10 agosto 2007

Eleições para o PSD - IV

A luta pela presidência do PSD está acessa e os candidatos até já trocam acusações pessoais envolvendo os militantes do partido na sua discussão. Veja-se a mensagem de telemóvel que recebi hoje de manhã de Marques Mendes:

Este é o meu primeiro SMS. Serei contido por razões de custo. Comigo foram criadas directas para dar mais força aos militantes de base. É essa força que preciso para pôr fim ao desgoverno socialista. Para dar um novo Rumo a Portugal. Quero Governar em 2009 mas preciso do seu apoio. Um abraço Marques Mendes

Cerca de duas horas depois recebo uma mensagem de Luís Filipe Menezes:

As bases sabem que as directas foram instituídas por proposta MINHA em Pombal. Foi um passo para dar poder aos militantes. Agora proponho que deixem de haver deputados impostos pelos orgãos nacionais. Agora proponho que passem a ser escolhidos pelas bases de cada Distrito.
Luís Filipe Menezes

Vai ser isto com que vamos sendo bombardeamos até às eleições a 28 de Setembro? Com ataques mútuos dos candidatos? Não percebem que o que está em causa, o que os militantes querem é que quem venha a ser o líder do partido, tudo faça para enaltecer a grandeza do partido e, sobretudo, para tudo fazer por Portugal.

Como eu já havia referido neste blog o meu voto vai para Menezes. E explico porquê: é muito provável que em 2009 José Sócrates venha a candidatar-se às legislativas, assim como me parece óbvio de que ganhará essas mesmas eleições. Por isso, cabe ao PSD impedir, pelo menos, que as ganhe com maioria absoluta. E parece-me que Menezes está mais à altura para tal do que Marques Mendes, pois como já verificamos ele não consegue fazer uma forte oposição.
Contudo, parece-me justo aqui referir que também encontro pontos positivos em Marques Mendes à frente da liderança do PSD. Ideia dele ou não, as directas foram criadas por ele dando poder aos militantes de também participarem na decisão da escolha do líder partidário; Marques Mendes foi uma pessoa sempre coerente nas suas atitudes, aquando das últimas autárquicas não permitiu que candidatos envolvidos em processos judiciais se candidatam-se pelo partido e o mesmo fez recentemente com o ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Marques Mendes não se tem mostrado um homem agarrado ao poder e a prova disso é a recente crise do PSD imposta em grande medida pela derrota nas eleições antecipadas para a Câmara de Lisboa, e ele convocou eleições antecipadas dando aos militantes a possibilidade de escolherem se é a ele ou a outro que querem ver à frente do partido; Marques Mendes sempre me pareceu ser uma pessoa assertiva e pontual; toda a gente critíca o facto de ele impôr data para o pagamento das quotas para assim exercer o seu direito de voto. Eu acho muito bem. Há que saber cumprir prazos e obrigações.

Aguardaremos desenvolvimentos.

2 comentários:

Sara 99 disse...

Na minha modesta e leiga opinião nem Menezes nem Marques Mendes se afirmam como alternativas viáveis à liderança socialista... Mas apesar de tudo, se fosse militante do PSD, escolheria Menezes porque, usando as suas palvras, "mais vale uma esperança de vitória do que uma certeza de derrota"... E com Marques Mendes há a certeza da derrota(a menos que a imprensa continue na sua imaginativa cruzada de ficcionar histórias à volta de casos que envolvem o nome de José Sócrates e que servem para entreter aqueles que não sabem distinguir a realidade da hipérbole). Marques Mendes se ganhar as directas terá que continuar a combater duas oposições: a socialista e a interna...
Quanto à coerência das atitudes de Marques Mendes confesso que era uma das (poucas) qualidades que lhe reconhecia como líder político... Era... Deixou de o ser a partir do momento em que foi à Madeira misturar-se com o Alberto João (que aplidou de "nosso líder"). Onde está o tão autoproclamado carinho pela liberdade democrática? Na Madeira não é de certeza!!!

Helena Antunes disse...

Sara, como já te tinha dito, para mim, o melhor líder que o PSD poderia ter era Rui Rio. Mas nunca acreditei que ele se candidatasse mesmo quando se falou acerca da sua suposta candidatura. Se calhar até é melhor que continue à frente da Câmara portuense. Por isso, entre Mendes e Menezes, este último parece-me o melhor pelas razões que evoquei.

Mendes nunca foi às festas da Madeira e foi este ano porquê? A meu ver para arrecadar ali um elevado número de votos dos militantes.

Arquivo do blogue