06 fevereiro 2008

PSD e o Jornal de Santo Tirso

A Entidade Reguladora da Comunicação deu razão ao PSD de Santo Tirso, no que toca a "recusa" de publicar diversos artigos assinados pela CPC do PSD de Santo Tirso.A democracia e o pluralismo ganharam mais uma vez, fiquei feliz ao ver as noticias publicadas e ver que o Jornal de Santo Tirso apesar de que a "força" possa ser um espaço de diálogo plural de TODOS e não uma espécie de "Acção Socialista" versão Tirsense.
A Comunicação Social deve ter uma importante acção fiscalizadora tanto do "poder" como da "oposição".É sem dúvida vergonhoso que cronistas de elevada qualidade como Pedro Fonseca fossem "afastados", comunicados da oposição "censurados" devido à "ameaça" do não pagamento de serviços que punham em risco a existência do Jornal de Santo Thyrso e seus respectivos postos de trabalho.
Uma nota também lamentável para a Administração Central que muito têm feito para aumentar a dependência económica da imprensa regional do poder local instalado, medidas como o fim do porte pago e faltas de apoio, levam ao renascimento de uma cultura de imprensa local pré 25 de Abril.

Ler mais no Fórum do PSD de Santo Tirso

35 comentários:

Luis Melo disse...

O PSD também não tem mais nada que fazer do que andar com "chicana política" ???

Esqueçam isto e apresentem alternativas e projectos de mudança.

Façam uma verdadeira oposição.

http://santothyrso.blogspot.com

Helena Antunes disse...

Caro Observant, desta vez devo discordar consigo. Eu também não sou em nada apologista de "chicana política" e penso que neste caso concreto a mesma não se aplica.
O PSD tem visto serem negadas várias publicações no Jornal de Santo Tirso. Porque será?
Não faz bem o PSD em denunciar esta situação e proclamar liberdade de imprensa?

Luis Melo disse...

Cara Helena,

Claro que sim, claro que é necessário lutar contra isto.

Mas não, fazer disto "Bandeira Política"... Parece que andam a festejar esta "vitória" contra o JST e contra o Engº Fernandes.

Esqueçam isto e trabalhem para novas ideias e novos projectos. Para alternativas ao PS. Para ganharem em 2009

Anónimo disse...

Só algumas questões para quem quiser responder:

Se o JST, que de facto é o principal jornal do concelho, como diz o PSD, não publica as noticias do trabalho desenvolvido pelos seus eleitos, como é que os Tirsenses o podem conhecer??

Já agora outra questão, para quem quiser responder: Então não é natural que o PSD divulgue públicamente o resultado das reclamações por si apresentadas á Entidade Reguladora da Comunicação Social??

E para terminar, uma terceira questão: Então os Tirsenses não têm direito a saber o que faz o JST? e com que objectivos??

O Observant diz que é preciso lutar contra isto, como pergunto eu? ficando quieto e calado? talvez á espera de algum "milagre"?

Haja paciência....!

Luis Melo disse...

Amigo, paciência é o que não nos falta.

Ninguém disse para se ficar calado e quieto. Apenas disse para mudar o estilo de fazer oposição. As pessoas já estão fartas deste tipo de politica, da "acusação mutua".

Queremos ver novos projectos e novas ideias.

Anónimo disse...

Mais uma questão, desta vez para o Observant que aparentemente tem resposta para tudo:

Afinal há quantos anos é que os Tirsenses estão fartos deste tipo de politica??

Anónimo disse...

Afinal fiquei sem resposta...!

Será há:
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25 ou mesmo 26 anos.

Durante estes 26 anos o PSD não ganhou eleições porque fez sempre este tipo de politica, mesmo quando o Engº Eurico de Melo tinha grande influência no partido??

Será que o Observant quer insinuar que grandes sociais-democratas como o Engº Eurico de Melo, Carlos Oliveira, Gonçalves Afonso, Abilio Costa, Paulo Ferreira, Paraiso Machado, João Abreu, Alexandrino Machado, Engº Assureira, Paulo Sousa, etc.etc., nunca ganharam nada porque praticavam este tipo de politica??

Ou será que é necessário participar nos jantares que se realizam no 14º andar para....?

Abraços

Luis Melo disse...

Caro Carlos Silva,

Não ficou sem resposta, simplesmente este post estava tão "para baixo" que já não voltei mais a ele.

Mas digo-lhe, não confunda as pessoas... Engº Eurico de Melo e Engº Assoreira nunca fizeram oposição pelo PSD em Sto Tirso. Simplesmente foram candidatos.

Quanto aos outros: Carlos Oliveira, Gonçalves Afonso, Abilio Costa, Paulo Ferreira, Paraiso Machado, João Abreu, Alexandrino Machado, Paulo Sousa...

1-uns tiveram responsabilidades na Comissão Politica do PSD e fizeram esse tipo de oposição a que me refiro.

2-outros apenas estavam ligados ao PSD mas não eram responsáveis pela oposição praticada

Luis Melo disse...

Ah...e mais...

não confunda GRANDES SOCIAIS DEMOCRATAS como o Engº Eurico de Melo ou Gonçalves Afonso... com os outros que refere.

esses, para chegarem a GRANDES SOCIAIS DEMOCRATAS ainda têm de "comer muita sopa" (como se costuma dizer)

Abraço

Fernando Machado disse...

Acho piada e este confronto aparentemente entre "familia". Mas estava convencido que o Engº Assoreira tinha sido vereador pelo PSD durante 4 anos e por isso pergunto, então não fez oposição? o que que andou a fazer durante 4 anos?

Então só foram alguns e pelo que diz o Srº Observant, que parece dominar muito bem esta matéria, foram os pequenos sociais-democratas? Então grandes sociais-democratas de Santo Tirso, a que o Srº Obsertvant mede a metro, não são aqueles que derem o seu melhor pelo PSD?

Então o 1º deputado eleitos em Santo Tirso pelo PSD de nome Fernando Barbosa Gonçalves, não é um grande social-democrata? O José Pedro Miranda, não é também um grande social democrata?

O meu amigo tem uma visão "elitista" do que é ser um grande social-democrata. Deixa que lhe diga que os verdadeiros sociais-democratas são aqueles que anonimamente trabalham pelo partido sem receberam nada em troca. Esses é que são os grandes sociais-democratas.

Anónimo disse...

Ah.

Quando eu refiro "no anonimato" não é para fazer nenhuma comparação com o Blog e com o Observant. Ao contrário, trata-se de gente normalmente não beneficia de grande notoriedade, mas cujo trabalho em prol do PSD é determinante para a concretização dos objectivos.

Já agora também gostaria de deixar uma questão.

Pelo que percebi o observant quis fazer crer que os responsáveis pelo facto do PSD não ganhar a CMS em 2001 foram todos menos os cabeças de lista à AM e à Camara?

Anónimo disse...

Se bem me lembro o Eng. Eurico de Melo foi membro da bancada do PSD na AM. Lá não se faz oposição...?
SE CALHAR O PROBLEMA É QUE ESSES grandes sociais democratas NUNCA FIZERAM (QUISERAM FAZER) VERDADEIRA OPOSIÇÃO AO EXECUTIVO SOCIALISTA!
Porque será?

Luis Melo disse...

Abestenho-me de comentar mais este assunto. Não fui eu que falei em nomes. Mas quando alguém fez nomeações, eu quis esclarecer. Pelos vistos não consegui.

Não vou fazer mais nenhum comentário porque já percebi que estou a "discutir" com pessoas que não têm conhecimento de causa.

Falam do PS, do PSD de figuras de um e de outro partido. Mas falam do que ouvem no café. Falam do que outros dizem. Não têm conhecimento de causa.

"fechei a loja"

Anónimo disse...

Caro Observant,

De facto parece ser o único que sabe verdadeiramente do que fala, e por isso não resisto e lançar-lhe mais algumas questões questões:

Num dos comentários refere o seguinte "Mas digo-lhe, não confunda as pessoas... Engº Eurico de Melo e Engº Assoreira nunca fizeram oposição pelo PSD em Sto Tirso. Simplesmente foram candidatos."

1 - O Engº Eurico de Melo além de candidato não foi eleito como lider do PSD na AM?

2 - O Engº Assoreira, além de candidato não foi também para a Vereação.

3 - Então não seria exigível que os eleitos, embora na oposição, assumissem as susas responsabilidades perante aqueles que lhes confiaram o voto?

4 - Como é que alguém pode confiar num partido cujos principais eleitos, não fazem oposição??

Eu sei que o Senhor já "fechou a loja" e que não obterei qualquer reacção, nada que não seja já normal naqueles que se escondem no anonimato de um blog

Luis Melo disse...

1 - O lider da AM foi o Dr. Paulo Sousa.

2 - A oposição faz-se, articulando as comissões politicas com os eleitos. Se isso não for feito, é impossível um vereador fazer oposição "sozinho".

Chega? Está esclarecida? Não Sabia? Pois, bem me parecia... não fale do que não sabe...

Anónimo disse...

Caro Observant,

Afinal não fechou a loja!

Tenham paciência, mas não posso deixar de salientar que o repto surtiu efeito. Na verdade, o Observant apenas respondeu à 1ª questão, ou seja, o Engº Eurico de Melo foi eleito mas depois renunciou (ou melhor, foi 1 ou 2 vezes) ao lugar preferindo não fazer oposição. O Drº Paulo Sousa teve que assumir essa responsabilidade. Resposta aceite!Estamos esclarecidos...!

È claro que os vereadores "ausentes" não podemn fazer oposição, não poderia estar mais de acordo. Mas são os vereadores, assim como os deputados municipais, a primeira linha da oposição, o problema é quando se demitem dessas funções, obviamente que não o podem fazer.

Mais uma questão para o Observant responder: A Comissão Politica do PSD em 2001, 2002, 2003 e parte de 2004, não era Presidida por um vereador que integrou a equipa do Engº Assoreira? É caso para perguntar, afinal o que é que falhou?

Luis Melo disse...

Não sou, nunca fui e nem serei presidente do PSD Santo Tirso.

Por isso parece-me estúpido, estar a fazer esse tipo de questões a mim.

Ponha-as á pessoa em causa. Não sou advogado de ninguém.

Apenas constato uma coisa. Realmente, o que a Sra. sabe sobre política tirsense, é mesmo só o que se fala no café.

Aproveito para a esclarecer (mais 1 vez... vou começar a cobrar..) em relação aos pontos de que fala, sem conhecimento de causa.

O Engº Eurico "cedeu" a liderança da bancada ao Dr. Paulo. Mas continuou a ir ás AM's. Quanto ao Engº Assoreira, a desarticulação com a Comissão do PSD deu-se por culpa da Comissão e não por culpa do próprio.

Anónimo disse...

Caro Observant,

Já que está tão bem informado, e tendo em conta que eu não me importo de pagar o preço (diga quanto é, que eu pago)esclareça-nos:

Então os vereadores não conseguiram entender-se? olhe que no "café" o que consta é que o Engº Assoreira raramente vinha a Santo Tirso e muito menos às reuniões da Câmara, terá sido por isso que não conseguiram articular a estratégia??

Olhe que no café também consta que o Engº Eurico de Melo, só foi a 1 ou 2 reuniões da AM e depois deixou de ir, as coisas que no café inventam...!

Alguém que sabe tanto sobre a vida interna do PSD, só pode ter tido ou tem grandes responsabilidades no PSD, ou então é muito "intimo" de .....

Mas, então não tinha fechado a loja?

Luis Melo disse...

É engraçado ver como a Sra não tem vergonha de mostrar a sua ignorância em relação a alguns assuntos.

E continua a tentar "rotular"... Agora já diz que tenho responsabilidades no PSD, ou que sou intimo de...

Vê o que eu queria dizer qd justificava o "anonimato"? era precisamente isto. Era a possibilidade de alguns não gostarem do que digo, e depois tentarem rotular-me para me descridibilizarem...

Como vê, tenho razão...

Anónimo disse...

Meu caro,

Pois é, como não conseguiu refutar o que é obvio, optou pelo insulto.

O Srº Obervant revelou falta de estofo para este "confronto", apesar de evidenciar tiques de superioridade. Ainda dizem que as mulheres é que são fracas!

Quem se esconde no anonimato para insultar terceiros, não pode invocar o estatuto de credibilidade.

Ficou claro o que defende, e principalmente quem defende.

E permita-me que lhe diga, que tendo em conta aquilo de diz saber sobre a vida interna do PSD, só pode concluir-se que, ao é "bruxo", ou é, ou foi dirigente do PSD, ou então, goza de grande intimidade no seu seio.

Bom fim de semana. Agoaa quem fechou a loja fui eu, o Srº não merece que lhe dispense nem mais 1 segundo.

Luis Melo disse...

Numa ultima tentativa de "rotular" a D.Camila diz: "Ficou claro o que defende, e principalmente quem defende.... é bruxo, ou é, ou foi dirigente do PSD, ou então, goza de grande intimidade no seu seio"

D.Camila a senhora ainda não percebeu que quem está nestes blogs a "defender" o PSD é a senhora?

Ainda não entendeu que a senhora se rotulou a si própria?

E agora numa tentativa de se furtar a isso, acusa-me a mim de ser do PSD...

Só me dá vontade de rir... Esta discussão começou quando eu disse mal do PSD e a senhora ficou ofendida... e agora eu é que sou do PSD... valha-nos Deus !!

Anónimo disse...

Meu caro,

Por respeito aqueles que silenciosamente me "aturaram", apenas um ultimo comentário. De facto defendi o PSD e não fiz questão de o esconder,nesse aspecto somos muito diferentes.

Como defendo todos aqueles que por ele têm dado o seu melhor.

O observant apenas defende alguns.

Lá saberá porquê...!

Peço desculpa, equivoquei-me,afinal a afinidade do observant não é com o PSD, mas com alguns, pelos vistos poucos do PSD, se chalhar até por razões familiares, quem sabe???

Anónimo disse...

Tudo o que por aqui se diz é uma vergonha. Tenham juizo e olhem mais por Santo Tirso.

Luis Melo disse...

Sem mais para dizer, D.Camila continua a sua missão de tentar rotular o Observant.

Já disse que sou da oposição, já disse que sou do PSD, já disse que fui ou sou dirigente do PSD, agora diz que sou familiar de alguém no PSD.

Isto está a tornar-se hilariante. Daqui a mais 2 ou 3 trocas de comentários, já serei o próprio presidente do PSD ou até membro da Comissão Politica Nacional dos sociais democratas.... hahaha.

D.Camila, abstenhas-se de comentar mais, está a caír no ridículo...

Anónimo disse...

Será que ainda ninguem percebeu quem é o Observant?
Não é preciso ser muito inteligente...
"Quem não te conhecer que te compre!"

Anónimo disse...

Segui com enorme curiosidade a troca de galhardetes, entre diferentes sensibilidades do PSD de Santo Tirso, ou melhor, de alguém que representando ou não o PSD defende uma parte do mesmo, supostamente com maior expressão, dada a quantidade de nomes de sociais-democratas que cita (ver comentário de Fernanda Machado) e outro que apenas defende 2 ( observant), e representando ou não o mesmo PSD, parece culpabilizar todos os outros pelo facto do PSD nunca ter ganho a Câmara menos os que acerrimamente defende.
Num juízo equidistante, já que não sou do PSD, mas gostaria que a Câmara mudasse de mãos, e só o PSD tem condições para o fazer, basta ter em conta os resultados das últimas eleições. No entanto, e na minha modesta opinião um dos problemas do PSD, e que eventualmente tem agravado as suas dificuldades em ganhar a Câmara, é que depois dos actos eleitorais onde é derrotado "desaparece" regressando 4 anos depois. Os cidadãos não acreditam no "sebastianismo". Os cidadãos acreditam naqueles que trabalham e dão a cara, mesmo quando perdem.
Quem se demite, quem desaparece, quem não trabalha, quem não faz pela vida na oposição não merece a confiança dos cidadãos.
É claro que hoje a comunicação social que já é o principal poder, pode e faz a diferença. Não nos podemos esquecer que em Santo Tyrso existem 3 jornais, sendo que 1 (o jornal de Santo Tyhyrso) está claramente ao serviço da Câmara e os outros são de esquerda.
A direito ao centro, como lhe queiram chamar, não tem em Santo Tirso nenhum órgão de comunicação social, como também não tem nenhum jornal que faça oposição, o que indubitavelmente facilita a tarefa ao PS e dificulta em muito a “vida”ao PSD. Registo no entanto com alguma expectativa, que nos últimos meses temos assistido a algum frenesim do PSD, a que para além do Jornal de Noticias também o entremargens tem dado alguma voz e onde se percebe que há trabalho.
Como Tirsense, lamento que tantos ilustres sociais-democratas, com enorme influencia e em momentos de “vacas gordas” , não tenham lançado um projecto empresarial para criação de um Jornal que pudesse contribuir para uma melhor reflexão. Sem isso o PSD continuará a ter vida difícil.

Anónimo disse...

Mna Ana Costa Silva,
Tenho lido com interesse todas as opiniões aqui registadas mas depois de ler o que diz, não posso deixar passar uma coisa em claro.
Faço parte de uma estrutura do PSD de Santo Tirso e permita-me que lhe diga que de 2005 até hoje, o que anteriormente acontecia, ou seja, o desaparecimento do partido depois de uma derrota, hoje não acontece. O PSD tem feito oposição desde o primeiro dia a seguir ás eleições. Bem ou mal, é discutível, como tudo na vida, mas a verdade é que quem foi a votos e saiu derrotado tem feito o seu trabalho de oposição. Esta é a verdade e tenho a certeza que os resultados de 2009 o irão comprovar.

Anónimo disse...

Meus amigos,
uns não sabem realmente do que do que falam, outros sabem, mas preferem distorcer a realidade. O que é certo é que é por estas e por outras que o PSD não ganha eleiçoes, são nestas alturas que os socialistas se ficam a rir. Meus amigos tenham decoro político, e não tragam para praça publica o lavar de roupa suja, escondidos me nomes ficticios.

politica não se faz a volta de discussões cibernéticas.

Anónimo disse...

Sabe porque que é que algumas coisas vêm para a praça pública? Porque alguns não têm coragem de sequer aparecer aos plenários do partido. Lá é que se deveria discutir estas situações mas infelizmente não têm toma...
Gostam é de política de café/restaurante/clube/esplanada/bar...
Essa é que é essa!

Anónimo disse...

Couto a presidente!

Anónimo disse...

Ja toda a gente percebeu quem é o observant, mais um frustrado psd de santo tirso que tal como seu pai nao conseguiu ser nada na jsd.
agora acha que com um blog de chacha diz, resguardado por um pseudonimo, o que não disse quando devia.
Mas a camia santo também já se deu bem a mostrar, não é sr camilo?

Anónimo disse...

Claro que o sr. observant é o filho do Paulo Sousa. isso é mais que claro, já ouvi comentarios dele em mesa de café e tambem de reuniões. Quanto à Camila, confesso que não sei quem será. mas temos que descobrir e mandar esses bufos frustrados daqui para fora.

Anónimo disse...

Tenho a certeza que o observant n é o paulo sousa (filho).
O observant tb é filho de alguem do psd, ou pelo menos, era do psd...

Anónimo disse...

em minha cas amando eu.
o psd quere mandar na casa dos outros

Anónimo disse...

em minha casa amando eu.
o psd quere mandar na casa dos outros o jornal de santo tirso só publica o que quere. o alirio ainda vai ter..........

Arquivo do blogue