23 junho 2007

Violência doméstica

Quando as mulheres perceberem que podem encontrar apoio na sociedade, as queixas de violência doméstica disparam.

Jornal de Notícias, 22 de Junho de 2007

O artigo que li onten no JN noticiava que tem aumentado o número de mulheres vítimas de violência doméstica. Ora nada mais errado! O que tem aumentado são sim as queixas de violência doméstica por parte das mulheres. As vítimas de violência sempre foram muitas, mas ocultavam a sua realidade com vergonha, medo da repressão e discriminação por parte da sociedade, e medo da atitude do cônjugue.
Elas têm de encontrar apoio não somente na sociedade como, sobretudo, nas instâncias de justiça para que não sintam que não vale a pena apresentarem queixa e em instâncias de ajuda e ressocialização onde possam encontrar apoio para enfrentar os obstáculos que daí possam advir com garra e determinação.

E desenganesse quem pense que só as mulheres são vítimas de violência doméstica. Também os homens são vítimas deste tipo de violência, se em maior ou menor escala não se sabe. Esta realidade continua bastante oculta tendo em conta o género, ou seja, toda a construção social criada em torno do sexo masculino.


Gostariamos de ter dados estatísticos mais realistas para termos uma melhor percepção da realidade em que vivemos e para combatermos mais eficazmente certos fenómenos ainda tidos como desconhecidos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue