12 fevereiro 2008

Salas de cinema perdem espectadores

Salas de cinema perderam 134 espectadores por dia em 2007

A que se deve este facto? Ao constante aumento do preço dos bilhetes? Ou ao facto de os filmes sairem rapidamente para os clubes de vídeo e a um preço mais baixo? Ou será ainda devido a uma facilidade de conseguir os filmes recorrendo à pirataria?
Ou, por seu turno, deve-se à soma de todos estes factores?

6 comentários:

Gisela Rodrigues disse...

O principal obstáculo é o preço dos bilhetes, que alías não pára de subir. Tenho conversado com colegas acerca do tema e todos são unanimes, todos preferem ver o filme em sala de cinema em vez de um filme pirate de má qualidade em casa, ou mesmo de esperar pela versão oficial, o problema é o preço. É uma pena! Talvez as salas estejam a perder por não reduzir em vez de subir o preço. Claro, há ainda uma outra aposta, os filmes em 3D e aí não é possível ver em casa!!!

Anónimo disse...

o problema n e o preço dos bilhetes. ninguem se queixa de pagar 10 euros para ir a discoteca nem para ver um jogo da bola. à 2a feira o cinema é mais barato. o que e verdade e que as pessoas preferem sempre fazer outras coisas do que ir ao cinema. porque é uma chatice sair de casa para ver uma televisao um pouco maior do que o plasma que temos em casa. o romantismo do cinema acabou-se. os blockbusters e as pipocas acabaram com isso. sugestao? cine clube de guimaraes passam grandes filmes. por tres euros mensuais tens direito a ver no minimo 2 filmes por semana. mais barato que isto e impossivel. e atençao... estao a estrear grandes filmes... o ultimo dos irmaos cohen (a n perder este filme; possivelmente o melhor dos irmaos cohen desde de fargo); o novo de paul thomas anderson (ouvi dizer que este filme e belissimo com uma grande performance do Daniel Day Lewis, este actor vale bem o preço do bilhete; e o mesmo realizador do magnolia e boogie nights); o ultimo do tim burton (johnny depp + tim burton = génio); e o western "o assassinio de jesse james..." (de um jovem e promissor realizador neo zelandes e com uma magnifica banda sonora de warren ellis e nick cave). este filmes que mencionei so valem a pena no cinema. para mim, amante da 7a arte, é uma altura mto excitante em termos de cinema. grandes filmes! aproveitem! ah e n esquecer o novo do wes anderson...

Helena Antunes disse...

Eu concordo com ambos.

O preço dos bilhetes sempre a aumentar é um sério inconveniente. Eu também prefiro ver um filme numa sala de cinema, mas vejo mais filmes fora dela.

Mas o The Great também tem uma certa razão, grande parte das pessoas preferem sempre outras ocupações ao cinema. Por mim falo, mais depressa dou 5 euros para ir ver o meu Desportivo das Aves do que para ir ao cinema. Mas também temos de advir que são coisas diferentes.
Mas penso que se os preços dos bilhetes descecem teriamos, sem dúvida, mais espectadores nas salas de cinema.

The Great obrigada pelas tuas sugestões! Aliciantes!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Exacto é isso mesmo: preços elevados! :(

Anónimo disse...

eu n creio sinceramente que seja um problema de preço. e mais uma questao de prioridades. e como falei, o caso do cine clube de guimaraes. tres euros por meses e podes ver no minimo, repito, minino, dois filmes por semana. eu n acredito, sinceramente que se os preços baixassem que os portugueses fossem a correr ao cinema. e mto trabalho. e mais, n somos um pais com tradiçoes no cinema ou com com coisas relacionadas com imagem. temos optimos realizadores (Manoel d'olivera, Pedro Costa, Jose Pedro Rodrigues, marco martins, joao cesar monteiro...) mas infelizmente n temos publico suficientemente maduro em termos de imagem para os ver. para provar isto, vou fazer uma comparaçao. referencias culturais historicas - Portugal: Luis de Camoes, Pessoa, Bocage, Eça de Queiros. Espanha: cervantes, goya, el greco, dali, picasso, velasquez. logo se percebe o porquê de espanha o cinema ter uma industria e ter publico pois historicamente tem uma sensibilidade diferente e mais presente com as imagens, apesar de tb la o numero de espectadores estar a diminuir.
mais: este e um fenomeno a nivel mundial. os reality shows vieram destruir todo o que de bom havia na ficcao. as pessoas preferem o you tube: videos curtos, baratos e feitos por alguem igual aos espectadores. dai que hajam verdadeiras estrelas no you tube. gratis e a distancia de um clique.
o cinema começa a olhar para you tube e a tirar dai referencias (v.g, vejam a ultima experiencia cinematografica de Brian de Palma, que trata da guerra do iraque e utiliza imagens do you tube). esta a acontecer o que aconteceu com a escrita no inicio do seculo XX: começamos a ter mais autores\"realizadores" do que espectadores. todos podem fazer o seu filme. basta uma camara de filmar e um computador razoavel. e para alguns sempre e mais interessante fazer do que ver. eu tb prefiro jogar futebol a ve-lo.
bem ja me alongei demais. mas o cinema para mim e uma paixao, que eu escolhi. n me faz confusao que se deixe de ir ao cinema. sao prioridades. pode ser que a qtidade de filmes baixe e que aumente a sua qualidade. e exactamente igual se eu disser que e caro ir ver futebol e n ir ao cinema. e como para helena, tambem digo, sao coisas diferentes que n se podem comparar.

Vitor Andrade disse...

Claramente uma questão de prioridades!! Apesar do aumento, o preço é relativamente inferior ao de um jogo da bola ou coisa parecida.. Aliados a muitos factores já referidos, um dos mais fulcrais para a compreensão deste fenómeno é a pirataria.. Com isso, a visão de prioridades passa para um outro patamar.. O de se poder descartar, num leque de possibilidades a opção cinema, isto porque é possivel o visionamento do filme em casa sem se fazer muito mais por isso!! Devo dizer que, prefiro cinema à minha casa, mas a verdade é que tenho visto muitos filmes em casa.. Se é que me entendem.. Sinto-me um pouco como um peixe fora de agua, que gosta de agua, que precisa de agua dos rios, mas opta algumas vezes pela agua da piscina.. Certo é que na minha zona o cinema ainda é uma questão posta de parte pelas entidades competentes, pelo que contribui ainda mais para o meu desleixo.. Enfim! Mas prefiro o romantismo do cinema, de pipocas caramelizadas, do espaço, do som, da magia por de trás do projector, à minha casa! No meu caso, a questão das prioridades nem se coloca, uma vez que não tenho acesso a uma das possiveis prioridades, o cinema! Mas, globalmente, para quem tem acesso ao cinema, penso ser essa a causa para a cada vez mais desertificação das salas, a pirataria e o fácil acesso aos filmes, mesmo antes de saírem nas ditas salas aliadas directamente com a questão das prioridades! O preço? Não me parece ser causa suficiente..

Um beijinho

Arquivo do blogue