17 fevereiro 2008

Sócrates ditador?

António Oliveira Salazar era um aprendiz de ditador ao pé de José Sócrates. [via PortugalDiário]

Paulo Tito Morgado

4 comentários:

Anónimo disse...

tal como no exemplo anterior do mercado nas aves, mais uma mostra de como n se deve fazer oposiçao. mais uma afirmaçao trite e despropositada de um autarca local. mais um exemplo da tristeza q sao os politicos neste nosso país... mais grave do afirmar que o 1o ministro é um ditador é relativizar o que foi a ditadura com salazar. de facto as pessoas admiram-se dos movimentos de extrema direita que vao aparecendo: os mais novos n sabem o que e ou o que foi ditadura e n é com labregos e irresponsaveis destes que vao saber... vergonha e tristeza é o que sobra...

Anónimo disse...

Axo que o texto em analise levou a questao longe de mais.
Quanto ao pseudonimo do comentario supra publicado tenho a discordar de que os mais novos não saibam o que foi a ditadura. Entao quer dizer que não há ensino?Claro que sabem ou devem saber, só nao a sentiram.

Helena Antunes disse...

Quanto à frase de Paulo Morgado devo confessar que foi um tanto ou quanto despropositada e infeliz.
Comparar Sócrates com Salazar parece-me absurdo, com o Estado Novo viveu-se sim uma ditadura. Dizer-se que Sócrates é ditador e vivemos numa ditadura parece-me extremamente exagerado.

Anónimo disse...

Saber o que é uma ditadura não é, certamente, o mesmo que sentir uma ditadura. Parece-me que era isto que "the great" pretendia dizer.
Também a mim me parece que, hoje em dia, há muita gente que entra em movimentos de extrema direita sem saber o que está a fazer, e se tivesse vivido sob o espartilho de uma ditadura, ou seja um regime autoritário e repressor de liberdades, seja ele de esquerda ou de direita.

Independentemente dos estudos que as pessoas possam ter há coisas que parecem fáceis de ler, e saber, mas se tivéssemos de as viver já seria diferente.

Quanto à frase de Paulo Morgado, parece-me uma comparação sem qualquer tipo de sentido, e como tal, que nenhum comentário me merece para além deste, pequeno.

Arquivo do blogue