25 fevereiro 2008

A pobreza infantil

Portugal é um dos oito países da União Europeia (UE) onde se registam os níveis mais elevados de pobreza nas crianças, nomeadamente nas que vivem com adultos empregados, segundo um relatório da Comissão Europeia.

A pobreza tem afectado insistentemente o nosso país. Embora não se possa dizer que são as crianças enquanto grupo em si que são pobres, visto as mesmas serem indivíduos dependentes dos seus pais ou encarregados, a pobreza que afecta milhões de portuguesas encontra nas crianças as suas principais vítimas.
No nosso país há cada vez menos uma classe média. Vivemos num país de extremos que se chocam. Por uma lado, deparamo-nos com uma classe social economicamente abastada e, por outro lado, um número elevadíssimo de pessoas de classe baixa e empobrecida.
Esta discrepância económica e social tem de ser combatida, olhada com atenção e intervir perante a mesma. Senão corremos o risco de num futuro próximo estarmos perante uma catrástrofe com um número exurbitante de pobres, sua consequente discriminação nas mais diversas esferas e posterior exclusão. Urge uma intervenção rápida e eficaz.

2 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Já viu que "bonita" notícia? Pobreza infantil! Miséria de país! Depois falam da necessidade de aumentar a natalidade! Paradoxo: para serem pessoas pobres sem futuro. Uma tristeza! :(

Helena Antunes disse...

É verdade...

Arquivo do blogue