15 agosto 2007

O vitimismo do futebol português

Hoje estava eu a ler o jornal Desportivo de Guimarães desta semana, mais concretamente a entrevista ao treinador do Vitória de Guimarães, Manuel Cajuda, após o jogo na Trofa referente a mais uma eliminatória da Taça da Liga. Quem me conhece sabe que gosto muito do Cajuda como treinador, contudo as suas palavras deixaram-me algo indignada. Ou talvez não, já que o seu discurso vai de encontro ao discurso da maioria dos treinadores portugueses e treinadores de equipas portuguesas, o que transmite um pouco a podridão do futebol português: o vitimismo no futebol, isto é, culpar árbitros, adversários e outros, pelas derrotas da sua equipa, ao invés de verem que possa advir de erro seu ou algo interno ao clube. Veja-se as palavras de Cajuda:

Não acredito que alguém faça jogos para perder. Toda a gente estava à espera que agora perdêssemos. Sabemos que algum dia isso acontecerá. Quantas mais vezes ganharmos, mais próximos ficaremos da derrota. Um dia ela vai acontecer, mas a equipa - mesmo não jogando tão bem como vinha jogando - voltou a estar bem.

Esta do "toda a gente estava à espera que perdessemos" está mais que batida. É a forma mais simples e vitimista de atacar os adversários e fazer com que a culpa de uma não vitória ou de um mau jogo não recaia sobre a própria equipa.
O facto de uma derrota ser precedida de muitas vitórias não é desculpa para essa mesma derrota. Não haverá outros motivos para uma derrota de uma equipa?
Neste caso concreto, estará já Cajuda a desculpar-se previamente perante as derrotas que o Vitória possa vir a sofrer e assim as culpas das possíves derrotas não virem a recaír sobre ele?

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem tenho de concordar ctg Helena.
O futebol vive muito desse vitimismo tão saudavel para a comunicaçao social. Um outro caso que deixa mt a desejar, é o do treinador do Boavista, Jaime Pacheco. Presumo não ter havido uma conferencia de imprensa em que este não se queixe seja la do que for.. Culpar a arbitragem serve em cero modo para esconder ou entao para camuflar a real prestação da equipa por vezes.. Mas penso que o real motivo é passa mesmo por ai, ou seja, a necessidade de haver um sem numero de bodes expiatorios. No caso portugues, frequentemente conhecidos por Sr. Arbitro, ou o homem do apito..

Arquivo do blogue