11 agosto 2007

A Política e a Economia...

Três regras de política económica:

A primeira regra é que não há receitas gerais. Em política económica aplicada, cada caso é um caso e deve ser tratado tendo em conta a sua especificidade. Um Governo deve enfrentar a situação com lucidez e flexibilidade.
Não só em política económica como em muitas situações da vida social, temos de perceber que cada caso é um caso e, por tal, dever ser tratado na sua unidade e especificidade. Nem sempre é correcto procedermos a generalizações.

A segunda regra é a inserção de políticas de estabilização, orçamental e monetária, num quadro geral de médio e longo prazo. A estabilidade económica é um objectivo que tem sempre de ser visto em perspectiva com o grande projecto que é o desenvolvimento do País.
Devemos equacionar o presente mas tendo em perpectiva a estabilidade económica e mesmo social a médio/longo prazo para assim alcançar o desenvolvimento.

A terceira regra é o pragmatismo: mal de quem na execução da política económica não respeite os princípios teóricos, mas mal de quem se deixe conduzir exclusivamente pelos princípios teóricos.
Em tudo as teorias são importantes mas não devem ser usadas exclusivamente como explicação. Pegar nas teorias e dar-lhes praticabilidade, isto é, aplicá-las devidamente à realidade presenciada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue