30 abril 2008

Piada ou nem por isso?!

Ou o PSD recupera a credibilidade, ou não conseguirá voltar a ser alternativa a José Sócrates, para ir para o Governo fazer mais ou menos o mesmo que ele.

Ricardo Araújo Pereira

29 abril 2008

Aí está a desigualdade de género!

Temas da Actualidade (VI) - Pobreza: um grave problema social

Portugal apresenta valores de desigualdade social que estão 11% acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo a oitava folha de dados da Associação para o Planeamento Familiar (APF), o nosso país regista níveis de desigualdade de 35,6 % , sendo a média da OCDE 25,2%.

No ano passado, por exemplo, Portugal registava elevados níveis de pobreza (18%) no contexto dos países da União Europeia. A esta realidade estão mais vulneráveis as crianças e jovens, os idosos, as mulheres, as pessoas com deficiências, os imigrantes e os sem-abrigo.

Apesar de Portugal não estar entre os países com maior incidência de pobreza infantil, regista valores significativos, ou seja, 21%. O risco maior situa-se nas famílias monoparentais (40%) ou nas numerosas (38,5%). Numa outra vertente do problema, no ano passado existiam 4,7% de crianças a viver em agregados familiares desempregados.

Relativamente aos idosos, no ano de 2006 eram já 26% os que enfrentavam o risco da pobreza. A média dos países da UE está nos 19%.Os idosos a viver sós são os que estão mais vulneráveis, sendo que para esses a incidência de pobreza era de 40% no ano passado.

Igualmente, as mulheres são um grupo de risco. Em 2005, cerca de 17% das mulheres a viverem na UE encontravam-se em situação de pobreza, representando dois pontos percentuais acima do risco de pobreza para os homens. Em Portugal, no ano passado, 38% dos agregados constituídos por mulheres eram pobres. No nosso país, as mulheres continuam a ter salários mais baixos desempenhando as mesmas tarefas, auferindo menos 5% do que os homens por hora de trabalho.

As pessoas com deficiência estão entre os mais vulneráveis à desigualdade. Em Portugal, a maioria da população com deficiência possui baixos níveis de escolaridade e 37% são mesmo analfabeta. Desta população, apenas 29% possui uma actividade económica, sendo que 71% está economicamente inactiva.

Ainda os imigrantes são alvo de desigualdade social. Os dados da APF não esquecem de referir, no entanto, que os imigrantes representam 21% da crição do trabalho líquido. Ainda assim, referem os dados, enfrentam acesso desigual ao mercado de trabalho, à habitação, à saúde, estão sujeitos a trabalhos precários e têm grandes dificuldades em reconhecer as suas habilitações académicas.

Já em situação de pobreza extrema estão os sem-abrigo, cujo conceito tem sofrido alterações. Se, por um lado, a maioria não é escolarizada, por outro, começa a existir uma minoria crescente com habilitações médias.
[Jornal de Notícias]
Ler mais:

Doping no futebol

20 abril 2008

Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso

O reconhecimento chega de dentro e fora do país. Tem o apoio da crítica, dos músicos e até do público. Mas o ministério da Cultura parece não lhe ligar nenhuma. O Festival de Internacional de Guitarra de Santo Tirso cumpre este ano a sua 15ª edição. Em 2002 o mesmo ministério reconheceu-o como o melhor festival organizado no país e apoio-o à altura. Era então ministro Augusto Santos Silva que permanece fiel espectador dos concertos realizados em Santo Tirso.

Mas desde então que o festival vai cumprindo a sua missão sem o apoio do Estado. Porque ainda novo no cargo, Castro Fernandes dá o benefício da dúvida ao actual ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, mas não deixa de lamentar profundamente que o certame continue sem garantia de financiamento. Assim foi enquanto o ministério era dirigido por Isabel Pires de Lima e assim continua agora que o responsável ministerial mudou. Seja como for, Pinto Ribeiro vai receber um convite para estar presente no 15º Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Na apresentação pública do programa que decorreu ontem, o presidente da Câmara deu conta que o investimento de 75 mil euros conta com o apoio de algumas instituições públicas e privadas mas é, na sua quase totalidade “um esforço" da autarquia tirsense.

A edição de 2008 começa a 10 de Maio com o Los Angeles Guitar Quartet (auditório P.e António Vieira, Caldas da Saúde); colectivo de excepção que actuou pela primeira vez em Santo Tirso em 1996. O festival prossegue a 11 de Maio, no mesmo espaço, com o guitarrista Marco Meloni num concerto de música e dança barroca; acompanham-no em palco os bailarinos Nina Tiikanova e Hubert Hazebroucq. A presença portuguesa faz-se este ano pela mão do Concentus Duo, a 16 de Maio no auditório da Biblioteca Municipal; a música clássica pelos guitarristas Manuel Tavares e Paula Sobral.

A mestria técnica e artística da chinesa Xue Fei Yang (na foto) constitui uma das apostas fortes da edição deste ano do festival, apresentando-se em palco a 17 de Maio (auditório da Biblioteca Municipal). Nos concertos, sucede-lhe o argentino Ricardo Moyano que se apresenta pela segunda vez neste festival de guitarra. No Centro Cultural de Vila das Aves, a 30 de Maio, sobe ao palco o Zagreb Guitar Trio da Croácia e no encerramento do festival, o Yamandú Costa Trio do Brasil (auditório Engenheiro Eurico de Melo).

[Jornal EntreMargens]

19 abril 2008

A crise do PSD


“Reconheço que não consegui vencer estas contrariedades [críticas internas no partido] e assumo a inteira responsabilidade. Para mim chega, basta. Está na altura de os críticos demonstrarem que são carismáticos e mobilizadores.”


Estas foram algumas das palavras com que Luis Filipe Menezes se demitiu de presidente do partido na passada 5ª feira à noite, convocando novas eleições para dia 24 de Maio.
A crise interna do PSD ganhou contornos agravantes os quais Menezes não conseguiu contrariar. O autarca de Gaia tomou as rédeas do partido há cerca de meio ano com o objectivo vincado de acabar com as disputas internas, lutando por um PSD forte e sólido a nível interno com o intuito de uma candidatura solidificada às Legislativas de 2009. Contudo, o partido não encontrou a união que precisava e as críticas e oposição interna sucediam-se.

Irá Menezes recandidatar-se à presidência do PPD/PSD? Apoios tem muitos, com certeza.
Entretanto, são já candidatos à liderança Pedro Passos Coelho e Aguiar Branco.
Muitos nomes são falados, esperemos para ver quem mais se segue.

16 abril 2008

Aposta para o Sporting - Benfica

Dado que nos dois jogos do campeonato em que Benfica e Sporting se defrontaram o resultado final não foi além de um empate, logo ficou por terra a aposta que eu e a minha amiga sportinguista, Lígia Araújo Pereira, haviamos feito tanto no jogo na Luz como no jogo em Alvalade.
Assim sendo, aqui fica novamente a aposta: caso o Benfica ganhe a Lígia terá de escrever um texto a elogiar o Simão Sabrosa (grande jogador!), caso vença o Sporting lá terei de colocar o meu blogue a verde durante uma semana.
Desta vez haverá vencedor, de certeza!
Adenda: Pela vitória do Sporting, este blogue ficará a verde durante uma semana.

Acreditar é Poder!

Ontem desloquei-me a Braga, mais concretamente ao Projecto Homem, instituição na qual estagiei. Fui convidada a assistir à alta terapêutica de três utentes os quais acompanhei durante o meu estágio.
Foi com alguma emoção que no fim tomei a palavra para lhes endereçar os parabéns e mostrar o meu contentamento por terem conseguido alcançar um objectivo a que se propuseram. "Sinto que este vosso percurso também se deve um pouquinho a mim. Eu levei um pouco de vós, vocês têm um pouco de mim." Foram algumas das minhas palavras. Assim como: "Desejo que daqui para a frente tudo vos corra bem, que não desistam ao primeiro problema, à primeira contrariedade. Se os problemas e adversidades aparecerem lutem por vocês próprios, e peçam ajuda aqueles que vos rodeiam. Sorriam para a vida. Mais do que ser a vida a sorrir-vos, sejam vocês capazes de sorrir à vida! Tenham sempre em mente que as drogas não vos ajudam a superar nenhum problema ou obstáculo, as drogas complicam ainda mais."
Fiquei feliz com o convite dos "meus tóxicos" para assistir à alta terapêutica deles. É sinal que fui (e ainda sou) um elo importante no percurso terapêutico deles. Durante o meu estágio eles diziam-me "Tu és má! És pior que os terapeutas!" Mas estou certa que a minha rigidez e inflexibilidade com eles só se traduziu numa coisa: o seu sucesso terapêutico. Daí a elevada consideração que têm por mim ao ponto de me convidarem para a alta terapêutica, já para não falar nos jantares que de vez em quando vamos tendo!

Que saudades dos meus tempos no Projecto Homem! Que saudades dos "meus tóxicos"!

13 abril 2008

Boas Recordações...

(10º 4A - 1998/1999)



Estoril dá primeira vitória a Lorenzo

Na prova deste ano em Moto GP de Portugal, o pódio reservou os seus lugares a:
1º Jorge Lorenzo
2º Dani Pedrosa
3º Valentino Rossi

O espanhol Lorenzo que se estreia este ano na prova rainha do motociclismo consegue, em Portugal, a sua primeira vitória em provas e assim continua a liderar a tabela classificativa.
Rossi segue a tradição e, no nosso país, consegue sempre um lugar no pódio.
O campeão mundial em título, Casey Stoner, têm estado este ano aquém das expectativas.


Veremos o que o resto do campeonato nos reserva!

11 abril 2008

Infelizmente já não é novidade...

Benfica em Vila das Aves

Amanhã pelas 16:30h, no pavilhão do Clube Desportivo das Aves, jogo amigável: Aves-Benfica em futsal feminino sénior.

Grande Prémio de Portugal em Moto GP


O Moto GP este ano chega mais cedo a Portugal.
No fim-de-semana de 11, 12 e 13 de Abril a alta velocidade estará nas pistas do Estoril.
A não perder!

Número 591

O Número 591 é o novo espaço da blogosfera bastante promissor, da autoria de Daniel Martins.
O Daniel iniciou-se no Artes & Manias onde tem dado grandes contributos e agora cria o seu próprio espaço. Uma pessoa bastante inteligente e perspicaz que nos irá apresentar boas reflexões.

Vale mesmo a pena visitá-lo em: http://numero591.blogspot.com

09 abril 2008

Entrevista sobre Educação

Em entrevista ao Sérgio Costa do blogue Ágora, falei sobre a educação em Portugal e o caso do liceu Carolina Michaelis.

Para ler em: http://a-agora.blogspot.com/2008/04/acerca-da-educao.html

07 abril 2008

Em Abril águas mil

(Ela aí está outra vez: a chuva)

Sobre o fim-de-semana

FC Porto Campeão!
Não vi o jogo, muito menos qualquer tipo de comemoração. Encontrava-me nas Festas da Vila e qualquer avense que se prese devia ter feito o mesmo. No fim-de-semana não li jornais, não vi telejornais por tal não me apercebi que o FC Porto foi campeão nacional. Só desejava no final do campeonato me aperceber que há justiça no futebol português e, do mesmo modo, o que aconteceu ao Gil Vicente há duas épocas atrás, também se aplicasse a esses clubes (esses sim corruptos) que são actualmente campeões nacionais.

No sábado o Aves recebeu o Fátima e venceu por 1-0. A equipa jogou bem, dispôs de diversas situações de golo, faltou uma maior concretização.

Por falar em Festas da Vila, pareceu-me que as mesmas correram muito bem! As noites muito participadas enchiam o recinto das Festas, o cortejo foi visto também por inúmeras pessoas.
Mais uma vez as Festas da Vila foram sucesso garantido!

03 abril 2008

Um Exemplo!

"Nesta escola, cerca de 80% dos alunos têm atitudes semelhantes à da estudante da Carolina Michaëllis e eu rejeito liminarmente a ideia de que a solução para estes problemas passe pela expulsão ou sequer mudança de escola, mas sim pelo acompanhamento." Quem o defende é o presidente do Conselho Executivo da pior escola do ranking nacional, o Agrupamento de Escolas de Apelação, no concelho de Loures, que alberga cerca de 640 alunos. Para Félix Bolaños, em casos como o ocorrido recentemente no Porto, os professores devem dar-se ao respeito e "consciencializar os alunos para o erro que estão a cometer".

Logo à entrada da Escola Básica Integrada de Apelação, onde fica a sede do agrupamento de escolas, a reportagem do DN testemunhou os conflitos relatados por Félix Bolaños: três rapazes com pouco mais de dez anos entretinham-se a deitar ao chão um colega e pontapeá-lo nas costas. "É o tipo de brincadeiras a que eles estão acostumados. Foram criados num mundo de violência, onde para se fazerem respeitar têm de insultar e mostrar má cara aos outros."

Perante os problemas do bairro, a nova equipa de professores optou por apostar na cidadania, para só depois se preocupar com os resultados escolares. O que originou situações como a do ano passado, onde entre 20 alunos do 9.º ano, apenas um conseguiu ter nota positiva no exame final. "Mas não podemos esperar bons resultados enquanto não alterarmos o contexto social onde os alunos vivem", defende o presidente do conselho executivo, que garantiu ao DN que "os próprios alunos descrevem o sujo das ruas, os tiros, num bairro onde crianças ficam amarradas em casa enquanto os pais vão trabalhar, sem poderem andar em creches".

Para inverter a situação, o modelo educativo do Agrupamento de Escolas de Apelação assenta na procura de ajudas do Estado e de instituições sociais, na inclusão de toda a população do bairro no processo educativo - o que leva os adultos a procurar cada vez mais os cursos de alfabetização - e a formação dos pais para a higiene e acompanhamento da vida escolar dos filhos.

"O nosso modelo de intervenção individual pretende ir ao encontro dos alunos, resolver os problemas deles, com o recurso a psicólogos e assistentes sociais. E tentamos que eles sonhem, o que nos levou a criar uma viagem a um parque temático para todos os que acabem o 9.º ano, um incentivo para os que ficam." Até porque, em resumo, "na filosofia aqui implantada, cada problema é visto como uma oportunidade para se encontrar uma solução".

Diário de Notícias

"Artes & Manias"

Visita-nos em http://maniaseartes.blogspot.com