05 agosto 2007

A podridão do sistema escolar: quem a proporciona?

A educação é um tema pelo qual venho tendo algum interesse, e fico sempre fascinada com os artigos de opinião do Professor José Pacheco no jornal avense EntreMargens. Lamento imenso nunca ter tido este profissional como meu professor visto eu ter estudado noutra escola. Só pelo que leio no jornal e pela realidade que sempre fui conhecendo da Escola da Ponte (através de amigos que lá estudaram e mesmo através dos media), talvez o sistema educativo português precisasse de mais professores "josés pachecos". Muito do que aprendi em Sociologia da Educação na minha licenciatura e muito do que fui investigando por mim mesma, há muito a mudar nas escolas portuguesas. E acredito que muito do que está mal se deve aos professores. Enquanto não perceberem que quem está em causa são os alunos e que mais do que ensiná-los e educá-los é preciso conhecer a realidade da qual vivem, teremos um sistema educativo pobre e podre.
Assim, deixo mais umas ideias do professor José pacheco que muito nos deixa a refletir.

As escolas são lugares habitados por sombras e rituais cinzentos. Os professores com aspas são uma minoria, mas uma minoria bem activa. É sabido que qualquer mudança só será possível com os professores que temos, que a mudança aontecerá quando os professores quiserem. Mas também sabemos que há quem não queira e se arrogue do direito de não querer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue