10 agosto 2007

Saudades do Benfica?

Na edição de hoje do jornal O Jogo, João Vieira Pinto revela ansiedade pelo início do campeonato e desejo de ver o Braga transformado, a curto prazo, no quarto grande clube português. Ele frisa:

O Braga tem vindo a crescer de forma sustentada, mas por vezes são precisos vários anos para se ser grande. O Braga quer crescer e está a percorrer o caminho certo, mas não possui o orçamento nem tem a massa associativa dos três grandes. Há aqui um grande potencial, mas existem outros factores importantes para além da qualidade do plantel. É necessário ter força, ser consistente e ter uma massa asssociativa por trás, para se ser ouvido...

Terão estas revelações alguma pendor de descontentamento pessoal? O Braga não satisfaz as aspirações de João Pinto? Ou será mesmo mesmo essa enorme vontade em ver o Braga transformado num "grande"?
João Pinto terá saudades dos momentos gloriosos passados no Benfica e da incansante massa associativa que o tinham como o "menino da Luz"? Por mim gostava imenso que ele regressasse ao Benfica para lá terminar a sua carreira!

Quanto ao Braga, clube pelo qual já há muitos anos sinto uma significativa simpatia, penso que João Pinto tem razão nas suas palavras. Não chega ter um plantel de enorme qualidade e potencial, é deveras importante ter uma massa associativa de apoio e dedicação ao clube, que vá onde a equipa vai, que esteja onde a equipa está, independentemente de estar a ulptrapassar uma fase boa ou má. A meu ver será ainda importante uma Direcção que se mostre empenhada na concretização da grandeza do clube, em busca de patrocínios e afins para conseguir o tão importante orçamento.
Fazer do Braga um grande clube de Portugal só depende dele: do potencial e entrega empenhada do plantel; do esforço da Direcção em fazer um trabalho de glorificação do clube, arrecadação de um bom orçamento e apelar à participação da massa adepta e associativa; e esta mesma massa associativa tem de apoiar mais a equipa e comparecer nos estádios, sobretudo em casa. E quem diz o Braga, diz outro clube qualquer: não podemos andar constantemente a criticar perjurativamente os "grandes" por o serem e por usufruirem dessa grandeza. Se também o quer ser tem de fazer por isso.

5 comentários:

Sara 99 disse...

Começando por responder à pergunta que dá título ao post acho que não se trata, definitivamente, de saudades do SLB! Aliás, nas últimas entrevistas que tem dado JVP tem-se mostrado bastante seguro dos passos que deu na sua carreira (da qual só lamenta o facto de não ter jogado no FCP e de ter sido afastado da selecção nacional da forma como foi)... Mas parece-me que ele está bem no Braga e não existe nas suas afirmações quaisquer nota de descontentamento pessoal. Ele sabe que está num clube com grandes ambições, é normal lamentar o excessivo poder e capacidade de lobbie dos 3 grandes.
Quanto ao Braga espero que continue na senda do sucesso (até pela enorme admiração que nutro pelo seu treinador), mas afirmar-se como 4º grande não será fácil porque disso também depende a criação de uma mística que só será possível reconhecer no Braga quando os seus adeptos (não todos, é claro) deixarem para trás o seu "benfiquismo" e se assumirem como adeptos do SCB acima de tudo! Mas nã há dúvidas que, pelas últimas épocas, e falando só em qualidade de futebol jogado, o Braga já é o 4º grande (sendo que muitas vezes até jogou melhor que os grandes)...

Saudações portistas:)

Helena Antunes disse...

O treinador actual do Braga é do piorzinho que podia ter. Pior do que ele só mesmo Carvalhal.

Lygi@ disse...

Saudades do benfica e da massa associativa?!LOLADA!!!!!de onde se percebe isso?despedido do clube e dp axincalhado pelos adeptos (incapazes de perceber q tinha de fazer pela vida) só pq foi para o grande sporting :). tb não saiu do meu sporting como eu gostaria (o contrato acabou e não lhe renovaram) mas sempre foi bem recebido qd lá voltou!será sempre o grande artista!

Helena Antunes disse...

Ligia, despedido do clube por culpa do presidente da altura, não me parece que mais alguém o quisesse fora.
Axincalhados pelos adeptos não é de todo verdade, a grande maioria sentiu uma enorme tristeza pela sua saída. Pelo menos eu senti. Contudo, é compreensível que alguns vissem como um ataque a sua ída para o Sporting.

Assim como eu, penso que muitos benfiquistas ainda sentem um enorme carinho por ele!

Sara 99 disse...

Por mais que tente não compreendo essa afirmação em relação ao Jorge Costa! Nem tu nem eu o conhecemos como treinador ao ponto de o julgar dessa forma. E não podes compará-lo com o Carvalhal... Estás a julgá-lo como jogador! já sei que o achavas um "arruaçeiro" mas o Petit também o é e gostas dele! é a dualidade de critérios! e as cores das camisolas... Mas é a tua opinião... Para mim será sempre um exemplo de entrega e liderança...

Arquivo do blogue