17 fevereiro 2008

PSD reclama intervenção na feira de Vila das Aves

É um clima de grande insatisfação o que se vive no mercado de Vila das Aves. Quem o diz é a Comissão Política Concelhia do PSD de Santo Tirso que esteve no último sábado, 9 de Fevereiro, no referido mercado. “No contacto com os comerciantes, quer os que ocupam as lojas com carácter permanente, quer os que semanalmente utilizam aquele espaço, ficou claro, o enorme clima de insatisfação e descontentamento pelas péssimas condições e pelo avançado estado de degradação deste equipamento”.
Nota o PSD que “nalgumas das lojas ocupadas com carácter permanente e que são fundamentais para manter vivo aquele espaço, os índices de humidade e infiltrações são insustentáveis”. Mas em termos globais a situação não é melhor: “as condições físicas deste espaço, além de pouco apelativas, denotam níveis de degradação e desconforto que contribuem para o seu esvaziamento e constituem factores de repulsão, quer para os potenciais clientes, quer para os comerciantes”.
Em comunicado de imprensa, o PSD de Santo Tirso diz que o piso do recinto de feira se encontra em "péssimo estado de conservação, assim como os passeios que dão acesso ao mesmo e todos os arruamentos adjacentes".
Alega o partido que o "mercado de Vila das Aves, é um polo importante, quer para aqueles que ali exercem a sua actividade e daí retiram o sustento para as suas famílias, quer para os milhares de clientes que o frequentam, sendo que muitos são das freguesias de São Tomé de Negrelos, Rebordões, da zona do Vale e mesmo de outros concelhos". Teme, por isso o PSD que a viabilidade do mercado esteja comprometida caso não seja feita a curto prazo uma intervenção que permita a sua requalificação.
Os mesmos responsáveis políticos dizem-se conscientes de que a gestão do mercado/feira é da responsabilidade da Junta de Freguesia, sublinhando, porém, que "a diferença entre as despesas e as receitas não permite à Junta assumir responsabilidades na sua requalificação nem tão pouco na sua manutenção".
"São muitas as potencialidades deste espaço, e por isso apela à Câmara Municipal de Santo Tirso para que com carácter urgente desencadeia as necessárias diligências a fim de evitar a “morte” do Mercado/feira da Vila das Aves, conclui o PSD.

[EntreMargens]

14 comentários:

Anónimo disse...

atençao, n tenho nenhuma filiaçao ou preferencia partidaria. que isto fique bem claro... mas n seria responsabidade da junta informar a camara deste, e doutros, problemas? que partido esta no poder na junta? que partido tomou esta iniciativa? no fundo, o psd esta a fazer, quer queira quer não, oposiçao a si proprio. Pergunto: porque é que a junta n informa a camara deste problema? porquê o fazer atraves do partido? a camara n merece de forma alguma os nossos louvores, antes pelo contrario, mas neste caso especifico, penso que que e a oposiçao a ficar muito mal na fotografia... se e da junta a responsabilidade, a junta que faça algo, nem que seja falar com a camara. a camara tb n pode andar de lupa na mao em todas as freguesias. para isso n precisavamos de juntas de freguesias...
é por este tipo de coisas que a politica em portugal e uma vergonha, sobretudo a local: uma tristeza sem fim onde importa ter o poder apenas por o ter; os problemas das populaçoes servem para fazer pre campanha, em ano eleitoral. sinceramente tenho dificuldade em entender esta noticia e por que e que a junta, PSD, que n faz o que devia, e deixa que partido, PSD, o faça.
reafirmo mais uma vez: n tenho partido e so comento esta noticia porque e um sinal claro e evidente de preguiça e oportunismo.

Anónimo disse...

A Junta já informou a Câmara deste e muitos outros problemas, certamente.
O assunto do Mercado não é novo. A sua degradação já vem de muitos anos e isso certamente já chegou à Câmara muitas vezes.
Agora compete à Câmara fazer algo pela sua reabilitação. E não tem feito. A Junta já fez lá fez algum investimento. Mais não pode fazer porque certamente as suas verbas não o permitem. Cabe à Câmara fazer o que lhe compete.

Anónimo disse...

O texto diz mesmo: "a diferença entre as despesas e as receitas não permite à Junta assumir responsabilidades na sua requalificação nem tão pouco na sua manutenção."

Anónimo disse...

isso de dizer q a junta n tem dinheiro, como diz implicitamente no texto, n diz que a junta tenha dito algo à camara. de qualquer forma, qdo somos responsaveis por algo n podemos responsabibilizar os outros daquilo que nos corre mal; se a responsabilidade é da junta, n é da camara. e claro se a junta n tem dinheiro, pede a camara. se a camara n tem dinheiro, pede ao governo. se o governo n tem dinheiro, pede a nós todos. é por isso que portugal esta como esta...
eu n sei se a junta pediu ou n a camara, o texto n o refere, tampouco tenho conhecimento suficiente para saber esse tipo de informaçoes. a camara pode ou n o fazer, pois a responsabilidade, como refere o texto, n é sua. e isso que as pessoas tem tb de saber e aprender. se em todas as freguesias a camara tivesse que responsabilizar-se pelos problemas e responsabilidades da juntas de freguesias, n sei como seria a situaçao.
digo que esta camara fez mto mal a este concelho mas neste caso n me parece que se possam imputar responsabilidades à camara.

Anónimo disse...

ademais, se as coisas se degradam é porque n existe manutençao, que e sempre mais barata. e a manutençao e da responsabilidade de todos os eleitos que passaram pela junta de freguesia das aves quer os do PS quer os do PSD.

Anónimo disse...

Penso que o The Great tem razão.... e sou filiado num desses partidos. A junta de Vila das Aves não pode fugir da responsabilidade. De choro esta o mundo cheio... E confesso que fiquei desiludido com esta atitude do PSD. Se querem atacar, ataquem as juntas da oposição! Não venham às Aves de quando em vez só para ganhar votos.

Alice Ribeiro disse...

Meus caros,

Permito-me entrar neste diferendo só para alertar para o seguinte:

Quem lê a noticia, poderá verificar que o PSD se limita a descrever o estado de degradação em que se encontra o Mercado e a lançar um APELO á camara para não deixar "morrer" aquele espaço.

E porquê à Câmara? porque é esta quem tem instrumentos para resolver a situação. Tão simples quando isso. Não percebo como alguém pode ter tentato complicar uma coisa tão simples???

Quanto à campanha eleitoral. Bom, meus caros, ou andam muito distraidos ou então incomodados, porque durante os dois ultimos anos o PSD de santo Tirso foi ás Aves cerca de 8 vezes.

- Quem recolheu assinaturas contra o encerramento das Finanças? O PSD.

- Quem apresentou uma moção na Assembleia Municipal contra o encerraemento das Finanças das Aves? O PSD.

- Quem chumbou a referida moção? O PS

- Quem foi a Vila das Aves reivindicar a ligação de Paradela a Cense? O PSD.

- Quem foi a Vila das Aves reivindicar a rectificação da EM 511? O PSD?

- Quem foi a Vila das Aves reivindicar o cumprimento da promessa do PS respeitantes à Quinta do Verdeal? O PSD.

- Quem foi a Vila das Aves reivindicar o cumnprimento da promessa no Largo da Tojela? O PSD

- Quem foi a Vila das Aves reivindicar a construção do novo cemitério? O PSD


- Quem durante 3 anos consecutivos discutiu a questão do IMI que afecta gravemente as populações das Aves? O PSD

Acham que isto é campanha??? Então não esta o papel que a oposição deve assumir???

Anónimo disse...

aquilo que eu n sei e que se aquilo que eu disse n e verdade. torno a fazer a pergunta: de quem é a responsabilidade do mercado? creio que em toda a minha vida nunca vi a sigla do PSD ou de outro partido qualquer escrita tantas vezes seguidas. a boa oposição faz-se sem ser necessária reivindicar-la; ou seja tudo mto bem, em tres ou quatro anos o PSD fez o que fez. para quê reivindicar lo tao veemente? os actos deveriam falar por si.
como disse n tenho nenhum partido e n entro em discussoes com pessoas que em cada duas frases fala do seu partido. as ideias n necessitam de siglas; nem taopouco as opinioes. pelo menos as minhas nao...

Anónimo disse...

Sr.Grande,

Permitaelucidá-lo acreca de uma questão:
1)O PSD faz o seu papel enquanto oposição, como o PS o faz, neste caso noutros concelhos, mas para julgar se esta foi bem feita ou não, ou se conseguiu fazer chegar a sua mensagem às pessoas, em 2009 saberemos a resposta. Quem andar pela vila das Aves verá o trabalho da oposição, depois veremos se foi bem feito ou não.
2)O Sr. revela um grande desconhecimento da prática administrativa autárquica corente, se me permite, pois devia saber que as CM são das maiores fontes de receita das juntas de fregusia. 3)Desconhece igualmente a situação financeira da Junta e a divida da CM para com esta, que ascende a milhares de euros.
4)Desconhece o valor das transferencias de verba para as junta das aves da CM, sedo a penultima do concelho quando comparada com as suas congeneres sob a distribuição per capita: a penultima das 24;
5)se soubesse que a camara já prometeu um mercado novo, já prometeu a requlificação deste, e nada cumpriu nem nada tentou para tal, axo bem que o psd ou toda oposição denuncie esta vergonha;
6)para terminar deconhece a realidade do mercado porque se for perguntar aos utentes deste todos lhe vao dixer que a junta tudo tem feito mediante as possibilidades para garantir a sua sustemtabilidade e todos sabem que a não cumoridora é a CM.

Helena Antunes disse...

Quanto à questão do mercado, digo seguramente que a Junta já alertou a CM para o estado do mesmo. Assim como digo seguramente que a Junta já lá fez investimentos com o actual executivo, como os toldos colocados na zona dos ciganos; e os candeeiros de iluminação, algo que nem os anteriores executivos nem a CM o fizeram, mesmo sabendo que os feirantes iam para lá de madrugada às escuras, de lanterna na mão, montar as tendas.
Mais a Junta não pode fazer pelas razões que, muito bem, o Pedrosa Batista evoca.

Anónimo disse...

Cara Alice Rebelo... FAça-me um fogãozinho.

Anónimo disse...

Quanto a esta gente toda do PS e alguns pseudo PSD's, que escrevem como anónimos ou outro nme qualquer, e só gostam de criticar, apenas uma coisa tenho a dizer... Deixem-se andar. Voces vão ver como elas vão doer, e nem a vaselina vos vai ajudar!

Anónimo disse...

Caro Conde deve ser um menino mimado que o pai da tudo... se fosses meu filho.....

Anónimo disse...

E o espaço para o recinto da feira na Quinta do Verdeal prometido pelo sr presidente da CM continua por cumprir...

Arquivo do blogue