15 agosto 2007

O respeito e o desvio às leis...

As leis são feitas pelos homens e para os homens. As leis devem ser respeitadas, pois isso é que permite a vida em comunidade. Mas se a lei envelheceu ou lhe parece injusta, você tem dois caminhos para agir: ou tenta modificar a lei pelos caminhos legais da comunidade ou desobedece e assume as responsabilidades pelo seu acto, focalizando a atenção da comunidade para o problema.

3 comentários:

Anónimo disse...

Madrinha as leis são feitas para serem quebradas. Lol. É verdade. Caso contrário não seriam preciso leis. A lei é o estado. O estado a critica. A critica o desvio.. Ora, se até a uma criança, com os seus 7 aninhos, "gosta" de desobedecer aos pais, se akela saida à noite presa e proibida pelos pais, e k tanto gozo e adrelalina da kd d facto sais, são desvios de facto à norma e "lei" tipificada não pelo estado, mas pelos pais, que funciona como o "regulador social" no seu ambiente familiar. Está no ser-humano a aptência para o desvio, mais ou menos grave, mas o desejo está lá.. Um simples desrespeito á lei de casa dos pais, é um desrespeito à lei, pura e simplesmente. Regida em ambiente familiar mas que não deixa de funcionar como regulador social. Objectivo das Leis.

Helena Antunes disse...

Penso precisamente o contrário: as leis são feitas para serem respeitadas e cumpridas e para que seja possível uma vida digna e estável em comunidade.
O desrespeito e desobediência às leis só causam desordem e instabilidade na sociedade.
Por isso, quando não concordamos com as leis devemos fazer um esforço por actualizá-las, mudá-las e não transgredi-las.

Anónimo disse...

Lol. Sim tb gosto das leis.. Mas pk de vez enquando as posso contrariar.. Lol. A nossa sociedade criou a excentrecidade das leis. É lei pa isto e pakilo... Não nego, nem invalido a existencia das leis, mt plo contrario.. Mas o k e k pressupoe as leis? Uma clara dominação do sistema dominante nos individuos dominados, portanto, sujeitos a essas leis. Uma vida digna e estavel em comunidade só é conseguida atraves das leis? Mas as leis nem sempre estao em consonancia com a realidade da sociedade! Por exemplo: nos EUA ha uma lei que proibe expressamente o passeio de elefantes nas ruas de NY. Mas mais caricato k isso.. Ve este sitio http://www.floydpinkerton.net/fun/laws.html e ri mt das leis k s fazem por este mundo.. E de certo k nem todas tem a importancia de possibilitar uma vida digna e estavel ;P

Arquivo do blogue