25 junho 2007

Aumento de superfícies comerciais em Vila das Aves

Há cerca de dez anos foi construida a superfície comercial Lidl em Poldrães.
O ano passado passamos a ter junto à rotunda S. Miguel o Pingo Doce.
Em breve abrirá outro segmento, o Mini-Preço, ficando instalado no complexo habitacional "Jardins de S. Miguel".

Agora está prevista a instalação do Intermarché para o lugar da Tojela, mais concretamente nos terrenos onde se realizam as festas da vila. O presidente da Câmara e alguns representantes da Assembleia Municipal, do Ministério da Economia e a DECO votaram favoravelmente o pedido de instalação da dita superfície comercial. A ACIST (Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso) votou contra pois considera imprudente e catastrófica a instalação de mais uma superfície comercial em Vila das Aves.

Quem não foi tida nem achada neste assunto foi, mais uma vez, a Junta de freguesia local. A relação entre o seu presidente, Carlos Valente, e o presidente camarário, Castro Fernandes, continua tensa e sem diálogo muito por culpa do Sr. Eng. Castro Fernandes que faz tudo a seu belo prazer.
Em declarações ao EntreMargens, Carlos Valente afirma e com toda a razão:

«Agradeço ao EntreMargens por me ter dado a notícia», começou por dizer - em tom irónico- o presidente da Junta de Vila das Aves, quando questionado sobre a vinda de mais uma superfície comercial para a freguesia. «Eu já não tenho como reagir, a Junta vale o que vale» lamentou Carlos Valente referindo-se ao facto de a Câmara Municipal de Santo Tirso não prestar quaisquer informações ao executivo local sobre obras previstas para a freguesia. «Perante uma obra desta grandeza, no mínimo, a Câmara devia informar a Junta sobre o assunto, mas nem isso faz.» Para o executivo camarário «a Junta de Vila das Aves não representa nada» diz Valente dando conta que «o presidente da Junta continua excluído de tudo», referindo-se ainda à postura da Câmara Municipal como um «triste sinal da democracia que se vive no município».

A vinda de mais uma superfiície comercial parece-me, de todo, um exagero. Já para não falar na sua localização. As superfícies comerciais já existentes situam-se muito próximas umas das outras o que seria pertinente, a vir mais mais uma, se situar num lugar de acesso a outra parte da população.
Mais uma vez lamentável a atitude do presidente da Câmara tirsense em não informar e dar avalo a Junta de Freguesia de Vila das Aves. Continuam os tristes dias do socialismo tirsense e os principais afectados são as populações.

3 comentários:

Anónimo disse...

QUE QUERES?
SOCIALISMO À PSD?

Helena Antunes disse...

Quero uma Câmara Municipal que faça mais pelo desenvolvimento socio-económico do concelho e não nos deixe na cauda do desenvolvimento municipal, como aconteceu.
Quero que haja diálogo e entreajuda entre o executivo camarário e a Junta, para bem de Vila das Aves, para bem do concelho de Santo Tirso. Mas infelizmente a divergência de cores políticas afecta incessantemente a possibilidade de diálogo e tomada de medidas por parte do sr. preseidente da Câmara.

Anónimo disse...

Penso que Vila das Aves só terá a ganhar com a nova superfície do Intermarche.
Esta região já tão fustigada com a realidade a que chamamos de desemprego, merece a oportunidade de ver a região reagir ao encerramento por parte das empresas de texteis. Está aí uma oportunidade de criação de postos de trabalho e ver que alguém ainda acredita em Vila das Aves.

Arquivo do blogue