02 fevereiro 2008

A efemeridade das bandas


Da série juvenil "Morangos com Açúcar" têm proliferado algumas bandas musicais de qualidade pouco significativa. O seu sucesso estrondoso deve-se, não obstante, ao sucesso da série juvenil supracitada fazendo destas bandas muito requisitadas sobretudo pelo público feminino mais jovem. Não fosse a sua exposição na série televisiva, e estas bandas lançadas pelos "Morangos com Açúcar" provavelmente não obteriam metade do seu êxito nem alcançariam tanta exposição social nem mediatismo.
Contudo, o seu sucesso tem sido escasso notando-se, por tal, a ausência de profissionalismo e qualidade musical. Um início exuberante com o primeiro lugar no top de vendas por tempo extensivo e depois a quase ausência de protagonismo público. Vejamos por exemplo, a banda com maior sucesso desta série: os D'ZRT. Milhões de discos vendidos, inúmeros concertos, sucesso imediato e estrondoso e agora com que nos deparamos? Amanhã realizam o último concerto e posterior fim da banda. Assisti a um concerto deles, aquando das últimas eleições autárquicas, e deparei-me com apenas um elemento da banda a saber cantar. Outros dois sendo anteriormente bailarinos sabiam dançar e mover-se muito bem, já cantar... O outro elemento apercebi-me que tinha como função despir-se, mostrar o corpo e fazer o delírio das jovens adolescentes.

Os 4 Taste, a outra banda lançada posteriormente, também teve um sucesso assinalável, no entanto, após a saída dos elementos da série, a banda também está apagada. O cantor FF a mesma coisa.
Agora temos as Just Girls.. Irão pelo mesmo caminho? Estou em crer que sim. Nestas bandas vale mais a imagem do que a vocação para cantar, por isso será "sol de pouca dura"!

8 comentários:

Luis Melo disse...

Tudo anda á volta de "negócio"...

A TVI tem ops direitos, todos os direitos, destas bandas...

Arranjou com elas, mais uma maneira de explorar a série televisiva...

Não admira que acabem passado pouco tempo...

Para a TVI é que não acaba o lucro. D'Zert, 4 Taste, FF, Just Girls... e outros a seguir virão

http://santothyrso.blogspot.com

Sérgio Costa disse...

Foi um tema muito badalado no meu blog. estamos livres de uma praga. o pior é que vem sempre outra

Helena Antunes disse...

Concordo com ambos!

Anónimo disse...

Eu sinceramente estou me a marimbar. N tenho pena nenhuma dos integrantes deste tipo de grupos. n ficam a perder de certeza. so consome quem quer. sinceramente, prefiro que sejam estes cromos a terem sucesso do que qlqr pre fabricaçao estrangeira.
no que tocam as novelas da tvi. sao más... mas tem uma coisa mto positiva e importante: habituaram os portugueses a verem ficçao em portugues de portugal. para alem qualificar uma serie de pessoas (sobretudo em profissionais tecnicos) dando lhes trabalho e ritmo de trbalho numa area que antes n tinha dinamica. sinceramente, penso que sem isto n heveriam uns gatos fedorento a terem um sucesso como tiveram, por exemplo. e reparem como nos ultimos anos a produçao de cinema em portugal cresceu. dp da quantidade creio que em breve vamos ter mais qualidade.

Vitor Andrade disse...

O que?? A sério?? Oohh bolas!! E nunca cheguei a ver nenhum concerto deles.. Puxa!!

Devem ter sido os 20€ mais bem poupados de sempre ;p Lol.

Reitero todos os comentários :)

Isto é uma bola de neve cada vez maior!! Enfim!! É uma praga, uma pandemia!!

Beijinhos lena ;)

Helena Antunes disse...

Partilho da sua opinião The Great.

Alberto Colima disse...

Acho definitivamente que os portugueses não têm uma vocação natural para as artes de espectáculo. Em geral, em tudo o que seja performance escorre-se-lhe pelos poros o espírito fatalista e a sinceridade lamexas.

Helena Antunes disse...

Não sejamos tão radicais, Luciano! :)

Arquivo do blogue