu algumas alterações porque se trata agora de uma urgência médico-cirúrgica que vai servir 250 mil habitantes e, o que estava programado não era isso" explicou José Dias.

O novo serviço vai contemplar uma urgência pediátrica, uma pequena unidade de radiologia e TAC, instalações para observações e uma unidade de cuidados intermédios.

Já quanto ao financiamento, o administrador aponta que a gestão do centro hospitalar determinou o capital social necessário para as intervenções e, neste momento, existe capacidade económica para construir a nova estrutura. Por outro lado, José Dias anotou que se vai tentar aproveitar, também, verbas do IV Quadro Comunitário de Apoio.

Aquele responsável referiu, ainda, que foram feitas algumas obras recentemente para melhorar a aparência e as condições do actual Serviço de Urgência.

Há já alguns anos que o novo Serviço do Hospital de Vila Nova de Famalicão tem sido sucessivamente adiado. As condições precárias em que funciona faz com que não exista urgência pediátrica separada da dos adultos.

No início deste ano, os hospitais de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso uniram-se, formando o Centro Hospitalar do Vale do Ave. Para Famalicão ficou planeada uma urgência médico-cirúrgica enquanto que em Santo Tirso há uma urgência básica.
Jornal de Notícias

2 comentários:

BEJA TRINDADE disse...

Em minha opinião, o que esta notícia pretende escamotear é que a breve prazo as urgências do Hospital de Santo Tirso, mais tarde ou mais cedo acabarão por encerrar, aliás, veja-se o que vai acontecendo um pouco por todo o País.

Helena Antunes disse...

Esperemos que isso não suceda.

Arquivo do blogue